Quantos clientes você já atendeu na sua vida?

Por Reginaldo Andrade

Cinco dicas para gerenciar seus relacionamentos e ampliar o acesso à sua base de contatos

Quantos clientes você já atendeu na sua vida? Quantas pessoas você teve a chance de conhecer em relações comerciais na sua carteira? Se é difícil quantificar, a questão fica mais complexa se eu te perguntar: com quantos destes contatos, antigos clientes e/ou fornecedores, você mantém contato frequente?

Hoje, com ferramentas como o Linkedin, ficou ainda mais fácil manter contatos ativos, pois somos alertados por movimentações de carreira, ou simplesmente podemos acessar um antigo cliente a partir de uma simples busca em nossa rede.

Cinco dicas para ampliar seu relacionamento

Comemorações de aniversário: Fuja do texto padrão, da simples postagem de aniversário. Escreva um texto especial que você pode repetir pelo menos por um ano. Isto facilita seu trabalho, mas também amplia sua percepção. Alguns contatos merecem um telefonema. Hoje o contato pessoal vem sendo eliminado, portanto, quem liga acaba tendo mais destaque. Dica de excelência: alguns contatos merecem um presente com um cartão manuscrito. Algo escolhido com cuidado, que demonstre que de fato você conhece seu contato.

Avisos de promoção e de novo emprego: Aqui também temos a opção simples de desejar parabéns na publicação, algo que você deve fazer, mas que é pouco. Recomendo que você também mande uma mensagem direta privada, portanto, mais pessoal, em que você poderá parabenizar seu contato e mostrar proximidade. Dica de excelência: você pode dar parabéns para a empresa pela contratação de seu contato. Neste caso, basta fazer uso do @nomedaempresa na própria postagem, destacando a chegada dele neste novo emprego. Um presente de boas-vindas também com um cartão manuscrito é algo especial, pois novamente destaca você no meio da multidão.

Esteja atento a demissões: Diferente de outras ações, uma demissão não é destacada na ferramenta, mas é muito provável que você fique sabendo quando um antigo contato fica desempregado. Uma mensagem no privado oferecendo ajuda na recolocação é mandatório nestes casos. Dica de excelência: faça uma carta de recomendação e envie para potenciais contratantes junto com o currículo deste profissional. Isto terá um impacto imenso. Outra ação interessante é programar avisos no seu outlook para enviar mensagens regulares perguntando como ele está e se pode ajudá-lo de alguma forma nos processos de recolocação. Sua atitude não será esquecida.

Natal e fim do ano: Desejar um Feliz Natal e uma boa entrada de ano é uma oportunidade de manter ativos nossos contatos. Você pode criar um cartão eletrônico, selecionar uma imagem especial com um texto, pois isto sempre funciona bem. Recomendo especial atenção com as mensagens que você recebe neste período. Dedique um tempo e responda cada uma. A disciplina aqui permitirá perguntar se ele continua no mesmo cargo, se o celular ainda é o mesmo. Uma chance de manter os canais de contato ativos. Dica de excelência: você pode comprar um livro para enviar pelo correio, ou mesmo um simples cartão. Se puder, faça com que ele seja manuscrito. Se fizer sentido um presente (verifique sempre as regras de compliance da sua empresa), isto faz sempre muito sucesso, pois demonstra carinho e, principalmente, destaque no relacionamento. Todo mundo gosta de ser lembrado e, principalmente, de se sentir especial.

Postagens e envios especiais: Aqui não existem alertas ou ajudas, portanto, esta já é uma dica de excelência. Esteja atento em postagens, textos, pdfs, estudos que você recebe e que pode ajudar algum dos seus contatos. Faça um pequeno texto e envie. Se estiver numa loja ou estabelecimento de um cliente, faça uma foto e envie para ele com algum comentário sobre sua experiência. Aqui não existe regra: você não precisa simplesmente elogiar. Seu contato ficará ainda mais feliz por alguma recomendação de melhora.

Faça destas dicas um hábito, e posso te assegurar que quando um dos seus contatos receber uma mensagem sua, ele ficará preocupado em responder e não precisará consultar seu perfil para saber quem de fato você é.

Agora imagine se você tivesse feito isto com todos os clientes que já atendeu na vida? Tenho certeza que sua base de contatos seria ainda mais relevante hoje. Como isto não é mais possível, concentre-se no tempo presente e comece a ter outra dinâmica com seus relacionamentos a partir de agor.

Boas vendas!