FESTIVAL EL OJO DE IBEROAMÉRICA 2019 APRESENTA PRESIDENTES DE JÚRI, JURADOS E CONFERENCISTAS BRASILEIROS
Divulgação de nomes foi realizada durante o evento promovido na sede do Google Brasil, em São Paulo. São três presidentes de júri de nacionalidade brasileira, 46 jurados e seis conferencistas
Maior festival criativo da América Latina, em 2019 o El Ojo de Iberoamérica completa 22 anos inspirando, incentivando e reconhecendo as melhores ideias, profissionais e empresas dos países que compõem a região Ibero-americana. Neste ano, o Festival será realizado nos dias 6, 7 e 8 de novembro no Auditório Principal da La Rural, no Prédio Ferial de Buenos Aires, localizado no bairro de Palermo, um dos centros criativos mais importantes da Argentina.
Em coletiva de imprensa realizada na sede do Google Brasil, em São Paulo, o El Ojo apresenta os profissionais brasileiros que serão Presidentes de Júri, Jurados e Conferencistas da edição deste ano. Eles se unem a um grupo de representantes internacionais responsáveis por elegerem as melhores ideias inscritas no festival. São três Presidentes de Júri brasileiros (mais um argentino que atua no Brasil há cinco anos), 46 Jurados e seis Conferencistas de nosso país na elite do El Ojo de Iberoamérica 2019. Confira todas as informações a respeito dos nomes nas páginas seguintes. Como em todos os anos, El Ojo atualiza as suas categorias de acordo ao ritmo da indústria. Para este ano, o El Ojo pretende reconhecer o trabalho das mulheres criativas com o “El Ojo + Mulheres”. Abaixo, todos os prêmios e demais atualizações.
Novo Prêmio: El Ojo +Mulheres
Conforme anunciado durante a edição do ano passado, em 2019 é lançada uma nova premiação: o “El Ojo +Mulheres”, que vai laurear as melhores peças, entre as ganhadoras/finalistas nas demais categorias do festival, que tenha na ficha técnica uma ou mais mulheres em lugares relevantes a nível criativo. O objetivo é incentivar a representatividade feminina nas lideranças criativas e na realização audiovisual.
Neste ano, há outras mudanças. Confira abaixo os outros prêmios que foram atualizados:
– O El Ojo Via Pública ganha a categoria Instalações Interativas, para premiar ações que usam os espaços públicos para que os consumidores participem de ações publicitárias;
– O El Ojo Digital & Social incorpora a categoria Design UX,para destacar trabalhos que tiveram uma percepção positiva do serviço ou do produto de uma marca;
– No El Ojo Media foram criadas cinco categorias novas dentro do grupo Produtos e Serviços;
– O El Ojo PR agrega a categoria Ações em tempo real, para premiar ações pensadas para que os consumidores respondam e/ou participem em tempo real de eventos de PR;
– O El Ojo Sustentável pelo Bem Comum (ST) foi reestruturado e recebeu a categoria Saúde;
– O El Ojo Sports incorporou a categoria Social, Diversidade e Inclusão, para reconhecer ações criadas por uma marca ou uma organização com a meta de conscientizar e impulsionar uma mudança sobre os diferentes problemas dentro do esporte ou de uma comunidade relacionada com o esporte;
– Neste ano, o prêmio El Tercer Ojo, que reconhece grandes ideias que quebram paradigmas e abrem novas formas de comunicar e pensar a indústria, agregou as seguintes categorias: Produtos; Serviços; Entretenimento e Turismo; Institucional, imagem corporativa e patrocínios; RSE; e Bem Público e Mensagens Governamentais;
– O El Ojo Eficácia terá duas novas categorias: Estratégias Interativas e Estratégia, Posicionamento e Criatividade;
– O prêmio Melhor Ideia Latina para o Mundo também apresenta novas categorias dentro do grupo Ideias de Latinos para o Mundo: Produtos; Serviços; Entretenimento e Turismo; Meios; Entretenimentos; Recreação; Transporte e Turismo; Institucional; Imagem Corporativa; e Patrocínios;RSE; Bem Público; e Mensagens Governamentais.
