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PERFORMANCE. COMO TOCAR O CORAÇÃO.

Afonso Abelhão

Sócio Fundador e CEO – Agência BigBee

Do que é feito um lar? Certamente não de tijolo, concreto, encanamento e ladrilho.

 

Um lar é erguido com expectativas, cumplicidade, e na fé de quem acredita ser capaz de superar cada desafio que a vida apresenta. E, acima de tudo, um lar é construído a base de muito sonho, amor e dedicação.

Durante muito tempo o mercado imobiliário pautou a sua comunicação exclusivamente em captação de clientes através de atributos racionais, explorando localização, metragem, salão de festas, churrasqueira, pet place, e uma infinidade de features de produto. Nos empreeendimentos voltados para o segmento econômico, principalmente os que se encaixam no programa Minha Casa Minha Vida, a comunicação pode ser comparada à de uma financeira, sendo que o apelo para captação dos clientes está voltado para o produto financeiro as as facilidades para a compra da casa própria, subsídio do governo, entrada facilitada, prestações que cabem no bolso e renda familiar.

É inegável que as condições do programa MCMV deram acesso à casa própria à uma parcela da população que dificilmente conquistaria a casa própria, no segmento com o maior déficit habitacional do país.

O momento de decisão de compra envolve uma grande carga emocional, entre a conquista do sonho e a responsabilidade de arcar com as prestações, é uma decisão muito íntima que envolve em sua maioria os futuros proprietários e algum parente que entra na composição da renda para a aprovação do financiamento pelo banco.

É sobre isso que a nova campanha criada pela BigBee para a Incorporadora Plano&Plano fala, sobre a vida das pessoas – que nem sempre é perfeita, mas pode ser planejada. Essa é a grande beleza das narrativas; histórias contadas por seus protagonistas, que compartilham os seus sonhos e histórias de vida. Histórias de gente que batalha e não desiste; gente guerreira, que planeja, luta, chora, vibra a cada conquista e, acima de tudo, realizaram o sonho da casa própria, insipirando agora outras pessoas a persistir nos seus próprios sonhos.

 

Com a assinatura ACREDITE, VOCÊ PODE, a campanha traz forte carga emocional e potencial de engajamento. A estratégia se baseia em telas multicanal, independentemente do tamanho ou plataforma em que estejam. A campanha estreia com trailer de 1 minuto convidando a audiência a assistir aos capítulos. A cada semana, uma nova história será exibida, e as histórias que tiverem os melhores índices de performance serão também exibidas na TV aberta e TV paga. Quem escolhe o filme que será exibido nas telas de televisão aberta e fechada é a audiência.

 

Em uma estratégia que integra off e on-line em tempo real, com programação de espaços na internet sincronizados com as inserções de televisão. Assim, a audiência poderá acessar a versão completa de cada história por meio do canal da Plano&Plano no YouTube, preparado especialmente para essa ação.

 

“O processo de compra da casa própria depende de vários fatores racionais, mas a decisão acontece por caminhos que transcendem a razão. A Plano&Plano entende que é importante humanizar a marca para se aproximar e ocupar um lugar no coração das pessoas. Quando uma empresa expõe os seus valores através da voz dos seus clientes de forma verdadeira, ela cria uma conexão emocional muito poderosa que engaja todos os que de alguma forma têm contato com a marca, seja um colaborador que percebe que entregamos muito mais do que prédios, seja um corretor que entende que sua responsabilidade vai muito além de uma transação comercial,  há um verdadeiro alinhamento em torno do nosso propósito maior, que é proporcionar o acesso à casa própria para mais uma família que batalhou muito para essa conquista, ou a um casal que vai formar um lar.” Afirma Márcia Verrone, Gerente de Marketing da Plano&Plano.

O alinhamento entre agência e anunciante foram determinantes para apresentar as histórias de vida e a conquista da casa própria. Esta é uma campanha com foco em resultado, em que o objetivo não é fazer o telefone tocar, mas tocar o coração das pessoas, pois a compra programática, mesuração e ciência de dados trazem muito mais resultados se a campanha for emblemática, a ciência está no equilíbrio entre a razão e a sensibilidade.

 

Trailer

 

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