A novidade, Fill the Gap, idealizada e apoiada pela AlmapBBDO, Grupo Dreamers e Soko, em parceria com a ESPM, tem o objetivo de capacitar pessoas C-Levels de grupos sub-representados para assumir cargos de liderança no setor
O mercado de comunicação, no Brasil e no mundo, enfrenta uma grave desigualdade e falta de representatividade em cargos de liderança, prejudicando a inclusão de grupos como pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. E quando fala-se sobre isso, cada vez mais, promover a diversidade é fundamental para as empresas alcançarem uma gestão consciente e enriquecedora, valorizando os perfis, enaltecendo as diferenças entre todos os colaboradores e enriquecendo potenciais e experiências interpessoais.
Atentas a esse cenário e focadas em promover e acelerar a inclusão de profissionais desses grupos sub-representados para serem protagonistas no mundo corporativo do setor, as agências AlmapBBDO e Soko, e o Grupo Dreamers – que detém Artplan, Convert e A-Lab -, em parceria com a ESPM, anunciam o curso gratuito “Fill the Gap” para líderes. A iniciativa pretende oferecer ensino de qualidade a fim de preparar e ampliar a presença de pessoas negras, indígenas, com deficiência, trans ou não bináries para assumir cargos de liderança na indústria da comunicação. O curso terá 40 vagas gratuitas e será online, com duração de seis meses, e aulas transmitidas ao vivo duas vezes por semana, durante três horas por dia, no período da noite. As inscrições estarão abertas no site do projeto até 7 de maio, e o processo de seleção será transparente e neutro, realizado pela consultoria EmpregueAfro. A lista de candidatos selecionados será anunciada na semana de 29 de maio.
Poderão se inscrever no curso pessoas que pertençam a esses grupos e que já estejam no mercado de trabalho, atuando a partir do nível de gerência, com pelo menos 5 anos de experiência. O curso é gratuito, já o mesmo programa na ESPM custaria R$ 40 mil por aluno. A metodologia do curso está dividida em cinco trilhas: Trilha de Engajamento (aula magna e ciclos com aporte de conteúdo, aplicação prática, reflexão de carreira e repouso); Trilha de Desenvolvimento Profissional (coach de carreira e mentores do mercado); Trilha de Autoconhecimento (com disciplinas de Autoestima, Inteligência Emocional, D&I e aulas magnas, como inglês corporativo, marca pessoal e técnicas de oratória); Trilha Relacional (com disciplinas de Liderança e Sucessão e Reputação, Imagem Corporativa e Gestão de Crise); e Trilha Corporativa (com disciplinas de Projetos e Negócios, Finanças e ESG, Governança e Sustentabilidade). A intenção é capacitar os profissionais para gerenciar pessoas, projetos e negócios, reforçando potenciais.
De acordo com um censo recente da Gestão Kairós com o Observatório da Diversidade na Propaganda, há uma lacuna significativa entre o número de grupos sub-representados em cargos de liderança na indústria de comunicação em comparação com a população brasileira. Segundo os dados, 92% dos presidentes de agências pesquisados se identificaram como brancos, enquanto apenas 8% do mesmo grupo se identificaram como negros, apesar de representarem 56% da população brasileira. Os dados são igualmente preocupantes para outros grupos de perfis que o programa visa incluir.
O nome “Fill the Gap” apresenta o propósito de reforçar a relevância global do projeto e, igualmente, pretende chancelar a visibilidade dos 40 talentos selecionados a um nível além do nacional. Portanto, a ideia central da ativação é a de ocupar o mercado, de forma inclusiva e representativa, preenchendo o espaço existente e aproximando profissionais diversos de cargos de liderança.
A iniciativa surgiu do incômodo sentido por três dirigentes da indústria da comunicação, homens brancos cis, sem deficiência, Felipe Simi, CEO e CCO da Soko, Filipe Bartholomeu, Presidente e CEO da AlmapBBDO, e Rodolfo Medina, Presidente Executivo do Grupo Dreamers, indicados como finalistas de um importante prêmio do mercado de Comunicação, que sentiram falta de pessoas diversas entre eles. Eles pensaram juntos em uma forma de endereçar este assunto no segmento para que o mercado e a premiação conhecesse, formasse e reconhecesse pessoas diversas.
Toda a concepção do projeto contou com o apoio de André Chaves, fundador do Papel e Caneta, ação coletiva sem fins lucrativos que visa unir líderes da comunicação em prol de causas sociais. A campanha conta com um filme produzido pelas produtoras TD – Transformação Digital e LOUD, além de anúncios e perfis proprietários no Instagram e LinkedIn, buscando alcançar profissionais diversos que possam se beneficiar do curso e enfatizando a importância da diversidade e inclusão no mercado de comunicação.
Confira mais informações por meio dos links:
Site –https://fillthegap.com.br/
LinkedIn – https://www.linkedin.com/