Notícias

Black Friday: quinta e sexta-feira concentraram o maior volume de comerciais na TV

Para os anunciantes, a Black Friday também poderia ser chamada de Black Thursday: 24 e 25 de novembro concentraram o maior volume de inserções publicitárias na TV aberta, segundo levantamento da Kantar IBOPE Media. “A partir de 27 de outubro, notamos um crescimento progressivo no número de inserções publicitárias nos mercados de São Paulo e Rio de Janeiro, com o pico na véspera e na própria sexta-feira (25). Esses dois dias reuniram 41% do total de inserções relacionadas ao evento”, explica Rita Romero, diretora da Kantar IBOPE Media.

De acordo com os dados do VideoTrack, nos 30 dias que antecederam a Black Friday, as marcas que veicularam campanhas relacionadas à data somaram 2315 inserções publicitárias: um crescimento de 17% em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, 10,8 milhões de pessoas foram impactadas por esses anúncios e cada indivíduo assistiu aos comerciais, em média, 94 vezes.

“Lojas de departamento”, “Produtos para casa & decoração” e de “Produtos para uso pessoal” foram as categorias que mais investiram na TV aberta no período. Lojas Marabraz, Vest Casa Decoração, Via Varejo, Decolar.com. e Sleep House Colchões compõem o ranking de principais anunciantes.

O VideoTrack é a solução da Kantar IBOPE Media que permite a análise da eficiência das campanhas em televisão, considerando os resultados de alcance (número de pessoas atingidas) e de frequência (quantas vezes, em média, cada pessoa assistiu ao comercial).

Sobre a Kantar IBOPE Media

A Kantar IBOPE Media é a divisão latino-americana da Kantar Media, líder global em inteligência de mídia. A empresa oferece as mais abrangentes e precisas informações sobre consumo, desempenho e investimento de mídia, provendo aos clientes da América Latina dados para a melhor tomada de decisão.

Parte do grupo Kantar – braço do Grupo WPP responsável pela gestão de informação – a Kantar IBOPE Media conta com aproximadamente 3.500 colaboradores e possui operações em 15 países latino-americanos.