Como em todas as edições do El Ojo de Iberoamérica, as agências, produtoras e anunciantes também podem inscrever seus melhores trabalhos no El Ojo Filme, El Ojo Gráfica, El Ojo Rádio, El Ojo Experiência de Marca & Ativação, El Ojo Design, El Ojo Conteúdo, El Ojo Campanhas Integradas, El Ojo Inovação, El Ojo Direto, El Ojo Creative Data, El Ojo Produção Audiovisual (Craft), El Ojo Produção Áudio & Som (Craft), El Ojo Produção Digital (Craft), El Ojo Produção Gráfica (Craft), El Ojo Local, e o Novos Talentos, concurso que tem como objetivo estimular os jovens profissionais e estudantes da região.
Inscrições abertas
O registro de trabalhos no El Ojo de Iberoamérica está disponível para todos os que queiram inscrever suas melhores ideias, trabalhos e campanhas para participar das premiações do Festival. Para isso, é necessário acessar o site de inscrições do Festival. Tanto a inscrição quanto o envio dos materiais são feitos por meio do site, onde devem ser ingressadas as informações sobre a empresa participante. Cada trabalho precisa ser acompanhado de sua respectiva ficha técnica. As peças são incluídas no sistema junto com o material exigido para cada prêmio. O registro e o envio dos formulários devem ser feitos até o dia 30 de setembro.
BRASIL TEM TRÊS PRESIDENTES DE JÚRI NA 22ª EDIÇÃO DO EL OJO DE IBEROAMÉRICA
A 22ª edição do Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica conta com a colaboração de três profissionais brasileiros, responsáveis por presidir os júris e que vão selecionar as melhores e mais criativas ideias da região Ibero-americana. Eles são Joanna Monteiro, Diretora Criativa para Projetos Globais da FCB Brasil, liderando a categoria El Ojo Digital & Social; Marco Bebiano, Diretor de Desenvolvimento de Negócios do Google Brasil presidindo o El Ojo Media; e Vellas, Sócio e Diretor de Cena da Saigon, como Presidente das categorias El Ojo Produção Audiovisual e El Ojo Produção de Áudio e Som. Há mais um presidente de júri que, apesar de não ser brasileiro, atua no Brasil há cinco anos: Trata-se do argentino Matías Menéndez, diretor executivo de criação da agência Africa, que presidirá o júri do El Ojo Direto.
Saiba mais sobre os Presidentes de Júri
El Ojo Digital & Social
Joanna Monteiro – Diretora Criativa para Projetos Globais da FCB Brasil
Recentemente promovida ao cargo de Criativa Global da FCB, Joanna Monteiro é uma das criativas latinas mais importantes do mundo. Eleita a Mulher Mais Criativa do Mundo pela publicação Business Insider, começou sua carreira profissional na publicidade como redatora estagiária na Ogilvy, há 23 anos. No ano seguinte, entrou na DPZ como redatora. Depois de trabalhar de 1999 a 2002 na W/Brasil, entrou na Africa, onde esteve por dez anos. Em setembro de 2012 entrou na FCB, como CCO. Joanna é formada em Artes pela Universidade de Brasília (UnB) e fez pós-graduação em Propaganda e Marketing na ESPM. Como CCO na FCB, conseguiu colocar a agência no seleto grupo das mais criativas do mundo. Em 2016, a publicitária foi Presidenta do El Ojo Interativo. Neste ano, participará pela primeira vez no festival como Conferencista, além de ser novamente Presidente de Júri, desta vez da categoria El Ojo Digital & Social. Em 2014, recebeu dois Gran Ojos nas categorias Mobile e Direto, e um Grand Prix Mobile em Cannes, pela campanha “Protection Ad”, para Nivea. Por causa disso, presidiu o Júri da categoria, no ano seguinte.
El Ojo Media
Marco Bebiano – Diretor de Desenvolvimento de Negócios do Google Brasil
Marco Bebiano supervisiona todos os aspectos das relações comerciais do Google Brasil com as maiores agências de publicidade do país. Dirige uma equipe que faz parcerias com diversas agências para construir e consolidar relações executivas e impulsionar o crescimento do seu faturamento. Com mais de 20 anos de experiência na área de Publicidade e Marketing, 15 deles no âmbito digital, antes de unir-se a Google, foi Media Director de uma das maiores agências digitais do Brasil, a AgênciaClick Isobar, responsável pelos departamentos de planning, compra, BI (business intelligence) para marcas Top World Class como Coca-Cola, Whirlpool, FIAT, L’Óréal, Credicard, Diageo, além de marcas líderes da indústria do Brasil como Bradesco, SKY TV, Sadia, entre outras. Marco colaborou com o mercado digital, participando ativamente no Conselho de Mídia Brasileiro (Grupo de Mídia) durante seis anos como líder do comitê de Internet e do IAB durante anos, como Presidente e Vice-Presidente do Comitê de Search. Esportista, devoto do surf, orador público e viajante global.
