Artigos

Networking faz bem!

Confira o artigo de Raquel Rodrigues (Educadora Emocional, escritora, palestrante, facilitadora e networker por vocação) sobre Networking, exclusivo para o portal da APP

raq

Com que frequência você acorda em um dia normal de trabalho e pensa “Nossa, que vontade de fazer Networking”? Bom, se as recomendações vindas de pessoas que conhece é importante para o sucesso do seu negócio, deveria acontecer.

Você tem ideia do caráter estratégico que pode ter sua rede de contatos? Digo ‘pode ter’ porque para desenvolver relacionamentos fortes e duradouros é preciso estabelecer conexões de qualidade, sendo que as mais significativas são as emocionais, aquelas em que os vínculos são genuínos.

Networking é uma questão de atitude! Não basta participar de um evento, trocar meia dúzia de cartões e enviar alguns e-mails. É preciso investir tempo, ter disciplina, desenvolver habilidades e técnicas para aproveitar as oportunidades que surgem em qualquer dia, horário e ocasião.

Destaco duas atitudes que um Networker deve ter.

Empatia
É a capacidade de se colocar no lugar do outro e um dos pilares da Inteligência Emocional. Como em Networking o que importa é a profundidade do conhecimento e não a quantidade de pessoas conhecidas, quanto mais você entende o outro, melhor.

Sendo assim, é imprescindível ouvir atentamente e fazer perguntas para saber o que cada contato da sua rede faz, do que gosta, sobre sua família, seus hobbies e, principalmente, quais são suas necessidades profissionais e pessoais. Mais importante ainda é sentir como a pessoa se sente em relação a cada tópico.

Mantenha um registro de tudo isso e, ao identificar que pode ajudar alguém, ajude. Seja verdadeiro e não espere retribuição. É assim que irá gerar confiança, será lembrado pelas pessoas e ajudado quando precisar.

Outro dia uma amiga estava aflita porque enviou um orçamento para seu cliente sem cotar com o fornecedor e percebeu que ia ter um grande prejuízo. Além disso, tinha um prazo enxuto para produzir e não sabia se conseguiria atender. Ela me contou como um desabafo, eu ouvi, sabia exatamente como se sentia e lembrei que conhecia um outro fornecedor que poderia apoiá-la. Fiz a intermediação entre eles, que tocaram o projeto, entregaram no prazo e ela teve um lucro adicional de R$ 1 mil. Todos ficamos felizes.

Presença
Estabeleça uma frequência de interação virtual e presencial com seus contatos. Sempre que ver ou ouvir algo que possa interessar, conecte-se com eles. E compartilhe suas próprias histórias, experiências, novidades, conhecimentos e necessidades, que também são importantes para fortalecer seus vínculos.

Eu costumo convidar meus amigos para tomar café ou almoçar e agendo com muita antecedência para não usarmos a falta de tempo cotidiana como desculpa. Se você tiver a atitude de cultivar seus relacionamentos e a consciência de que serão algo para a vida toda, perceberá o quanto o verdadeiro Networking faz bem.

Ficou com vontade agora?

 

Raquel Rodrigues
Educadora Emocional, escritora, palestrante, facilitadora e networker por vocação. Atua como Promotora de Encantos na Forma Encantada Treinamentos com Propósito.

www.facebook.com/RaquelRodrigues.PromotoraDeEncantos
www.formaencantada.com.br