Mais de 30 mil novos anunciantes passaram a investir em publicidade no Brasil em 2016, aponta Kantar IBOPE Media
A Kantar IBOPE Media lança hoje o estudo Retrospectiva & Perspectivas 2016, que reporta, entre outras análises, o volume de compra de espaço publicitário nos principais meios de comunicação do país – desconsiderando dos valores os descontos e negociações. Ao todo, mais de 63 mil anunciantes investiram nos meios e veículos presentes na cobertura da Kantar IBOPE Media no ano passado. Desses, mais de 30 mil são novos anunciantes, que destinaram o equivalente a R$ 5,2 bilhões em propaganda, representando 4% do bolo publicitário total.
No ranking geral, entre os três maiores anunciantes multisetoriais do período estão Unilever Brasil, Hypermarcas e Procter&Gamble – o último saiu da 11ª posição no ranking de 2015 para a sexta em 2016, aumentando significativamente seus investimentos no segmento de higiene doméstica. Outro anunciante que se destacou no período foi a General Motors, que aumentou seus investimentos em mídia em 36%.
O desempenho do mercado publicitário acompanhou a variação da economia em 2016. Ainda assim, o mercado de mídia respondeu positivamente a partir do 2º semestre, crescendo na última metade do ano 14% em relação ao 1º semestre – mesmo comportamento registrado em 2015. A compra de espaço publicitário no Brasil movimentou o equivalente a R$ 129,9 bilhões em 2016, praticamente o mesmo patamar registrado no ano anterior, com ligeira retração de 1,6%. O valor foi baseado no monitoramento do espaço ocupado em mais de 600 veículos e em suas tabelas de preço, desconsiderando descontos e negociações.
“Em 2016, a Kantar IBOPE Media desenvolveu diversas iniciativas de ampliação para manter a representatividade da base de investimento publicitário a partir do monitoramento de mercados, veículos e formatos”, explica Dora Câmara, Diretora Comercial Brasil da Kantar IBOPE Media.
De acordo com o estudo, a TV (aberta, paga e merchandising) segue como principal destino das verbas de mídia, atraindo 70% do total de compra de espaço publicitário em 2016. O meio acumulou R$ 95,9 bilhões, representando um crescimento de 4,3% no período. Já o jornal teve comportamento semelhante ao do ano anterior e recebeu o equivalente a R$ 15,2 bilhões no ano passado. A mídia exterior (OOH) também teve destaque, com crescimento de 17% em comparação a 2015.
Em TV aberta, do total de 19.956 anunciantes presentes no meio, 13 mil foram exclusivos. A concentração de exclusivos também foi expressiva no jornal, somando 60% dos 18 mil anunciantes do meio.
A agência Y&R permanece na liderança do ranking das maiores agências do país, sendo responsável pela compra de um total de R$ 5,9 bilhões em espaço publicitário de acordo com o levantamento. Em seguida aparecem WMcCann, Almap BBDO, Ogilvy e Mather Brasil e Publicis PBC Comunicação. Passaram a figurar no ranking de 2016 as agências David Brasil, OMZ Ideias em Comunicação, Link Propaganda e Comunicação, Giacometti Propaganda e FSB.
Para saber mais sobre panorama do mercado publicitário brasileiro em 2016 e as tendências para este ano, faça o download do estudo no site da Kantar IBOPE Media.
Sobre a Kantar IBOPE Media
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