O que é o Grupo de Atendimento?
São Paulo, março de 2013 – Ao olhar para as grandes lideranças do mercado de agências de publicidade, seus presidentes e dirigentes, e as novas lideranças nas mesmas agências, observa-se que sempre há um profissional neste comando que veio do departamento de atendimento. Isso demonstra a força da área. Por outro lado, estas mesmas lideranças, quando precisam contratar novos atendimentos para suas equipes, encontram enorme dificuldade para identificar profissionais devidamente preparados, treinados e prontos para comandar grupos de contas e, por fim, ajudar a própria agência no negócio dela. É exatamente com base nesse paradoxo que surge a mais nova entidade relacionada à atividade publicitária no Brasil: o Grupo de Atendimento (GA).
O GA chega empunhando a bandeira de promover a capacitação profissional, por meio de cursos e treinamentos, a fim de preparar melhor aqueles que se posicionam como líderes de negócios dentro de suas agências e também junto a seus clientes. São gestores que entendem de maneira completa quais são as necessidades de comunicação de seus parceiros anunciantes. Com isso, consegue encaminhá-las de forma que todos ganham: suas próprias agências e as empresas para as quais elas atuam. E fazer um anunciante feliz com os resultados de seus investimentos em marketing é o principal combustível que move a indústria da comunicação.
A solenidade de lançamento do Grupo de Atendimento foi realizada na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), na capital paulista, no dia 5 de março, com um programa bastante abrangente, que contou com palestras ou depoimentos de algumas das principais lideranças do mercado publicitário brasileiro. Estiveram presentes Nizan Guanaes, dono do Grupo ABC, maior grupo de serviços de comunicação 100% nacional e maior da América Latina; Luiz Lara, presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap); e Rodrigo Lacerda, vice-presidente da Associação Brasileira de Anunciantes (ABA).
A apresentação da nova entidade também foi prestigiada por líderes de praticamente todos os setores da indústria da comunicação, como da Associação dos Profissionais de Propaganda (APP), do Grupo de Mídia, do Grupo de Planejamento (GP), do Clube de Criação de São Paulo (CCSP), além de diversas entidades que congregam veículos de comunicação.
PROGRAMAÇÃO INTENSA
O evento apresentou a visão e a proposta de atuação do GA a mais de 500 profissionais do mercado de comunicação: razão de existir e a primeira grande ação do GA, que é um curso de formação em negócios para profissionais de atendimento.
Ênio Vergeiro, presidente da APP, ressaltou a dedicação pelos meses de encontros semanais da comissão de profissionais de Atendimento – liderada por Marcelo Passos – na sede da APP, estruturando e constituindo o GA. Fez um breve relato da APP, que desde sua fundação em 1937 acolheu os movimentos em prol ao desenvolvimento e capacitação profissional, originando entidade como o Grupo de Mídia, Grupo de Planejamento e agora o Grupo de Planejamento.
Luiz Lara, presidente da Abap, falou sobre como um profissional de atendimento atuante como um líder de negócios é importante para as agências. Rodrigo Lacerda, VP da ABA, abordou o quanto este profissional é importante para os negócios dos anunciantes e para que os serviços prestados pelas agências sejam ainda mais relevantes e imprescindíveis para os negócios dos clientes. E Nizan Guanaes, do Grupo ABC, abordou a extrema necessidade do profissional de atendimento no negócio e no mundo globalizado em que vivemos.
DIRETORIA EXECUTIVA
O Grupo de Atendimento nasce com uma diretoria executiva que tem a presidência de Marcelo Passos, diretor-geral de atendimento e gestão da Africa, e a vice-presidência de Márcio Oliveira, presidente da Lew’Lara\TBWA. José Eduardo Schwartzman (Diretor de Atendimento da África) e Cláudio Kalim (Presidente da Africa Entretenimento), são os diretores administrativos-financeiros; Hamilton Leão (Diretor de Atendimento da NBS), Daniel Jotta (Vice-Presidente de Novos Negócios da Dentsu Brasil) e Tom Gil (Diretor de Atendimento da Talent), como diretores de comunicação e relações com o mercado; Marco Piza (Diretor de contas da Loducca), Fabiana Bruno (Diretora de Atendimento da OgilvyOne), Andrei Croisfelt (Diretor de Atendimento da DM9DDB), Rodolfo Campitelli (Diretor de Atendimento da Agência Click) e Marcio Oliveira (também VP do GA), como diretores acadêmicos; Rafael Carminetti (Diretor-geral de atendimento da Lew’Lara\TBWA), Paula Coelho (Diretora de Atendimento da África), Robert Filshill (Diretor de Atendimento da Borghi/Lowe) e Gabriela Manisck (Diretora de atendimento – Taterka) estão à frente da diretoria de projetos especiais.
