• Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
APP Brasil
  • Início
  • APP Brasil
    • Quem Somos?
      • APP Brasil
      • Código de Ética
      • Presidentes APP
      • Embaixadores APP Brasil
      • Mantenedores
    • Corpo Diretivo
    • Regionais APP
  • Diretorias
    • Comunicação
      • APPCAST
    • Tech & Inovação
      • Depósito de Ideias
      • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Educação e Des. Profissional
      • Banco de Talentos
      • EAD APP Brasil
  • Eventos
    • Agenda
    • Banho de Gestão 2022
    • Academia APP
    • CONCURSO TCC 2025
    • Prêmio Contribuição Profissional
  • Novidades
    • Artigos
    • Mercado
  • Fest’up
  • Área do associado
  • Associe-se
  • Pesquisa
  • Menu Menu

PRESERVAÇÃO CULTURAL

8 de setembro de 2020/0 Comentários/em Artigos/por Jessica

Por Caca Oliveira – Comunicador, Publicitário, radialista, escritor e Diretor da Regional/Norte da Associação dos Profissionais de Propaganda / APP – Brasil

 

Por entendermos a cultura como expressão do espírito, seja no âmbito intelectual, artístico ou científico, consideramos a necessidade de preservação cultural como autopreservação dos valores espirituais de cada indivíduo e, consequentemente, de sua coletividade.

Na realidade, a diversificação intelectual, moral e até mesmo religiosa dos povos, fatalmente os encaminha a um processo separatista em termos culturais. Daí o imperativo de “garantir” as raízes próprias, protegendo-as contra as influências exteriores que possam vir a desfigurar a herança cultural de uma nação, sufocando-a e substituindo-a.

No entanto, para não apequenarmos o sentido de preservação cultural, apegados apenas no adjetivo único de “preservar raízes”, recorremos a natureza, nela buscando a exemplificação que precisamos.

Observamos uma árvore. Suas raízes, fortemente agregadas ao solo, fixam o vertical, a gleba e o alimento, garantindo-lhes a existência. O tronco robusto é o sustentáculo dos olhos da verticalidade do vegetal. As folhas com sua função respiratória, possibilitam-lhe a vitalidade e executam com maestria a renovação do ar. As flores, além de perfumarem o ambiente, estimulam a fecundação, dando origem aos frutos.

Transportemos a nossa ótica ao problema da conservação cultural. Encaremos a cultura como uma árvore. Não podemos desprezar- lhe as raízes. Devemos mesmo preservá-las, adubando-as carinhosamente e com atenção protegendo-as. Os troncos são os que incentivam, estimulam e sustentam o movimento cultural e sua ascensão que recebem, através das raízes, a seiva nativa do povo, ressaltando – lhe a beleza e a vitalidade, incorporando-a ao movimento atual, sem que o sentimento nativo seja desfigurado.

Os galhos e ramificações são representados pelos diversos segmentos culturais (intelectual, artísticos e científico).

As folhas representam o intercâmbio com os outros centros culturais, onde a troca de experiências e informações permitem respirar o ar puro e sadio dos ideais do bem, do belo e do útil.

Finalmente, flores e frutos esparzindo o perfume da sensibilidade e saciando a fome de conhecimento e afetividade que trazemos desde as nossas origens.

Em resumo: não se pode preservar a cultura objetivando tão somente a conservação de raízes. Há de se pensar no fortalecimento do tronco, na limpeza e preservação dos galhos e das folhas, na disseminação das flores e frutos, a fim de que a árvore cultural atinja seus objetivos.

Compartilhe esse post
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2020/09/WhatsApp-Image-2020-09-02-at-11.16.59123.jpeg 864 1269 Jessica https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2024/06/Logo-300x117.png Jessica2020-09-08 10:16:592020-09-08 10:16:59PRESERVAÇÃO CULTURAL
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes

  • ARTIGO: Quem me inspira, me faz melhor2 de outubro de 2025 - 16:20
  • ARTIGO: Brasil: do grão à ideia. Da terra à transformação.21 de julho de 2025 - 11:54
  • ARTIGO: Propaganda boa se faz todo dia10 de julho de 2025 - 11:00
  • ARTIGO: Tem gente que não quer sair do balde — e ainda te culpa por tentar10 de abril de 2025 - 17:37
  • Artigo: Resgatando e ampliando sua criatividade na publicidade14 de março de 2025 - 13:31

APPCAST

  • #181 – Black Friday: Marcas, Comportamento, Mídia e Conteúdo – com Juliana Mie Fujihara10 de novembro de 2025 - 17:04
  • #180 – Conectados Fora de Casa: Tendências e Transformações da Mídia OOH – com Rodrigo Moreira Kallas4 de novembro de 2025 - 11:00
  • #179 – Contexto atual de mídia e cenário de mensuração – com Pedro Martins Silva4 de novembro de 2025 - 10:53
  • #178 – O Impacto do Instituto Baccarelli através da música no mercado publicitário – com Edilson Ventureli e João Almeida4 de novembro de 2025 - 10:43
  • #177 – O Mercado Global de Sports Betting e iGaming – com Fernando Hoppe e Rodrigo Malandrino4 de novembro de 2025 - 10:31

APP Brasil – Associação de Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 3° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
atendimento@appbrasil.org.br
+55 (11) 93454-0671

2024 ©Copyright - APP Brasil - By Agência Webgui
  • Facebook
  • Youtube
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Início
  • APP Brasil
  • Diretorias
  • Eventos
  • Novidades
  • Fest’up
  • Área do associado
  • Associe-se
# 22 – Game e Publicidade: Mercado, potencial e possibilidadesAPP Brasil - Associação dos Profissionais de PropagandaFuturo do varejo e omnicanalidade: consumidores alegam que pretendem mesclar...
Scroll to top