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SamyRoad registra crescimento de 60% na procura por campanhas de influencer marketing

Agência negocia redução de cachês com influencers para apoiar investimentos das empresas em ações nas redes sociais

O isolamento social imposto pelo coronavírus está causando um grande impacto no mercado de publicidade, especialmente na mídia Out Of Home, em ações de ativação e na área de eventos. Mas, além da TV, que está batendo recordes de audiência com as famílias em casa em busca de notícias e entretenimento, há um segmento em especial que tende a ganhar forças durante um período em que os consumidores estarão mais conectados do que nunca nas redes sociais: o de marketing de influência.

A SamyRoad, agência global de influencer marketing e social media para grandes marcas, percebeu um aumento expressivo, de 60%, na procura dos anunciantes por ações com influenciadores nesta semana. Segundo Paulo Leal, country manager da operação brasileira, a empresa está projetando um forte crescimento na demanda nos próximos meses, especialmente de produtos de consumo nas indústrias de alimentação, higiene e limpeza.

“Começamos o ano planejando, criando e executando várias campanhas de grande alcance com influenciadores para marcas como Garnier Skin Active, Ypê Delicado, Be Young, Uninassau e o novo celular da LG, o G8X. Agora estamos sendo muito procurados por anunciantes que desejam fazer campanhas de esclarecimento sobre o coronavírus”, conta Paulo Leal.

“Estamos rodando duas campanhas neste momento para marcas de higiene pessoal e limpeza com tutoriais para orientar as famílias a como fazer a total higienização do lar e minimizar o risco do vírus. Além disso, estamos também criando com diversos influenciadores campanhas de conscientização para o Ministério da Saúde e ações para marcas do setor alimentício para orientar o consumo consciente e evitar o desabastecimento”, completa.

Para estimular e incentivar marcas, produtos e serviços a utilizarem mais das campanhas de marketing de influência nas redes sociais neste momento, a agência está negociando com os 400 top influenciadores da sua rede uma redução de até 25% nos seus cachês.

Com isso, agências e clientes poderão ter um subsídio significativo no custo para postar suas mensagens e alcançar milhões de brasileiros nas redes. “Nosso objetivo é dar estímulos comerciais competitivos ao mercado para facilitar a comunicação de massa através dos influenciadores brasileiros”, diz Paulo Leal.

Explosão do e-commerce irá puxar investimentos em marketing digital

A explosão do marketing digital e, especialmente, do influencer marketing são um reflexo do aumento das compras on-line. De acordo com entidades do setor de ecommerce, nesta primeira quinzena de março os pedidos em lojas virtuais tiveram crescimento entre 30% e 40% na comparação com o mesmo período do ano passado. O avanço ocorreu principalmente em produtos relacionados com a proteção da saúde e alimentos.

De acordo com dados levantados pela Compre e Confie, empresa do grupo ClearSale, nestes primeiros quinze dias os produtos de saúde alcançaram alta de 124%. Já a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) identificou crescimento de 180% nas compras nas categorias de alimentos e saúde.

“O streaming terá uma forte tendência de alta com o cancelamento de eventos, o que certamente ampliará os investimentos das marcas em vídeos online para estabelecer uma comunicação mais direta com os consumidores nestas plataformas. Já estamos sentindo um forte movimento da verba publicitária para ações com influenciadores nas redes sociais. Eles reúnem uma grande audiência e certamente serão um canal muito ativado pelas marcas nos próximos meses”, aposta Paulo Leal.

“Nos organizamos para continuar atendendo seus clientes remotamente com a produção de conteúdos em campanhas com influenciadores, como posts, stories, vídeos e lives. Estamos prontos para atender este aumento de demanda”, completa.

Após 18 meses de atuação no Brasil, a SamyRoad fechou seu primeiro semestre de atuação no Brasil com 820 mil influenciadores cadastrados em sua plataforma e 40% de aumento na receita. A agência realizou campanhas para marcas como Postos Ipiranga, TixanYPE, Amaciante Alquimia, Natura, BluK, BeYoung, Univeritas, L’Oréal, Oi, Uninassau, Wella e LG. Neste período, foram mais de 35 campanhas que envolveram a gestão e contratação de mais de 600 influenciadores brasileiros.

No mundo, a Samyroad gerencia há 8 anos uma rede de 42 milhões de influenciadores em 5 continentes e 30 mil criadores de conteúdo trabalhando para 100 grandes clientes, entre eles L’Oreal, Coca-Cola, Santander, Microsoft, Mercado Livre, Adidas, Ford, McDonald’s, Nestlé, Cartier, Puig, Pfizer, Danone, Turismo do Peru e Sernatur no Chile, entre outras.

“Por meio de Inteligência Artificial mapeamos os influenciadores do país nos mais diversos segmentos. Nossa cauda longa cobre mais de 50 nichos, incluindo desde grandes celebridades até os microinfluenciadores, uma diversidade nunca antes alcançada”, explica Paulo Leal.

Influenciadores digitais e sua relação com as marcas

Não é nenhuma novidade que o influencer marketing se tornou um componente importante em estratégias publicitárias por todo o mundo. Por meio dessa colaboração entre marcas e influenciadores digitais, o mercado de publicidade se transformou e as empresas precisaram se adaptar às novas maneiras de se relacionar com seus clientes nos meios online.

“O mercado de propaganda e marketing já está adaptado e inserido com os influenciadores digitais. A grande preocupação das marcas no momento é com resultado efetivo e qualidade de entrega. Aí está um dos nossos diferenciais, pois a SamyRoad elimina os fake followers (seguidores falsos) e minimiza duplicidade de seguidores resultando em unique followers da campanha. Nossas áreas de planejamento, criação e gestão de campanhas com influencers estão focadas no melhor mix de mídia com influenciadores para objetivar eficiência na entrega de resultados das campanhas”, detalha Paulo Leal.

A plataforma da empresa possui uma Inteligência Artificial nas campanhas que busca eliminar eventual duplicidade de seguidores. Segundo Paulo Leal, eles conseguem calibrar a frequência correta para que um influenciador não cause impacto para um mesmo seguidor de um outro influenciador, tornando o alcance algo realmente verdadeiro.

“Temos uma preocupação muito grande quando o assunto é métrica para saber alcance, taxa de engajamento e impacto com uma seleção isenta de influenciadores. E quando a campanha inicia, a SamyRoad garante essa entrega de audiência alinhada com o cliente, algo que ninguém faz no Brasil, pois consideramos mais de 50 parâmetros para verificação de afinidade como demografia, fake followes e análise semântica. Por isso grandes marcas estão com a gente globalmente”, revela Leal.

Sobre a SamyRoad

Uma agência e plataforma global de influencer marketing e social media para grandes marcas. Fundada em 2013, a SamyRoad é uma multinacional com escritórios em Madrid, Lisboa, Miami, Nova Iorque, Cidade do México, Buenos Aires, Zurique, Paris, Santiago, Bogotá e São Paulo.

Com mais de 100 grandes marcas, a agência possui uma carteira de clientes formada por empresas como L’Oreal, Coca-Cola, Santander, Microsoft, Mercado Livre, Adidas, Ford, McDonalds, Danone, Nestlé, Cartier, Pfizer, Turismo do Peru, Sernatur do Chile, entre outras, e gerencia 42 milhões de influenciadores e 30 mil criadores de conteúdo no mundo.