El Ojo Produção Audiovisual e El Ojo Produção de Áudio e Som
Vellas – Sócio e Diretor de Cena da Saigon
Depois de iniciar sua carreira como Diretor de Arte de agências de publicidade de destaque, como Ogilvy e DDB, Vellas fez uma transição e passou a dirigir filmes. Tornou-se conhecido em 2013 com “Alma”, um curta-metragem em preto e branco para a lendária marca de fotografia Leica. O aclamado projeto ganhou vários prêmios no Festival Internacional de Criatividade Cannes Lions, no El Ojo de Iberoamérica, no D&AD Awards, no Clio Awards e no Ciclope Festival, entre outros. Nesse mesmo ano, Vellas foi selecionado para fazer parte da Mostra de Novos Diretores da Saatchi & Saatchi, conhecida por apresentar os melhores talentos da produção cinematográfica. Vellas passou a trabalhar com prestigiadas agências e marcas globais, incluindo Ubisoft, Leica, Ford, Citroen, Mitsubishi, Renault e Remy Martin. Uma de suas mais recentes campanhas foi o anúncio “#shutupdeath”, de 2018, para a organização humanitária Médecins du Monde. Ganhador de vários prêmios, incluindo um Leão de Bronze em Craft no Cannes Lions, o filme dramático destaca o importante trabalho que está sendo realizado pelos heroicos médicos da organização, que prestam atendimento médico de emergência e de cuidados prolongados a civis em zonas de conflito internacionais. Como cineasta, Vellas gosta de filmar sequências de ação complicadas e criar efeitos visuais integrados, mas também valoriza a narrativa minimalista, principalmente quando combinado com seu estilo de direção corajoso e visceral. Atualmente, é representado pela Saigon (Brasil), PrettyBird (EUA e Reino Unido), Rebolucion (América Latina e México), Anorak (Alemanha), Blur (Espanha) e Hamlet (Ásia).
El Ojo Direto
Matías Menéndez, diretor executivo de Criação da agência Africa
Argentino natural de La Plata, Matías brinca que já é “quase um brasileiro”, pois mora em São Paulo há cinco anos, onde nasceu sua filha e onde atua como diretor executivo de Criação da agência Africa. Ele ingressou na carreira publicitária na La Comunidad, como Diretor de Arte, e logo se incorporou à Madre Buenos Aires, onde formou parte da equipe que realizou o relançamento da marca de alimentos argentina Lucchetti. Pouco tempo depois foi para os Estados Unidos, trabalhar na Mother NY, integrando a equipe que criou Blinkwashing, uma campanha interativa inovadora no YouTube, para Virgin Mobile, que teve repercussão na mídia em nível mundial. Colaborou também na Target, para a criação da maior instalação cinematográfica da moda com influencers ao redor dos EUA. Depois de três anos em Nova Iorque, se mudou a São Paulo, convocado pela Africa, onde vem trabalhando para contas como Budweiser e Brahma e já recebeu vários prêmios internacionais, como três Gran Ojos, Grand Prix no Cannes Lions, Grand Prix no Clio Sports e no D&AD. Seu trabalho contribuiu para que Africa fosse consagrada como A Melhor Agência da Ibero-América no El Ojo 2017. Desde outubro de 2018 também lidera a criatividade da operação da Africa em Buenos Aires, que tem a cargo Budweiser. Matías acredita na importância de construir marcas que se conectem verdadeiramente com as pessoas em qualquer formato disponível, e com essa visão vai presidir o Júri do El Ojo Direto.
