• Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
  • ACESSE O EAD
atendimento@appbrasil.org.br | +55 (11) 97777-3131
APP Brasil
  • APPCAST
    • APPCAST – CARREIRAS
    • Jingles
  • APP TV
  • APP Brasil
    • Código de Ética
    • Corpo Diretivo
    • Diversidade e inclusão
    • Embaixadores APP Brasil
    • Estatuto Social
    • Presidentes APP
    • Mantenedores
  • Regionais APP
  • Cursos
    • EAD APP Brasil
  • Guias e Serviços
    • Banco de Talentos
    • Guia de Licitações Públicas
    • Entidade Depositária
    • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Canal Direto
  • Eventos
    • APP Tech
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Concurso Fest’Up de Jingles
    • Concurso de TCC’s
    • Concurso Universitário Paulista Viva
    • Fest’up
      • Festup 2022 – Warning
      • Painel Festup 2021
    • Prêmio Contribuição Profissional
      • Academia Garra do Galo
    • Jogos Publicitários
    • Fórum de Debates
    • Calendário de Eventos
  • Artigos
    • Atitudes Inspiradoras
    • Mercado
    • Mídia
    • Anunciante
  • Associe-se
    • Empresa ou Universidade
    • Sou Estudante
    • Sou Professor
    • Sou Profissional
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

2020 o ano da Mídiamorfose

11 de dezembro de 2019/em Artigos

Por Antonio Rosa Neto*

Está ficando impossível pensarmos em comunicação e mídia atualmente da mesma forma como pensávamos no passado. Na verdade, o mundo está passando por uma imensa revolução, principalmente quando avaliamos as perspectivas que a tecnologia está permitindo.

É fascinante observarmos a velocidade destas transformações: a tecnologia que demorou anos para ser desenvolvida, triplica-se em meses e depois em dias, incorporando-se rapidamente ao nosso dia-a-dia em todos os mercados, deixando claro que existe, efetivamente, uma nova velocidade no mundo.

Nesse sentido, as discussões sobre o futuro da comunicação são fundamentais, haja visto a complexidade de mensurar aonde todo esse universo da mídia vai parar. O futuro já chegou e trouxe com ele a “midiamorfose”

Evidentemente, a área da agência que sofrerá o grande impacto decorrente da convergência será a própria mídia. O crescimento do número de internautas cria infinitas opções e oportunidades para atingir o público-alvo na web. O que muda agora é a forma como o indivíduo se relaciona com a publicidade. Na mídia de massa, a publicidade é exposta ao indivíduo; já na publicidade interativa, é o indivíduo que decide se deseja ou não expor à publicidade.

Neste mundo novo, as agências de propaganda serão muito exigidas, assim como os institutos de pesquisa que serão cobrados para definir quem é esse novo consumidor, como ele é, o que pensa, o que faz, quais são seus hábitos, comportamentos, etc. Diversas novas agências digitais surgiram para atuar no planejamento de mídia e o profissional de mídia está se transformando em técnico em dados.

Surge o “Dataísmo”, será um novo mundo com o avanço da Inteligência Artificial. Agora será fácil prever as atitudes do consumidor e falar com ele na hora exata.

A convergência da comunicação à tecnologia viabiliza uma multiplicação absurda de oportunidades entre os dois segmentos, sinalizando o imenso poder que estas duas áreas terão na economia mundial globalizada. Cabe a cada um se posicionar diante deste futuro imprevisível.

Precisamos saber e difundir o que acontecerá com nosso mercado em função do avanço da Internet, isto exatamente em 2020.

Necessário perceber que as empresas de mídia já estarão sendo geridas por multinacionais, tema inclusive do meu livro “Atração Global – A Convergência de Mídia e Tecnologia”, lançado em 1998, nele eu afirmava que mídia e’ um negócio global.

O movimento já começou e não é de hoje. Sabemos que diversos grupos multinacionais de mídia já atuam no mercado brasileiro, caso da Turner, Viacom, Sony, Discovery, Disney/ABC, Time Warner, entre outras.

