Notícias

ECAT reúne profissionais e estudantes de comunicação em Mogi das Cruzes e conta com parceria da APP Brasil

Evento se consolida na região do Alto Tietê e trouxe o Empreendedorismo como tema principal neste ano. 

Cerca de cem pessoas participaram no dia 8 de abril do 3º Encontro de Comunicação do Alto Tietê. O evento realizado no Auditório do Centro Cultural da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC), neste ano trouxe o tema “Primeiros Passos para o Novo Mercado de Comunicação Regional” e contou com a presença de profissionais e estudantes de comunicação. A Associação dos Profissionais de Propaganda (APP Brasil) teve participação importante com a presença da diretora voluntária Maria Teresa Arbulu, em todo o processo de produção do conteúdo e da programação do ECAT deste ano.

Na parte da manhã ocorreram as mesas redondas com os temas Empreendedorismo no mercado da publicidade e do jornalismo. O convidado principal da mesa foi Oswaldo Rodrigues Filho, do Sindicato das Agências de Propaganda do Estado de São Paulo (Sinapro-SP). “Precisamos nos unir, não ver o outro como inimigo, mas como um parceiro para tomar um café e compartilhar problemas, soluções e ideias.”, afirmou. Osvaldo Rodrigues Filho, do Sinapro-SP. Após apresentar um panorama do mercado publicitário e das perspectivas para o futuro do setor, Oswaldo respondeu as perguntas do público e dos demais participantes da mesa como a presidente da Rede de Economia Criativa Brasil (REC BR), Rose Meusburger e do CEO da AZClick Digital, Gustavo Sanchez Palencia e do professor Neto Reple, da UMC. A mesa teve a mediação da diretora voluntária da APP Brasil, Maria Teresa Arbulu.

Já na segunda mesa-redonda, o jornalista Conrado Corsalette, diretor de redação do site Nexo Jornal mostrou as motivações que fizeram um grupo de profissionais de diferentes áreas a deixarem o mercado de trabalho como empregados e passarem a ser empregadores. Segundo Corsalette, o Nexo surge com a intenção de discutir e analisar os fatos do dia, de forma mais aprofundada e contextualizada. “Nosso jornal nasceu com a união de pessoas que buscavam um mesmo ideal”, disse. A mesa contou ainda com as presenças de Aline Nascimento, do aplicativo SP Acessível e da professora Valéria Graziano, da UMC, com a mediação de Monica Lemes, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP).

Oficinas e workshops

No período da tarde foi a vez conhecer novas ferramentas e práticas com as oficinas e workshops. No total foram cinco temas que o público do ECAT discutiu e desenvolveu colaborativamente com o auxílio dos coordenadores. Foram eles, Microempreendedor Individual, com a consultora do Sebrae-SP, Adriana Nieves, Gerenciamento em Redes Sociais, com Helenice Moura, da Fábrica Comunicação, Produção de vídeo para Youtube, com Rodrigo Condesso, da Band e do Canal Descontrole Remoto, Rádio Web Universitária, com Fabio Nazareno, do Instituto Federal de São Paulo (IFSP), unidade Suzano e por último, Blogs que dão resultado, com a presença de Giovanna Balogh, do blog Mães de Peito. Algumas dessas oficinas têm gerado produtos como a criação de um grupo do ECAT no Facebook e a produção de vídeos por estudantes de comunicação.

Social

O ECAT neste ano também mostrou sua preocupação social e em parceria com o projeto Vida Literária, recebeu dezenas de livros doados como forma de inscrição nesta 3ª edição. As obras já foram entregues nas escolas da rede pública, sendo elas, a Escola Estadual Irene Caporali, em Mogi das Cruzes.

Mesa redonda com a participação da presidente da Rede de Economia Criativa Brasil (REC BR), Rose Meusburger e do CEO da AZClick Digital, Gustavo Sanchez Palencia e do professor Neto Reple, da UMC. Foto: Wanderlei Rodrigues. 

Oswaldo Rodrigues Filho, do Sinapro-SP. Foto: Wanderlei Rodrigues. 

Público presente no ECAT – 3º Encontro de Comunicação do Alto Tietê. Foto: Wanderlei Rodrigues.