Palavra do Presidente

APP Brasil - Calhau

Prezado Profissional de Propaganda,

A Associação dos Profissionais de Propaganda (APP) lança a primeira revisão do Código de Ética dos Profissionais de Propaganda desde quando ele foi aprovado no Congresso Brasileiro de Propaganda, em 1957.

O regulamento, que complementa o Código de Ética, foi apresentado ao mercado publicitário durante evento na sede da APP no dia 14 de maio, em São Paulo, e tem como função atender às exigências atuais do setor, como consequência da revolução nos meios e formas de comunicação social, sem prejudicar o acatamento aos princípios do Código oficial. A APP disponibiliza a versão eletrônica do documento, que é aberta a todos os interessados em conhecê-la.

O objetivo dessa revisão é ampliar o significado da ética profissional aos que estão ingressando no mercado publicitário e contribuir com o aprimoramento dos que já estão em exercício, como os que trabalham em agências, em veículos de comunicação e em empresas que representam as marcas/anunciantes.

A APP está sugerindo a todos que adotem as novas regras como uma base atualizada para consolidar a área com as quais colaboram.

Com 18 regras pontuadas e descritas, as “Normas de orientação ética do profissional de propaganda” apresentam questões como respeito aos valores e orientação editorial e comercial das empresas de comunicação; publicidade como parte legítima da comunicação social, com apoio do Capítulo V da Constituição Brasileira, que garante a livre expressão do pensamento e proíbe censura política, ideológica e artística; respeito à liberdade de mercado; conteúdo livre de discriminação, seja de gênero, raça, condição econômica, entre outros; indispensável o acatamento à propriedade intelectual; e condenável todas as formas de assédio moral e sexual, com destaque ao trabalho que envolve crianças, adolescentes e todas as minorias, além da preocupação ecológica, de sustentabilidade, das relações de trabalho e “compliance” ou aderência às regras.

Ênio Vergeiro
Presidente do Conselho de Administração e
Diretoria Executiva

São Paulo, 14 de maio de 2014.