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Bebidas alcoólicas – verão e carnaval

Confira as regras previstas no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitaria para as publicidades de bebidas alcoólicas.

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Bebidas alcoólicas merecem cuidadosa atenção do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária.  Nesta época do ano, principalmente, o CONAR conta com a conscientização e responsabilidade social dos anunciantes, agências e veículos. Cumprindo, nas propagandas, as regras previstas no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitaria. Confira algumas delas destacadas abaixo:

 

Responsabilidade Social:

– devem centrar-se na divulgação da marca e produto, vedado apelo imperativo de consumo;

– apelos à sensualidade não constituirão o principal conteúdo da mensagem;

– não se apresentará ou sugerirá ingestão do produto, tampouco argumentos que apresentem o consumo de bebidas alcoólicas como sinal de maturidade, coragem pessoal, êxito profissional ou social, ou ainda que proporcione ao consumidor maior poder de sedução;

– não se recomendará a bebida em razão de teor alcoólico ou de seus efeitos sobre os sentidos;

– não deverá induzir ao consumo exagerado ou irresponsável.

 

Proteção a criança e adolescentes:

– as mensagens são destinadas unicamente a adultos;

– não empregará linguagem, recursos gráficos e audiovisuais pertencentes ao universo infanto-juvenil;

– só poderão ser inseridos em programação/publicação/websites dirigidos predominantemente a maiores de idade;

– não poderão participar da publicidade pessoa que tenha ou aparente ter menos de 25 anos de idade;

– os websites pertencentes a marcas de produtos que se enquadrem na categoria aqui tratada deverão conter dispositivo de acesso seletivo, de modo a evitar a navegação por menores.

(A íntegra das regras disponível no site www.conar.org.br).