Palavra Aberta lança websérie sobre jornalismo com apoio do Facebook
O Instituto Palavra Aberta lança nesta segunda-feira (4 de maio), com apoio do Facebook, uma iniciativa para valorizar e fortalecer o papel do jornalismo e engajar a sociedade na defesa da liberdade de imprensa.
Por meio de uma websérie, o projeto “Conhecer para Defender” vai explicar os caminhos e procedimentos adotados por jornalistas profissionais desde a elaboração da pauta até a publicação da notícia, como forma de aumentar a confiança em seu trabalho.
“Neste momento em que recebemos tanta informação e de tantas maneiras, com graus variados de confiabilidade, é importante ‘abrir a cozinha’ e mostrar como o jornalismo é feito, como se diferencia de outros tipos de conteúdo e sua relevância para a sociedade”, afirma a presidente do Instituto Palavra Aberta, Patricia Blanco.
“Críticas a uma produção jornalística são saudáveis — e podem contribuir para que o trabalho seja sempre aprimorado. O que não pode acontecer é uma demonização generalizada da imprensa como instituição. A demonização só interessa àqueles que não querem uma imprensa forte e atuante.”
Para Monica Guise Rosina, gerente de políticas públicas do Facebook no Brasil, ao ajudar as pessoas a entender como o jornalismo funciona, “acreditamos que estamos apoiando a sociedade a valorizar a pluralidade de ideias e a liberdade de imprensa”.
“Sabemos que conhecimento ajuda as pessoas a tomarem decisões mais informadas, por isso o Facebook apoia essa iniciativa”, finaliza.
O objetivo da parceria é que, a partir do entendimento de como o jornalismo funciona, diversos grupos e organizações da sociedade civil possam reconhecer e defender o papel da imprensa profissional como antídoto à desinformação. Mesmo no caso de críticas, esse conhecimento contribuirá para que sejam mais assertivas.
A iniciativa integra um conjunto de iniciativas pelo Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, celebrado pela Unesco em 3 de maio. E é particularmente importante às vésperas de uma das maiores eleições já realizadas no Brasil, com previsão de participação de mais de 500 mil candidatos.
Ao longo da semana, os cinco episódios da websérie serão publicados nas redes sociais do Instituto Palavra Aberta e de organizações da sociedade civil que apoiam a causa.
O projeto soma-se a outras iniciativas do Palavra Aberta no combate à desinformação. A instituição também lidera o EducaMídia, programa lançado em 2019 para capacitar e engajar educadores no processo de educação midiática de crianças e jovens.
Jornalistas participantes:
André Borges – repórter O Estado de S. Paulo
Antônio Gois – colunista O Globo
Carolina Ercolin – âncora Rádio Eldorado
Thais Folego – Editora Revista AzMina
Valmir Salaro – repórter TV Globo
Episódios
O que é jornalismo e por que importa?
O que é notícia?
O método jornalístico
Edição e ponto de vista
Jornalismo em tempos de smartphones
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!