Todos os jurados brasileiros
Conteúdo
Fred Siqueira – Ampfy
Renato Zandona – AKQA
Creative Data
Rafael Caldeira – SOKO
Guiga Guiacomo – Tribal Brasil
Design
Thiago Baron – DOJO
Digital & Social
Eduardo Camargo – Mutato Brasil
Dogura Kozonoe – CHEIL Brasil
Yuri Mussoly – Facebook Brasil
Direto
Luis Felipe Figueiredo – Publicis Brasil
Guilherme Pierri – Peppery
Eficácia
Viviane Pepe – AVON
El Tercer Ojo / Campanhas e Ações Integradas / Melhor Ideia Latina para o Mundo
Ehr Ray – BETC Havas
Experiência de Marca & Ativação
Laura Florence – Havas Health You
Alessandra Sadock – Artplan
Film
Rafael Donato – David SP
Felipe Luchi – Lew Lara TBWA
Wilson Matheos – ex-Leo Burnett TM
Renato Simoes – W+K Brasil
Pedro Corbett – AlmapBBDO
Gráfica
Vico Benevides – GTB Brasil
Laura Esteves – Young & Rubicam Brasil
Guilherme Jahara – Sunset DDB
Adriano Matos – GREY Brasil
Inovação
Fabiano Coura – R/GA Brasil
Media
Adriano Alarcon – F.Biz
Bruno Dreaux – Agencia AMO
André Kassu – CP+B Brasil
PR
Renato Pereira – REF+
Produção de Áudio e Som
Paulinho Corcione – Lucha Libre Audio
Lucas Mayer – DaHouse
Janecy Nascimento – Loud Audio
Lucas Sfair – Canja Audio
Produção Audiovisual
Mayra Auad – Yourmama
Henrique Danieletto – Iconoclast
Paulo Garcia – Zombie Studio
Cassiano Prado – Stink Filmes
Ian SBF – O2 Filmes
Marianna Souza – Apro
Rádio
Félix Del Valle – Ogilvy & Mather Brasil
Sports
Rui Branquinho – Dentsu Aegis Network Brasil
Humberto Cunha – Santa Clara
Sustentable
Nicolás Romanó – Wunderman Thompson Brasil
Via Pública
Pedro Portugal – 3AWW
Eduardo Salles – MullenLowe Brasil
Rafael Urenha – DPZ&T
Kevin Zung – W/McCann
SEIS CONFERENCISTAS BRASILEIROS ESTÃO NO CICLO DE CAPACITAÇÃO E INSPIRAÇÃO DO EL OJO 2019
O Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica caminha rumo à sua 22ª edição inspirando, motivando, estimulando e reconhecendo o melhor da criação publicitária na região e de cada um dos seus países. Em 2019, a grande festa da criatividade latina recebe um time de experientes profissionais que vão oferecer ao público a sua visão por meio de palestras, workshops, seminários, exposições, coquetéis e festas.
Os seis brasileiros onfirmados entre os conferencistas do tradicional Ciclo de Capacitação e Inspiração são:
Joanna Monteiro, Diretora de Criação para projetos globais da FCB
Gregório Duvivier, sócio-fundador do Porta dos Fundos, ator, escritor e roteirista e Tereza Gonzalez, Diretora Sênior da VIS – Viacom International Studios
Fernando Taralli, Presidente de VML Brasil y Chief Integration Officer de VMLY&R LATAM
Rodrigo Jatene, Chief Creative Officer de Grey West, Estados Unidos
Fernanda Antonelli, Managing Director da W+K São Paulo, que fará sua conferência em parceria com a norte-americana Susan Hoffman, Chairperson da W+K Global
Sobre o El Ojo de Iberoamérica
O El Ojo de Iberoamérica é o primeiro festival internacional com um critério e um olhar latino sobre a criatividade, a comunicação e o entretenimento. Em cada uma de suas edições, e há 22 anos, o El Ojo reúne o talento e o espírito latino, projetando-o e integrando-o ao mundo. O sucesso do evento se dá graças às premissas que permeiam o festival: capacitação, inspiração, encontro, reconhecimento aos melhores trabalhos e aos profissionais e empresas que os criam e, principalmente, estímulo para que a indústria cresça ano a ano e se consolide como uma referência mundial em criatividade. Todos os anos, o El Ojo impulsiona os limites do talento, a criatividade e a comunicação latina, fazendo-as crescer e potencializando-as. O El Ojo vê mais além e se consolida como o lugar por excelência para os profissionais do mercado se encontrarem, a fim de fortalecer e potencializar vínculos, trocar experiências, gerar negócios e projetar o talento latino além das fronteiras regionais.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!