Artigos

0 encontro de redatores

“Aproveito então para contar uma estimulante experiência que tenho vivenciado ao longo dos últimos 10 anos na realização do Encontro de Redação Publicitária, uma iniciativa da Associação Latino Americana de Agencias de Publicidade…”

Jomar Pereira da Silva

Começo agradecendo ao Hiran Castello Branco por ter indicado meu nome ao José Mauricio para ter a honra de estar ao lado de publicitários luminosos como Luiz Lara, Geraldo Leite, Mario D’Andrea e tantos outros, aqui nesse espaço da Associação dos Profissionais de Propaganda.

Aproveito então para contar uma estimulante experiência que tenho vivenciado ao longo dos últimos 10 anos na realização do Encontro de Redação Publicitária, uma iniciativa da Associação Latino Americana de Agencias de Publicidade, que tem o apoio do Conselho Nacional de Propaganda, Clube de Criação do Rio de Janeiro e patrocínio da Escola Superior de Propaganda e Marketing.

O evento começou em Paraty, na Igreja da Matriz, uma vez que o número de inscritos alcançou a marca superior a mil participantes, me obrigando a solicitar ao Padre local me ceder aquele espaço sagrado para acolher profissionais e estudantes de varias partes do Brasil.

A previsão inicial era de utilizar a Casa da Cultura, com espaço para 200 pessoas.

Nesse primeiro Encontro tivemos palestras de Ercilio Tranjan, Fernando Fernandez (que veio de Buenos Aires) saudoso Carlos Pedrosa (que levou o público ao delírio), Gilberto Reis, do CCSP, Eduardo Almeida, do CCRJ e Nizan Gunaes (que chegou de helicóptero).

No final daquele dia aconteceu emocionante homenagem a Mauro Salles e Antonio Torres, que receberam das mãos de Hiran Castello Branco o Troféu Jeca Tatú.

Estimulado pela aceitação do evento me senti motivado para continuar nos anos seguintes chegado agora em 2015 contando com 9 edições já realizadas.

O objetivo básico desses Encontros é o de debater a redação em suas diversas mídias e valorizar os conteúdos das mensagens na correta utilização da linguagem brasileira.

Realizamos os primeiros 6 Encontros em Paraty, depois, devido a dificuldades logísticas, fomos para a Academia Brasileira de Letras e recentemente na Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro.

Mais de 2.000 participantes, ao longo desse período, puderam assistir palestras de estrelas da publicidade, como Washington Olivetto, Eugenio Mohalen, Roberto Duailibi, Eloy Simões, Christina Carvalho Pinto, Alex Periscinoto, Adilson Xavier, Neil Ferreira e muitos mais.

Lembro do espanto de um dos palestrantes, Stalimir Vieira, ao chegar no auditório  da Casa da Cultura, em Paraty, e confirmar que tinha gente que lotava o salão, todos interessados em “redação publicitária”.

Por essas razões vem aí o 10º Encontro de Redação Publicitária.

Podes crer!

Jomar Pereira da Silva Roscoe – Presidente da ALAP – Associação Latino Americana de Agencias de Publicidade