Com as SmarTVs, demonstram o que teremos pela frente. Diversas empresas já colocaram seus produtos a venda no Brasil. Estas TVs tem alta definição digital, alguma já com 8K, câmera com reconhecimento de face e gesto e comando de voz. Nelas podermos assistir TV por demanda, TV aberta, TV por Assinatura, navegar na Web, navegar nas redes sociais, pegar e-mail, fazer vídeo conferência. Empresas tradicionais como Sansung, LG, Sony, Phillips, já estão invadindo o mercado com seus produtos.

O mais curioso e complexo é que quando ligamos estas TVs elas não entram em nenhuma emissora, mas, assim como em um iPad, iPhone ou Tablets, elas abrem seus aplicativos. Neste contexto a audiência começa a mudar de mão, pois haverá uma disputa enorme em estar na primeira tela.

Os próprios fabricantes de TV agora terão a mesma sensação das emissoras de TV. Irão negociar conteúdos exclusivos, relevantes e de impacto.

Pense agora na propaganda. Com as SmarTVs teremos poucos comerciais de 30” nos intervalos comerciais. Provavelmente crescerá o conteúdo, o Story Telling, merchandising e outros formatos comerciais. A exemplo dos influenciadores, que não param de crescer, notadamente no Youtube e Redes Sociais.

Novos nomes já estão ocupando este cenário; Netflix, Amazon, HBO-GO, NOW, Telecine Play, Watch ESPN, e não param por aí. Impulsionados pelas teles e apoiados nas SmarTVs entrarão de vez no jogo da TV;

De fato, está começando o “desempacotamento” dos negócios da Televisão, o último meio a ser impactado pela Internet. Aquilo que aconteceu com a indústria fonográfica e da fotográfica agora será sentido na TV. Assim como já está acontecendo com os Jornais, Revistas e Rádio.

Realmente 2020 é a data limite para toda transformação da mídia e da propaganda. Portanto falta pouco para sentirmos a maior revolução já vivida no setor da mídia e comunicação.

Ah! Não se espante, se por acaso deparar-se em breve, com um Apps da Globo, SBT, Band, etc. Você não estará sonhando.

*Antonio Rosa Neto – Presidente da ABEMD Associação Brasileira de Marketing de Dados

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2019/12/toninho12jpg.jpg 549 981 Jessica https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/01/Logo-APPBrasil-Horizontal-scaled-1.jpg Jessica2019-12-11 13:01:152020-08-07 13:44:492020 o ano da Mídiamorfose
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

  • Por que sua agência precisa de uma produtora de tecnologia16 de março de 2023 - 15:20
  • Qual seu papel na era dos 3Cs: Covid, Conflict & Climate Change?3 de fevereiro de 2023 - 15:29
  • Marketing Conversacional: a tendência do momento22 de novembro de 2022 - 17:29
  • Como uma liderança ruim pode impactar o seu time de marketing22 de novembro de 2022 - 17:25
  • Saiba como evitar perda de tempo e não estourar o orçamento na produção digital14 de outubro de 2022 - 11:54

Associados

Facebook

Instagram

[instagram-feed]

Institucional

APP Brasil

Corpo Diretivo

Estatuto Social

Presidentes da APP

Mantenedores

Regionais APP

Contato

Programas

Associe-se – Empresas ou Universidades

Associe-se – Sou Estudante

Associe-se – Sou Profissional

Câmara Nacional de Arbitragem

Canal Direto

Código de Ética

Entidade Depositária

Eventos

Calendário de Eventos

Fest’up

Fórum de Debates

Jogos Publicitários

Prêmio Contribuição Profissional

Notícias

APPCAST

APP TV

Mercado

Mídia

Anunciante

Artigos

APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda

Rua Hungria, 664 – 11º andar – Edifício Torremolinos – Conj. 111
Jd. Europa – São Paulo, SP – CEP 01455-904
E-mail: atendimento@appbrasil.org.br
Tel.: +55 (11) 97777-3131

2022 ©Copyright - APP Brasil
Desenvolvimento
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
APP BRASIL REALIZA CONCURSO UNIVERSITÁRIO COM APOIO DO GRUPO AMIGOS DO MER...Provimento – Câmara Nacional de Arbitragem na Comunicação – ...
Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Política de privacidade