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APP BRASIL COMEMORA 82 ANOS

Câmara de Arbitragem na Comunicação, Entidade Depositária e revisão do Código de Ética fazem parte das conquistas da entidade.

Câmara de Arbitragem na Comunicação, Entidade Depositária e revisão do Código de Ética fazem parte das conquistas da entidade.

A Associação dos Profissionais de Propaganda (APP), entidade que apoia e estimula as atividades relacionadas à formação e aperfeiçoamento do profissional de comunicação, comemora 82 anos de atividade ininterruptos no próximo domingo, dia 29 de setembro.

Fundada em 1937, a APP nasceu para dar voz às necessidades publicitárias e do profissional de propaganda. Desde então oferece sua colaboração para o mercado publicitário com cursos, palestras, workshops, festivais, serviços e representatividade ativa na Secretaria de Comunicação.

Foi a APP, em 1945, que estruturou e lançou o primeiro Curso de Propaganda do Brasil, que anos depois serviu como estímulo para a fundação da Escola Superior de Propaganda, hoje conhecida como ESPM. Compondo um dos principais legados da associação, a contribuição para o surgimento de outras entidades, a APP foi onde também iniciaram as atividades do Cenp (Conselho Executivo das Normas-Padrão), Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e dos grupos de Atendimento, Planejamento e Mídia.

Conhecida desde sua fundação como Associação Paulista de Propaganda, em 1989 entendeu que era hora de agir nacionalmente, mudando seu nome para Associação dos Profissionais de Propaganda e expandindo suas atividades para diversas localidades do país por meio de seus Capítulos APP, que hoje somam unidades em Campinas (SP), Sorocaba (SP), Ribeirão Preto (SP), Londrina (PR), Varginha (MG) e Maringá (PR).

Em 2014 lançou a primeira revisão do Código de Ética dos Profissionais de Propaganda, desde quando foi aprovado pelo congresso da categoria, em 1957. Com o objetivo de ampliar o significado da ética profissional aos que estão ingressando no mercado publicitário e contribuir com o aprimoramento dos que já estão em exercício, como os que trabalham em agências, em veículos de comunicação e em empresas que representam as marcas/anunciantes.

“Desde sua fundação a associação acumula muitas conquistas para o mercado publicitário. Hoje a APP busca acompanhar o movimento da comunicação se adequando à necessidade dos profissionais”, destaca Ênio Vergeiro, presidente da entidade no seu quinto mandato consecutivo. “Posso dizer que ao longo desses anos, junto com as demais entidades de classe, trabalhamos em causas que realmente tragam um bom resultado para nosso mercado.”

Atualmente a APP disponibiliza o serviço de Entidade Depositária, que protege a autoria de ideias publicitária como campanhas, peças, obras temas e conceitos, excluindo a possibilidade das criações serem copiadas. E também abriga a Câmara Nacional de Arbitragem na Comunicação que tem por objetivo solucionar, extrajudicialmente, controvérsias e litígios entre pessoas jurídicas de Direito Privado ou físicas, através de mecanismos de mediação, conciliação e arbitragem.

No próximo sábado, dia 28, a APP realiza o Fest’UP Tendências, um dos maiores festivais universitários do país. Em sua 30ª edição, o evento traz mais de 20 palestrantes em três auditórios simultâneos, com um line up que reúne os grandes nomes do mercado além de uma atração internacional para falar sobre o assunto mais discutido no momento entre os jovens, os gamers.

Ainda na grade da programação deste ano, no dia 03 de outubro, junto com a ABA (Associação Brasileira de Anunciantes), a APP realiza o “ABA & APP: Os Futuros Profissionais de Propaganda”, na Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (FECAP), Campus Liberdade em SP, reunindo grandes nomes da publicidade para debater em diferentes painéis sobre as transformações do mercado, a formação universitária e os novos profissionais que estão surgindo.

Diretoria da APP

A atual diretoria da APP, biênio 2019-2021, atua na entidade de forma totalmente voluntária. Com reuniões mensais para a discussão e viabilização dos projetos realizados pela entidade. Para a realização das ações programadas anualmente conta com o Conselho de Administração composto pelo presidente Ênio Vergeiro; 1° Vice-presidente e Diretor Financeiro, Silvio Soledade; 2° Vice-presidente e Diretor da CNAMEC, Antonio Toledano. Antonio Carlos Franchini Ribeiro, Diretor Cultural; Claudio Kalim, Diretor de Entidade Depositária; José Mauricio Pires Alves, Diretor Comercial e Cultural; Paulo Gomes de Oliveira Filho, Diretor Jurídico; Ricardo Ramos, Diretor do Setor Estudantil; Wagner Minor Yoshihara, Diretor de Esportes.

Na Diretoria Executiva, Amadeu Nogueira de Paula, Diretor Quadro Social – Academia; Antonio Izidoro, Diretor de Promoções de Eventos; Celso Vergeiro, Diretor de Capítulos APP; Claudio Pereira, Diretor do Quadro Social – Academia; Filipe Crespo, Diretor de Relações com o Mercado; Luciano Ottaviani, Diretor Comercial; Luiz Carlos Corrêa, Diretor de Capítulos APP; Marcos Braga, Diretor Comercial; Maria Teresa Arbulu. Diretora do Quadro Social – Academia; Raul Nogueira, Diretor de Comunicação e Renata Alcalde, Diretora do Setor Estudantil. Como componentes do Conselho Administrativo, Financeiro e Fiscal, Antonio Lino, José Francisco Queiroz, Luiz Arnaldo Casali, Carlos Alberto Nanô, Luiz de Alencar Lara e Antonio Calil Cury.