Artigos

Propaganda, um desafio maior a cada dia

FotoRafael_davini_2010[1]

Não são poucas as pessoas, jovens sonhadores,  que olham para a Propaganda e se encantam com ela.

Eu mesmo tive este sonho quando estava na Universidade de Administração de Empresas na PUC-SP, decidindo que área eu gostaria de atuar.

Na minha falta total de conhecimento, imaginava o quanto seria divertido e prazeroso poder fazer parte de um atividade que cria sonhos, gera expectativas, faz com que as pessoas se sintam necessitadas de algo, comunica, educa, produz cultura e mais do que isso, traz conhecimento para àqueles que tem contato com ela.

O que eu jamais poderia imaginar dentro de meus sonhos, é o quanto complexa ela era, com todas suas vertentes e seus respectivos processos para se produzir aquilo que eu via e era impactdo por várias mídias existentes naquela época, digo há 30 anos.

Passado este enorme tempo, temos hoje a atividade de Propaganda se tornanda mais complexa e abrangente em função da evolução tecnológica e o que ela nos trouxe como consumidores.

Existem hoje uma infinidade de novas mídias e maneiras diferentes de como as utilizamos, criando inclusive, uma nova cultura com relação à consumo de bens e serviços já que esta cultura de consumir às mídias, nos tornou seres mais complexos e ávidos por novidades.

Indo um pouco além, eu diria que a evolução da Propaganda através das variadas formas como chega à nós mortais consumidores, tem sido um grande motor reponsável pela própria criação de muitas novidades que invadem nossas vidas, criando novas necessidades, são inventos em vários setores que produzem bens, e serviços para todos nós.

Por que este desafio cresce a cada dia? Não é sómente pelo obvio entendimento que se deve ter em relação aos consumidores, entendendo à eles, criando necessidades ou atendendo à elas, mas sim para se criar a real relevancia para qualquer um de nós, que iremos adquir, multiplicar a históriia do prazer obtido ao se comprar ou utilizar um determinado produto ou servico.

Os profissionais de Propaganda nas variadas áreas de atuação, tem por obrigação estudar e compreender este complexo momento que o ser humano vive, em um ambiente onde 10 anos acontecem em 5.

Esta intensidade só torna o nosso negócio ainda mais difícil e dasafiador na busca insessante de se destacar e trazer os resultados sempre esparados por àqueles que buscam na Propaganda, a principal maneira de melhorar sua respectiva atividade, qualquer que seja ela.

Para as gerações que sonham, como eu sonhava há 30 anos, eu gostaria de compartilhar meu ponto de vista que é de acreditar nos seus anseios, ter a certeza de que eles poderão ser amplamente atendidos dentro desta atividade maravilhosa.

Porém sua missão será muito mais árdua do que foram em gerações passadas, dada a complexidade que vivemos no Mundo de hoje.

E para nós, de gerações anteriores, a certeza de que jamais iremos encontrar paz em nossa atividade se quisermos continuar construindo algo por  nossa industria, um legado para aqueles que estão chegando e querem ter em alguém para se inspirar.

A diversidade que enfretamos agora, só nos obriga a nos superarmos no sentido de entender e entregar mais do que as pessoas com quem interagimos esperam de nós.

Bem vindo aos que querem fazer parte deste Mundo, felizes daqueles que já estão neles!

Para todos uma só certeza, a de muito trabalho pela frente.

 

Rafael Davini