Artigos

Trabalhando com Elegância

Mudanças no comportamento de moda estão sempre em evidência. Dicas de Mayara Izidoro, Coordenadora de Marketing da Cia de Moda, explicam o “dress codes”

img-04

No mundo dos negócios, o modo que nos vestimos pode desempenhar um papel crucial. Quer você goste ou não, o que você veste influencia a forma como os outros o vêem. Um Estudo diz que um homem que se preocupa com sua imagem pessoal tem maior chance de crescimento profissional na empresa do que os homens que não querem nem saber o que vão usar, aonde, e como. Porém, isso não quer dizer que você deve se tornar escravo da moda ou muito menos ficar obcecado com o que pensam de você. Mas é importante ter em mente que a forma como se apresenta, de um jeito ou de outro irá impactar e causar alguma impressão nas pessoas. Assim, quando você estiver escolhendo a próxima roupa para trabalhar, pense bem na impressão que quer causar, afinal é algo do seu interesse maior.

Hoje o dress code (código de vestimenta) no trabalho varia de acordo com a sua área de atuação e visão do mercado. Para você que acaba de entrar no mundo corporativo, fica difícil saber o que é certo ou não com tantas classificações.  Por isso selecionei as categorias mais importantes para que você nunca erre na hora de se vestir e seja um expert no que se diz em dress code.


Formal
Vestir-se de forma formal significa que você está vestindo roupas geralmente conservadoras. As peças chaves para este dress code são camisas de mangas compridas, calças de alfaiataria, sapatos de couro, gravatas, e meias sempre combinando com a calça. Normalmente os ternos devem ser de cores escuras, ou estampas mais sóbrias. As gravatas são essenciais, e são elas que dão um toque de cor na produção.  Já os sapatos, normalmente ornam com o cinto e devem estar devidamente engraxados e limpos.


Business Casual
Quando o dress code é casual, significa que você não precisa usar terno e nem gravata. No entanto isto não quer dizer que está liberado a roupa para passear no parque no final de semana. As peças chaves aqui são camisa de colarinho, jeans de lavagem escura, cinto, sapato social ou sapatênis (discreto). Caso queira usar uma gravata, invista em gravatas de tecidos diferentes, ou cores mais marcantes. Neste dress code é legal usar calça jeans escura, paletó e camisa. Os sapatos podem ser sapatênis, ou se optar por sapatos de couro opte por um mocassim. Caso goste de usar terno, opte por usar sem gravata.


Business Informal

No ambiente informal, você pode escolher uma produção mais relax. Lembrando que informal não significa peças de roupa desleixadas, rasgadas, amassadas, e manchadas. Aposte em jeans bem estruturados (sem muita informação), calças de sarja, camisas de abotoar casuais, camisetas, camisas polo, e sapatênis. Vale a pena tomar cuidado com camisetas com mensagens, algumas pessoas podem achar ofensiva.

Descontraído
Algumas empresas no Nordeste e no Rio de Janeiro estão liberando o dress code descontraído devido as altas temperaturas. Neste dress code está permitido o uso de bermudas e camisetas informais.  No entanto, é preciso tomar alguns cuidados para o look não ficar com cara de praia. Deixe as bermudas de surf, tecidos levinhos, e jeans com lavagem destroyed para o final de semana. Nos pés, opte por um sapatênis, ou ate mesmo um tênis, esqueça os chinelos de dedo, fica informal demais. Opte por cores claras, pois diminuem a sensação de calor.

Esses são os dress codes mais comuns no mundo corporativo.