# 21 – O Consumo e a Propaganda na Periferia
“O seu comercial de TV não me engana, eu não preciso de status, nem fama”. A frase é de uma das músicas dos Racionais MC’s nos anos 1990. E significa a crítica de uma periferia que não se via representada na propaganda da época. Nos últimos anos, no entanto, o aumento do poder de consumo das classe C e D e a evolução em sua relação com a mídia colocaram as comunidades definitivamente no radar das marcas e das agências. Segundo levantamento do Outdoor Social Inteligência (OSI), 12 milhões de pessoas vivem em 6.329 comunidades e periferias brasileiras. Juntas, elas têm potencial de movimentar R$9,6 bilhões por mês e R$168 bi por ano.
Emilia Rabello – Fundadora do Outdoor Social
Aline Pimenta – Sócia da Oito Sustentabilidade e Diretora da NBS – SOMA – Divisão de Marketing Social da NBS
Janaina Machiaveli – Diretora Executiva de Planejamento – New360 – Professora e Pesquisadora da PUC Minas
Apresentação: Alexandre Luppi
Participações: José Maurício, Silvio Soledade e Adão Casares
Edição, montagem e publicação: Compasso Coolab
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!