A importância e o futuro do rádio em tempos de crise
Por Patrícia Souza, Trade Marketing no Sistema Globo de Rádio
Companheiro de populações mundo afora, o rádio já enfrentou guerras, crises e duras concorrências e, mais uma vez, se prova como principal fonte de informação e entretenimento em um momento de grande ansiedade e preocupação para a humanidade.
Em meio à pandemia, os meios de comunicação tem exercido um papel essencial em nossas vidas, seja nos trazendo conteúdo relevante e factual ou nos divertindo com entretenimento e música. Em qualquer um desses aspectos, o rádio é protagonista quando o assunto é acompanhar a jornada de consumo do ouvinte.
A agilidade, credibilidade e interatividade são inerentes ao meio e não o limitam à sua essência, que vai muito além do dispositivo. O rádio é áudio multiplataforma que pode ser consumido ao vivo ou on demand em uma variedade de formatos. Não é a toa que 2020 é considerado o ano do áudio.
Nestes primeiros dias de isolamento social, pude acompanhar um pouco dos hábitos de meus vizinhos e, apesar de gostos completamente diferentes, eles compartilham a paixão pelo áudio. Minha rua nunca fica em silêncio, tem sempre algum conteúdo para ocupar o ambiente.
Confesso que os sons podem incomodar alguns momentos do meu home office, mas é gratificante como profissional do meio ver que ele resiste à qualquer crise imposta a ele. Muito mais que uma plataforma, o rádio é o símbolo universal do potencial e da força da prestação de serviços através de uma comunicação dirigida.
Considerado o meio com maior alcance no mundo, o rádio segue ofertando inúmeras possibilidades aos seus ouvintes. Entre eles, o meu favorito: o podcast, que se destaca pela infinidade de temas e conteúdos exclusivos com narrativas que nos prendem do começo ao fim, sem perder o tom intimista.
Mesmo com a Covid-19 mudando a rotina de todo o mundo, a demanda por informação e entretenimento não vão diminuir e o rádio deve aproveitar o momento para divulgar ao mercado anunciante aquilo que seus ouvintes já sabem: o rádio é habitual à rotina da população e sua presença aumenta à medida que nos tornamos multitarefas e multiconectados.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!