#104 – Conar
O Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária nasceu de uma ameaça ao setor da publicidade: no final dos anos 70, o governo federal pensava em sancionar uma lei criando uma espécie de censura prévia à propaganda. Com ele surge em 1980 o Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, o CONAR.
O Conar fiscaliza a ética da propaganda comercial veiculada no Brasil. Ele segue as disposições do Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária e tem como principal objetivo evitar a veiculação de anúncios e campanhas de conteúdo enganoso, ofensivo, abusivo ou que desrespeitam, entre outros, a leal concorrência entre anunciantes.
O Conar atende a denúncias de consumidores, autoridades, dos seus associados ou ainda formuladas pela própria diretoria. Feita a denúncia, o Conselho de Ética do Conar – o órgão soberano na fiscalização, julgamento e deliberação no que se relaciona à obediência e cumprimento do disposto no Código – se reúne e a julga, garantindo amplo direito de defesa ao acusado.
O Conselho de Ética está dividido em oito Câmaras, sediadas em São Paulo, Rio, Brasília, Porto Alegre e Recife e é formado por 180 conselheiros, entre efetivos e suplentes, recrutados entre profissionais de publicidade de todas as áreas e representantes da sociedade civil.
Para conversar com a gente hoje, o APPCAST traz: Sergio Pompilio, presidente do Conar desde julho deste ano.
APPCasters:
Silvio Soledade – Presidente APP Brasil
José Mauricio Pires Alves – diretor da APP Brasil e membro do Conar
Mari Cruz – diretora da APP Brasil
Apresentação:
Douglas Miquelof – diretor da APP Brasil
Roteiro:
Chris Abila – APP Brasil
Douglas Miquelof – diretor da APP Brasil
Edição, distribuição e montagem:
Compasso Coolab
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!