Artigos

O QUE MUDOU NA DISTRIBUIÇÃO E NO CONTEÚDO PUBLICITÁRIO?

Confira o artigo de Celso Vergeiro, CEO da AdStream.

Com a tecnologia em constante evolução, a distribuição de comerciais para diversas cidades e emissoras de forma simultânea se tornou muito mais fácil. Imagine que há pouco mais de dez anos, tínhamos que encaminhar o material usando uma fita para cada lugar, que custava em torno de R$ 3 mil. Ou seja, além de não ter muita praticidade, o valor era exorbitante.

Hoje em dia tudo se tornou muito mais funcional. Com a otimização desse processo as agências passaram a economizar tanto com o valor das fitas para a distribuição, como no tempo de todo o percurso. Esse cenário mudou devido ao surgimento de soluções que garantem segurança e rapidez no processo de distribuição de comerciais para as emissoras. Dessa maneira, é possível uma redução de mais de 80% no custo para quem faz distribuição de comerciais.

Tudo é feito de forma online, com controle de qualidade, agilidade e economia de escala nesses processos. Ou seja, sem fitas, pen drives, cartões de memórias, entre outros. Com essa facilidade, é possível que agências centralizem todas as campanhas e envios de comerciais em uma única ferramenta, além de controlar os destinos, gerenciar e configurar todos os filmes com a comodidade de apenas um clique. A internet proporciona o mais importante, praticidade com segurança.

Outra mudança é em relação ao tipo de linguagem utilizada em uma peça publicitária. Existem diversos meios por onde essas campanhas são distribuídas como, OTT (Over the Top), canal fechado ou aberto e as ações para cada um deles são diferentes e têm suas particularidades. Por exemplo, quando falamos em propagandas para a TV Digital, temos que pensar que o público está naquele espaço para consumir somente o conteúdo escolhido. Sendo assim, é importante mudar o mindset se quiser conquista-lo. Para isso, há uma gama de oportunidades para serem exploradas, como a interatividade.

Em linhas gerais, podemos concluir que houve grandes transformações nos métodos que os profissionais de publicidade usam para distribuir conteúdo, isso porque, a tecnologia vem evoluindo há passos muito largos e cada vez mais rápidos. Antes que a gente consiga se acostumar com alguma coisa, tudo já mudou novamente.

Além disso, temos que levar em consideração que toda essa transformação é parte importante do porquê as empresas têm que se reinventar para produzir conteúdos cada vez mais atrativos. Hoje eles têm que ‘tocar’ as pessoas de forma profunda, porque os novos consumidores querem identificação com as marcas. Sem contar a agilidade, tudo tem que ser muito mais rápido, já que o grande ‘mal do século’ é a falta de tempo das pessoas para absorver tantas informações. Nós já enfrentamos esse desafio e as próximas gerações vão sofrer ainda mais.

Portanto, minha dica é: observe com cuidado e sem julgamento os seus consumidores e, principalmente, fique atento às novas soluções tecnológicas. Caso contrário, o ‘bonde’ vai passar e você vai perder a oportunidade de sentar na janelinha.

* Celso Vergeiro é CEO da AdStream, maior plataforma de armazenamento e distribuição de conteúdo publicitário do mundo.