No Dia do Mídia, uma reflexão sobre o hoje e o amanhã
Por Antonio Toledano – Sócio e Co-presidente da Pátria Comunicações e VP da APP Brasil
“O mercado está mudando” – há quanto tempo estamos lendo e ouvindo essa frase? E há quanto tempo não estamos vivendo diariamente esta mudança? É claro que todas as transformações que o nosso mercado de comunicação, assim como tantos outros, estão passando, tem alterado – e muito – os “job description” dos atores envolvidos. Mas, sem dúvida alguma, o profissional de mídia é um dos mais (se não o mais) afetado pela mudança.
Quem diria que o já árduo trabalho de pesquisar, planejar, negociar, executar e checar as melhores opções para aproximar marcas de seus potenciais consumidores, num leque hoje chamado “off-line”, seria quase que uma brincadeira com o avanço da tecnologia a qual, apesar de oferecer ferramentas que facilitam e automatizam processos, também abriu milhões -literalmente milhões – de opções?
Hoje, o profissional de mídia não trabalha mais com escala, onde se veiculam peças publicitárias em espaços preestabelecidos para comunicação das marcas. Ele tem pela frente desafios na forma de conteúdo, influenciadores, aplicativos, recursos digitais, customização de ativos OOH, branded contents, marketplaces e tantos outros.
Ele não é mais um profissional “de” mídia. E sim um profissional “da” mídia.
Temos como grande exemplo o Grupo de Mídia de São Paulo, que está se reposicionando no mercado e se reinventando com a nova realidade. Os profissionais de mídia, antes concentrados nas agências de publicidade, hoje, com as novas necessidades de cada um dos players da indústria e com os novos modelos de negócio, estão se espalhando por diversos lugares: agências, anunciantes, plataformas, institutos de pesquisa, veículos, startups, aplicativos…
Por esse motivo, o Grupo de Mídia decidiu ampliar o seu escopo e tomar uma atitude aparentemente simples, mudando uma letra e deixando de ser uma entidade “do” Mídia para ser “da” Mídia.
Digo aparentemente simples porque, na essência, o GM agora também abriga os profissionais técnicos da área que atuam “na” mídia e não somente em agências de publicidade, o que por si só já é uma grande transformação.
Como consequência, a entidade adotou também novo mantra: “O GRUPO DE MÍDIA PARA TODXS” com o intuito de reforçar seus principais valores: coragem, multiplicidade, pluralidade e visão.
Sua missão, contudo, é e sempre será levar conhecimento ao mercado, fomentar discussões, renovações e inovações necessárias para o segmento e ajudar na avaliação isenta de questões importantes para o todo e não para uma só parte.
Assim, como Conselheiro do Grupo de Midia, VP da APP e apaixonado pelo ofício, fico feliz e orgulhoso em me “auto parabenizar” e deixar meus cumprimentos a TODXS Mídias!
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