Artigos

COMECE NOVO, DE NOVO, TODOS OS DIAS.

Todos os grandes publicitários que cresceram e se deram muito bem em suas carreiras, têm ou tinham uma coisa em comum: o amor pela propaganda e pelo que fazem ou faziam.

agnelo3

Fiz toda a minha carreira e a minha agência em cima de criação.

E continuo criando até hoje.

O segredo no nosso negócio de Comunicação é começar novo, de novo, todos os dias. Porque a publicidade, principalmente, precisa ficar aberta e atenta a todas as tecnologias. Sem preconceito. E sem pensar no passado.

O mundo anda numa velocidade que ninguém poderia imaginar.

A linguagem muda a cada momento. O consumidor, na sua grande maioria, prefere o “ter” ao “ser” e ao “fazer”.

As pessoas são medidas pelo celular que têm, pela roupa que vestem.

Samsung, Apple e outras marcas crescem exageradamente porque exploram muito bem esta insatisfação. O iPhone já está no 6, com duas variações.

Se você tem um iPhone 5, já está ultrapassado.

E isto acontece em tudo. Na moda, nos carros, nos modelos de apartamento e, até mesmo, na escolha dos locais para férias.

Muitas vezes, alguém na Criação vem me sugerir, quando aparece um trabalho novo, de aproveitar aquela campanha que pensamos há seis meses e nem chegamos a apresentar.

Olho para a campanha e  já percebo que está velha. Em seis meses envelheceu, porque a velocidade nos tempos de hoje exige que você pense sempre o agora e o amanhã.

Não entendo, e acho que vou morrer sem entender, por que o varejo em suas campanhas usa a mesma linguagem e a mesma cara de 20 anos passados.

Costumo chamar estas campanhas de “ofertais”. Ofertas e mais ofertas, descontos e mais descontos. Estas empresas de varejo, nesta linha, não estão conquistando clientes, estão atraindo gente que busca oportunidade.

Na publicidade de hoje, você tem que buscar mais do que a preferência. Você precisa  buscar, também, a adesão. O consumidor, além de preferir, precisa aderir ao seu trabalho, aos seus produtos.

O storytelling é uma ferramenta poderosíssima que, quando utilizada de forma verdadeira, fortalece este processo de adesão.

Vou dar um exemplo de um storytelling bem-sucedido e que não é de cliente meu: Bauducco e seus panetones. Todos os anos, nas embalagens, eles insistem na história da receita do panetone feita pelo velho Bauducco. E vendem mais a cada ano.

Todos os grandes publicitários que cresceram e se deram muito bem em suas carreiras, têm ou tinham uma coisa em comum: o amor pela propaganda e pelo que fazem ou faziam.

Se você é publicitário, ame de verdade a propaganda e, todas as manhãs, pense como se fosse seu primeiro dia de trabalho. Pense novo, de novo.

 

Agnelo Pacheco – Presidente e Diretor Nacional de Criação da Agnelo Comunicações.
Sócio da APP desde 03/02/2012.