CONSELHO CONSULTIVO
Além da diretoria executiva, o GA conta ainda com um Conselho Consultivo integrado por “atendimentos notáveis”: cerca de 40 profissionais, líderes de suas agências e com atuação reconhecidamente marcante no mercado publicitário, em especial na área de abrangência da entidade. “Se olharmos com atenção para o ranking das 30 ou 40 maiores agências de publicidade do Brasil veremos que em quase todos os casos seus gestores são, em sua essência, profissionais de atendimento, agora atuando como CEOs, presidentes, vice-presidentes, diretores gerais ou diretores de operações. Não importa o cargo, mas sim que eles estão no comando dessas agências”, afirma Passos, que, inclusive, se encaixa nesse exemplo. “Por isso nossa bandeira está na promoção do conhecimento, por meio da educação. Queremos líderes cada vez melhores para o nosso mercado”, justifica.
Apesar de neste momento inicial a sua atuação se restringir ao mercado paulista, a ideia é que o Grupo de Atendimento se dissemine pelo Brasil por meio da abertura de capítulos regionais, como é prática usual e comprovadamente eficiente de outras entidades relacionadas às atividades dos publicitários, como a Associação dos Profissionais de Propaganda (APP) e o Grupo de Mídia, por exemplo. Por ser o último dos quatro setores estratégicos da atuação das agências – como o Clube de Criação, o Grupo de Mídia e o Grupo de Planejamento – o GA foi buscar nessas e em outras entidades do mercado o suporte que precisava para a sua existência.
Para começar a colaborar efetivamente para a formação profissional, por meio de cursos de especialização e palestras de conteúdo relevante à atividade, o Grupo de Atendimento lançará dois cursos, um em cada semestre deste ano, criados com a meta de promover o aprimoramento da qualificação em negócios desses profissionais. Cada curso terá duração de três meses.
ENSINO
A primeira iniciativa do Grupo de Atendimento será a realização de cursos com início previsto para abril. Os programas de capacitação acontecerão nas dependências da FAAP e terão todo apoio, suporte e know-how do corpo docente da FAAP.
Cada módulo do curso será apresentado em três horas, sendo cada hora com um profissional diferente: um convidado de outra área, como o Major Miranda, que foi responsável pela negociação durante o sequestro do apresentador Silvio Santos, em 2001; um grande nome da área de atendimento, que colocará vínculos práticos do dia a dia da profissão; e, por fim, uma aula prática, com exercícios em grupo. Os temas das aulas serão negociação, administração de crise, gestão de pessoas, liderança e técnicas de apresentação e venda.
Presidência: Marcelo Passos, diretor-geral de atendimento e gestão da Africa.
Vice-presidência: Márcio Oliveira, presidente da Lew’Lara\TBWA.
Diretoria Administrativa-financeira: Claudio Kalim (Presidente da Africa Entretenimento) e José Eduardo Schwartzman (diretor de atendimento na Africa).
Diretoria de Comunicação e Relações com o Mercado: Hamilton Leão (diretor de atendimento da NBS), Daniel Jotta (VP de novos negócios da Dentsu Brasil) e Tom Gil (diretor de atendimento da Talent).
Diretoria Acadêmica: Márcio Oliveira (presidente da Lew’Lara\TBWA e vice do GA), Marco Piza (diretor de contas da Loducca), Fabiana Bruno (Diretora de Atendimento OgilvyOne), Andrei Croisfelt (Diretor de Atendimento DM9DDB) e Rodolfo Campitelli (Diretor de Atendimento Agencia Click).
Diretoria de Projetos Especiais: Rafael Carminetti (diretor-geral de atendimento da Lew’Lara\TBWA), Paula Coelho (diretora de atendimento da Africa), Gabriela Manisck (diretora de atendimento da Taterka) e Robert Filshill (Diretor-geral de atendimento Borghi/Lowe).
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