Como uma liderança ruim pode impactar o seu time de marketing
Por Thay Abrantes, CEO da Cryah Agência Digital
A forma como uma equipe de marketing é liderada faz toda a diferença no resultado dos trabalhos que realiza. A responsabilidade de cada profissional é evidente, mas a participação e influência do líder é ainda mais determinante. É ele ou ela que está a frente da equipe e tem a missão de incentivar e motivar o time em busca de bons resultados.
Quando o profissional que encabeça a equipe não é preparado para o cargo, todo o trabalho é afetado negativamente, mesmo com profissionais competentes e capacitados em outras posições.
Mas, isso afeta tanto assim?
Uma pesquisa da Gallup indicou que o engajamento de uma equipe é 70% atribuído ao líder. Bem considerável, não é mesmo?
E, infelizmente, parece que a maioria deles não está desempenhando muito bem o seu papel. De acordo com uma pesquisa da Universidade Harvard, dos Estados Unidos, 63% das lideranças brasileiras têm responsabilidade por um clima de desmotivação entre os colaboradores.
Para completar o cenário desanimador, o ADP Research Institute concluiu em suas pesquisas que 18% apenas dos trabalhadores brasileiros estão engajados em seu trabalho. Quando vemos resultados da Michael Page podemos deduzir o motivo principal desse desengajamento: oito a cada 10 profissionais que se demitem, atribuem o desligamento ao seu líder.
O que mais pesa para estes profissionais é o fato desse líder não ser uma fonte de inspiração, além da falta de perspectiva de crescimento profissional. Como terceira motivação para o desligamento, os entrevistados citaram a escassez de feedbacks encorajadores para o desenvolvimento profissional.
O cenário é desafiador para as lideranças. Então como fazer a diferença e liderar uma equipe de forma efetiva? Veja algumas dicas.
Atenção à comunicação
Conforme apontaram dados da The Predictive Index, 60% dos funcionários ouvidos pela pesquisa avaliaram negativamente seus gestores e o que relataram ser o pior problema foi a incapacidade de serem claros ao apresentar metas e expectativas. A comunicação é de vital importância para a vida em sociedade, tendo, inclusive, auxiliado na sobrevivência da espécie humana até hoje. A habilidade de se comunicar bem é essencial para a dinâmica dos grupos e um líder tem que, obrigatoriamente, saber se comunicar de forma efetiva.
É necessário uma comunicação clara e com o mínimo possível de ruídos. Não deve permanecer nenhuma dúvida por parte do interlocutor. Vale destacar que nem todo o tipo de ruído é da responsabilidade do emissor. Se o interlocutor tem problemas de audição, ou está fisicamente longe, não podemos responsabilizar quem está emitindo a mensagem.
Portanto, uma comunicação com o mínimo possível de ruídos, assertiva e clara tende a engajar muito mais a equipe, o que reflete em resultados melhores, evita retrabalhos, e garante uma maior produtividade.
O feedback deve entrar na rotina
Feedback é uma ferramenta poderosa, mas que precisa ser realizada de maneira adequada. Quando feita de forma a constranger o outro, traz efeitos contrários aos pretendidos, e criará um ambiente hostil.
O feedback ideal é aquele feito de forma natural, como uma conversa e alinhamento diário. O líder diz o que pode ser melhorado e abre espaço para que o colaborador exponha seus pontos de vista e dificuldades.
Um feedback como rotina acaba se tornando algo corriqueiro e habitual, e deixa de ser aquele momento de tensão de um feedback programado.
Favoreça um ambiente seguro
É responsabilidade do líder favorecer e criar um ambiente seguro. Quando há confiança e o funcionário não se sente desconfortável ou magoado ao receber um feedback, o terreno está fértil para um ambiente seguro e o colaborador sente-se parte da empresa e tem mais impulso para somar ao time.
É preciso ter em mente que ninguém está totalmente preparado para ouvir a respeito de seus pontos de melhoria. Por isso, é preciso ter sabedoria na hora de oferecer seus feedbacks e para isso o melhor caminho é tornar esse momento natural e que seja feito em particular, sem a presença de outros funcionários.
É necessário ser criterioso ao contratar os melhores profissionais
Uma equipe de marketing qualificada é o sonho de qualquer gestor. Porém, vale dizer que os melhores profissionais para o seu time não são, necessariamente, aqueles com várias qualificações técnicas e experiências mirabolantes.
Além de analisar o currículo, é necessário verificar se o candidato é alinhado à empresa e ao resto do time, para que o trabalho em equipe funcione. Por isso, é preciso que o líder conheça muito bem sua própria equipe para saber escolher a peça que melhor se encaixa a ela.
É preciso ter clareza e organização
O líder precisa estar por dentro de tudo o que está acontecendo em seu setor. As atividades precisam estar bem definidas e cada um deve saber exatamente o que fazer.
É preciso direcionamento nessas atividades e os alinhamentos diários são importantes para manter todos no mesmo ritmo. É necessário entender a diferença entre deixar os liderados livres e soltos. Se ficam sem direcionamento, eles ficam mais soltos do que livres, e consequentemente perdidos.
Uma liderança de sucesso gera resultados
Um líder de sucesso está sempre preocupado em manter o engajamento da sua equipe, e utiliza uma comunicação assertiva. Mantém a motivação e conexão do time e implanta no ambiente o clima de comprometimento, tanto com o próprio desenvolvimento profissional, quanto com o sucesso da empresa.
Essa abordagem e cuidado com certeza irá gerar bons frutos para todos, e gerar bons resultados para a empresa.
Quer ser um líder ainda melhor?
A Cryah Agência de Marketing Digital publicou um conteúdo sobre as 10 características de um líder de marketing de sucesso, confira e descubra quais pontos sua liderança já possui e quais ainda precisam ser desenvolvidos.
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