Notícias

ESAMC Sorocaba promove palestra sobre Terceiro setor com participação de Ênio Vergeiro

ALE_5134

O Terceiro Setor reúne inciativas da sociedade civil, que se organizam em ONGs, fundações, institutos e entidades e fornecem trabalhos sociais de interesse público. Estas organizações recebem doações de empresas e pessoas, além de repasse de verbas públicas, porém, muitas não conseguem obter recursos suficientes, promovendo atividades complementares, como festas, jantares, bazares e a venda de produtos, para manterem-se ativas. Atualmente, Sorocaba conta com cerca de 300 instituições como essas.

Pensando em fortalecer, ainda mais, a imagem do Terceiro Setor na cidade e formar profissionais de comunicação especializados nesta área, a faculdade ESAMC Sorocaba reestruturou sua agência experimental que, a partir de agora, terá como prioridade atender projetos e pesquisas destinados a entidades sem fins lucrativos. Para tanto, a agência também ganhou um novo espaço físico, na unidade Centro da instituição.

De acordo com a coordenadora dos cursos de Comunicação, Quelen Torres, os alunos integrantes da Agência Experimental ESAMC, sob a orientação de professores especialistas, já vinham desenvolvendo trabalhos com ONGs da cidade. “Os projetos continuam, mas, agora, em um novo espaço exclusivo para a agência, onde serão aplicadas as pesquisas e realizados os trabalhos”, explica.

Professora Quelen destaca, ainda, que o intuito da iniciativa também é produzir uma metodologia de trabalho de comunicação integrada em parceria com Instituto Henrique França Soave, focando no Terceiro Setor. “Por meio do suporte de comunicação e marketing disponibilizados pelo Instituto, os estudantes terão a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho, com experiência prática nessas organizações, bem como sabendo elaborar projetos de responsabilidade social”, conta.

Os trabalhos conduzidos pelos alunos de Comunicação serão supervisionados pela coordenadora, assim como pelo professor Renan Santos, de Relações Públicas e docentes de outras áreas especificas. A primeira instituição social que a Agência Experimental ESAMC atenderá, em seu novo espaço e modelo de atuação, é o Lar São Vicente de Paulo, de Sorocaba (SP).

Palestras discutem o Terceiro Setor

Para debater o Terceiro Setor e evidenciar sua importância também como um campo de trabalho em crescimento, a faculdade ESAMC Sorocaba receberá nesta sexta-feira (7/10), às 19h30, no auditório da unidade Centro da instituição, o superintendente de marketing e captação de recursos da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente), Angelo Franzão e o presidente da APP Brasil (Associação dos Profissionais de Propaganda), Ênio Vergeiro.

Na ocasião, os profissionais abordarão o tema “Responsabilidade Social: a determinante disciplina do marketing e comunicação dos dias atuais”. Angelo Franzão destacará a evolução dos canais de mídia e das ações de responsabilidade social. “Mostrarei alguns cases da AACD, envolvendo o Teleton, com intuito de frisar a importância destas ações e os resultados que as empresas parceiras obtêm em apoiar o Terceiro Setor”, explica o palestrante.

Já, o convidado Ênio Vergeiro complementará as informações, frisando a importância dos publicitários na divulgação desse setor. “O mercado publicitário precisa de profissionais especializados no Terceiro Setor. Hoje, as marcas que não realizam projetos sociais, com certeza, deixarão de ser relevantes para o consumidor”, frisa.

Para participar das palestras desta sexta-feira é necessário levar 1 litro de leite de caixinha e fazer a inscrição pelo site: www.esamc.br/eventos. As vagas são limitadas. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (15) 3332-9842 ou pelo e-mail: sorocaba@esamc.br. A unidade Centro da faculdade ESAMC Sorocaba está localizada na Rua da Penha, 1.181.