Perspectivas nas relações de profissionais e empresas, pós pandemia
Por Cacá de Oliveira – Publicitário, radialista, escritor, jornalista e diretor da APP Regional Norte
Comumente profissionais de alto escalão são bem remunerados devido as suas habilidades de pensar e solucionar problemas, ou seja, são pessoas despertas e com muito poder de foco. É certo que o ambiente pandêmico, fez com que estes profissionais passassem um período maior em suas casas; com isso foram despertos e convidados a degustar de outros setores de suas vidas, que vão além dos campos financeiros e profissionais. São pessoas com consciência elevada facilmente são capazes de compreender que a vida é mais do que trabalhar e ganhar dinheiro. Pois, elas passam a compreender que valem muito mais do que propriamente são remunerados.
E isso as condicionam a se sentirem inevitavelmente presas e exploradas, uma vez que já conhecem o gosto da liberdade, não desejam mais serem aprisionadas em empresas e corporações que sugam os seus talentos. É um sentimento que tem se ampliado e assolado a uma vasta gama de profissionais. E com certeza, essa perspectiva se encaminha para uma virada na relação de trabalho a um novo perfil de profissional, que de uma certa forma já tinha a sensação de necessitar de mais espaço para o chamado “lazer”.
Contudo, essa sensação, esse sentimento foi acelerado 10 vezes mais porque aquele profissional desenvolveu uma experiência que extrapolou sua visão de necessidades de peso e contrapeso na vida. E Isso é incrível, pois, a realidade traz a verdade de que a escassez de profissionais habilidosos inevitavelmente fará com que o sistema de conduta das empresas com os seus colaboradores passe por uma revisão, tornando-as mais humanas e justas, o que as corporações mais bem sucedidas deste planeta como o Google, Facebook, a Mind Valey dentre outras, a tempos atuam com políticas diferenciadas em relação aos seus colaboradores.
A Mind Valey, por exemplo, antes de contratar seus colaboradores, utilizam um processo seletivo em que os candidatos passam alguns dias em um local paradisíaco refletindo a respeito de suas vidas, e durante a entrevista devem responder se realmente vale a pena trabalhar nesta empresa, além de outros métodos incríveis utilizados para manter os colaboradores livres e pensantes. Esta é uma abordagem muito animadora e significa que temos muito a fazer, e empresas devem se tornar sustentáveis em todos os seus aspectos, principalmente aprendendo a respeitar e valorizar os seus colaboradores.
É um processo de humanização da relação, em que há uma tendência da hibridação do trabalho pós – Pandemia, tanto que tem profissionais deixando de atuar em horário integral, setores de RH alterando seu modelo de recrutamento, profissionais repaginando sua atuação e investindo na flexibilização. O retorno à estabilidade com o novo normal tende a expor grandes movimentos entre os ambientes e a forma de atuação de profissionais, exibindo o êxodo, demissões e a reinvenção de profissionais para esta nova realidade, que “TOC TOC” adentrou ao mercado que ora se reorganiza.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!