APP traz grandes nomes da comunicação para o 25º fest’UP
A APP realizou neste fim de semana, 21 e 22 de setembro, a 25ª edição do Fest’UP – Festival Universitário de Propaganda, que aconteceu nos auditórios da FAAP (Fundação Armando Álvarez Penteado), em São Paulo. O evento contou com mais de 1100 alunos da área de comunicação, para um bate-papo com 52 dos mais renomados profissionais da área.
O palestrantes apresentaram aos estudantes o mundo da propaganda através de cases, filmes, contando um pouco de suas experiências profissionais e falando sobre sua rotina de atuação. Marcelo Passos, VP da DM9DDB, que se apresentou no primeiro dia do evento, deu a dica para os estudantes seguirem como grandes profissionais do meio: “Ser inquieto é não ter prazo de validade. Você tem que acordar com a certeza de que hoje você vai perder seu cliente para que você possa se superar, fazer melhor e diferente”.
Cases ganhadores de Cannes 2013 também foram apresentados pelos palestrantes, mostrando uma tendência publicitária a ser levada em consideração: “A relação entre os vencedores de troféus é basicamente que todas elas mantêm um compromisso com o consumidor”, afirmou Mario D’Andrea, jurado de Cannes 2013. Mario ilustrou o argumento com o filme “My blood is red and black”, feito pela agência Leo Burnet Tailor Made para oVitória Futebol Clube, que aumentou significantemente o número de doadores de sangue na época de sua veiculação da campanha no Brasil.
Indo para o lado de algumas frustrações vividas em momentos da carreira pelos profissionais de propaganda, Vitor Knijnik, VP de Criação da VML, descreveu uma realidade, na qual muitos ainda irão viver: “O prazer de ter uma boa peça provocadora, e o desprazer de vê-la engavetada. É assim que acontece às vezes. Na mesma linha de raciocínio, Joel Severo, da Globo, evidenciou algumas restrições do mercado: “Não aceitamos mais especialistas em apenas uma área, fazendo apenas aquilo. O profissional com a visão do todo é aquele que vai se destacar no meio da multidão”.
Os palestrantes não pouparam elogios ao evento: “A cada ano que passa as pessoas estão cada vez mais interessadas e participativas. O Fest’UP nos dá a possibilidade tanto de aprender quanto de ensinar”, disse Gleidys Salvanha, Gerente de Relacionamento com Agências, do Google Brasil, que fez sua apresentação no segundo dia do evento. João Vassão, da Publicis, que se apresentou na categoria Agência, também frisou aspectos positivos do evento: “Nossa função é dar para os jovens parâmetros do que está acontecendo no mercado e deixá-los mais preparados, para quando entrarem em agências, não tomem sustos ou se sintam frustrados”.
O Presidente da APP, Ênio Vergeiro, se mostrou entusiasmado para a próxima edição, que acontecerá no mês de setembro do ano que vem, ainda sem data firmada: ”O evento está melhor a cada ano. Com mais de 40 palestrantes e 150 pessoas trabalhando para que tudo funcione bem, superamos todas as edições, só perdemos para a de 2014”.
A 25ª edição do Fest’UP contou com o patrocínio da Globo, Globosat e Estadão.
VEJA AS FOTOS
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!