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Vamos acelerar este ano

O ano de 2016 foi extremamente desafiador para o nosso mercado.

Se não bastassem as mudanças na nossa atividade com relação as novas tecnologias, fragmentação de mídia e todas as mudanças que estamos passando, a crise econômica e política no nosso pais atingiu em cheio nossa atividade.

Esse cenário se por um lado é duro e desafiador, fez com que as empresas repensassem seus negócios, adaptassem suas estruturas aos novos tempos e tomassem atitudes muitas vezes duras, mas importantes para a manutenção da sustentabilidade do negócio.

Nossas empresas precisam estar mais preparadas para avançar em uma economia que se espera voltar aos eixos nos próximos anos.

É neste contexto que se insere o profissional de atendimento. Este profissional que tem por vocação tomar as rédeas do negocio, não só do seu cliente, mas também da agência.

Acredito que o perfil do profissional de atendimento moderno é aquele que entende, profundamente, sobre o seu negocio. Entende a proposta de valor de sua agência, como ela gera receita, entende a composição de custos e como pode fazer com que sua empresa possa crescer. Estes profissionais são cada vez mais importantes nas estruturas das agências, ainda mais em momentos econômicos como o que estamos atravessando.

Mas a missão do profissional de atendimento não se resume a gestão financeira ou do negócio, tem também a questão da gestão de pessoas, cada vez mais importante nos nossos dias. Afinal, no nosso oficio não realizamos nada sozinhos, precisamos de um time coeso, talentoso e motivado para alcançar nossos resultados. Outra questão importante é conhecimento sobre o negócio do cliente que pode trazer um olhar externo para a resolução de problemas, e é claro o conhecimento técnico, de ferramentas e técnicas de comunicação para o atingimento dos objetivos propostos.

Esse é o perfil do profissional de atendimento moderno, que deixa de ser o “leva e traz” da criação para se tornar em um gestor e alguém que acrescente ao processo com informação, insights, processos e técnica.

O Grupo de atendimento vem ha quatro anos trabalhando pelo aperfeiçoamento deste profissional, com cursos, palestras, eventos, viagens e um sem numero de ações para cada vez mais capacitar esse profissional para os desafios futuros que vem por aí. Porque acreditamos também, que estes profissionais cada vez mais capacitados serão os futuros lideres do nosso mercado.

Por isso, vamos em frente. Fazer desse ano um ano melhor, afinal as perspectivas para este ano são de uma retomada de investimentos, ainda que tímidos, mas uma retomada. Isso é animador. Teremos um 2017 sem duvida melhor do que 2016, com mais investimentos e novas oportunidades. Acredito que avançaremos de forma gradual, mas com firmeza.

Claudio Kalim é Diretor Geral da Africa Zero e Presidente do Grupo de Atendimento.