Os clientes estão mudando!
Por Felipe Martins – Especialista em Negócios Digitais e E-commerce e Fundador da Boigy / Assessoria Digital, também contribui com suas palestras e conteúdo para o fortalecimento da regional Mogi e Alto Tietê
Você pode não ter percebido, mas se prestar atenção irá notar. Os clientes estão mudando e você deve estar ligado nisso. As gerações mudam e assim os clientes também, muito além da definição de um novo público-alvo. Só para você entender, a geração Z, nascidos entre 1995 e 2015, já é predominante no mercado de consumo e grande parte possui uma visão bem diferente do posicionamento de marca perante as demais gerações anteriores.
Muitas marcas do segmento de cosméticos já vêm se posicionando como “cruelty free” ou veganas, expressão que significa não testar e/ou não usar produtos de origem animal. E o porquê disso? Pois os atuais consumidores se preocupam e querem consumir marcas que estão de acordo com o posicionamento que acreditam.
É por isso que Missão, Visão e Valores devem estar muito bem alinhados e em sintonia com seu público. Ainda existe uma confusão no entendimento da diferença entre os três pilares – razão da existência e propósito de uma Marca, então vou comentar a seguir.
A Missão é o motivo da empresa existir e quais problemas irá solucionar, quais demandas irá atender. A Visão é o que a marca espera para o futuro e em qual ponto quer chegar, basicamente está relacionada com o aspecto aspiracional que a companhia dissemina e multiplica em seus pontos de contato. Já os Valores formam um elenco de atributos que “colam” na identidade da Marca e se manifestam no comportamento dos produtos e serviços, no ambiente interno e determinam também a forma de agir com todos os stakeholders, sejam em causas sociais e naturais que a companhia apoia ou até na linguagem que a Comunicação escolhe para interagir com os clientes e consumidores.
Esses três pontos sempre devem estar em harmonia com o nome da empresa, logotipo e produtos. A partir disso, é possível realizar, inclusive, ações de marketing para levar a Comunicação às pessoas que comungam do mesmo propósito.
É importante também estar sempre “antenado”, conhecer o público profundamente, quais são os seus interesses, gostos, trends e rejeições. Na mesma faixa etária encontramos vários nichos para diferentes preferências. Um ponto que chama bastante a atenção nesta geração – são mais desapegados e menos fiéis às marcas. Por isso, as estratégias de retenção são muito procuradas e valorizadas, com o objetivo de manter a base de clientes, pois é menor o custo para reter os atuais do que conquistar novos adeptos. Quando nos referimos à retenção, existem várias estratégias que podem ser aplicadas e as escolhas dependem muito do segmento de atividade do produto ou serviço, além de uma série de outras variáveis que estão em constante atualização – uma missão amplamente cumprida por estudiosos e profissionais especializados em negócios digitais, totalmente integrados e aliados da forte indústria da Comunicação.
Felipe Martins
Especialista em Negócios Digitais e E-commerce
Fundador da Boigy / Assessoria Digital
(11)97654-2530
contato@felipemartins.com.br
boigy.com.br
Bio
Há 23 anos ajudando pessoas a iniciarem seus negócios e venderem pela internet, também através do e-commerce, lucrando juntas + de R$ 1 bilhão. Ex-CEO da Dotstore. É fundador e CEO da Boigy Assessoria Digital. Ao longo dos anos, participou de mais de 4 mil projetos. Orgulhosamente contribuiu nestes anos todos com mais de 2 mil artigos publicados nas principais mídias de todo o Brasil.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!