• Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
  • ACESSE O EAD
atendimento@appbrasil.org.br | +55 (11) 3813-0188
APP Brasil
  • APPCAST
    • APPCAST – CARREIRAS
    • Jingles
  • APP TV
  • APP Brasil
    • Código de Ética
    • Corpo Diretivo
    • Diversidade e inclusão
    • Embaixadores APP Brasil
    • Estatuto Social
    • Presidentes APP
    • Mantenedores
  • Regionais APP
  • Cursos
    • EAD APP Brasil
  • Guias e Serviços
    • Banco de Talentos
    • Guia de Licitações Públicas
    • Entidade Depositária
    • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Canal Direto
  • Eventos
    • APP Tech
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Concurso Fest’Up de Jingles
    • Concurso de TCC’s
    • Concurso Universitário Paulista Viva
    • Fest’up
      • Festup 2022 – Warning
      • Painel Festup 2021
    • Prêmio Contribuição Profissional
      • Academia Garra do Galo
    • Jogos Publicitários
    • Fórum de Debates
    • Calendário de Eventos
  • Artigos
    • Atitudes Inspiradoras
    • Mercado
    • Mídia
    • Anunciante
  • Associe-se
    • Empresa ou Universidade
    • Sou Estudante
    • Sou Professor
    • Sou Profissional
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

A confiança é o futuro

11 de abril de 2019/em Artigos

Você entra na internet para selecionar um produto qualquer e depara com infinitas variedades e marcas, além de uma montanha-russa de preços de artigos similares. Há diferentes opções de pagamento, ofertas de toda espécie e um bombardeio de anúncios digitais que tentam fisgar sua atenção e, principalmente, seu dinheiro.
Se o produto for importante para sua vida, é recomendável não arriscar. Além de fornecer o código de seu cartão de crédito, você precisa crer no prazo e nas condições de entrega e, finalmente, que o produto não vai lhe decepcionar. A melhor solução, mesmo que eventualmente um pouco mais cara, é acreditar em uma loja e na marca de um produto que já estabeleceu, ao longo do tempo, uma relação de credibilidade com seu público. Se algo falhar no processo, sempre restará a confiança de que o cliente terá a devida atenção para a solução do problema.
Credibilidade é um valor intangível mas no qual se assenta qualquer transação humana, na presunção de que o que foi contratado será entregue conforme o esperado. O que escapa dos estreitos limites da confiança é motivo de frustração, revolta ou de um pesadelo que pode evaporar sonhos e o futuro de uma família – como a aquisição equivocada ou venda fraudulenta de um imóvel, por exemplo.
Com as marcas de comunicação, não é diferente. Como nos artigos à venda pela internet, há infinitas opções de notícias e informação disponíveis online. E, assim como o consumo de carne sem certificado de origem pode trazer complicações sérias ao organismo, o consumo de informação que não é proveniente de uma marca confiável, testada e aprovada pelo público por anos ou décadas a fio, traz sérios riscos a incautos. Quem consome informação estragada pode se contaminar com dados deliberadamente distorcidos para tentar por de pé teses que, no fundo, defendem interesses ocultos. Pode, também, cair em arapucas que visam a levar a tomada de decisões erradas, seja em relação a uma compra ou até mesmo na formulação de realidades adulteradas para proveito político.
No mundo da desinformação, os produtores de fakes são equivalentes aos charlatães que apregoam curas milagrosas. Infelizmente, em uma sociedade desesperada pela necessidade de acreditar em algo, muitas vezes a informação adulterada encontra um público disposto a consumir de olhos fechados o vasto cardápio desinformativo à disposição nas redes e nos grupos de mensagem.
O antídoto para a falta de confiança e a desinformação deliberada são os veículos profissionais de comunicação, entre os quais os jornais são os decanos.  Jornalistas profissionais não são imunes a equívocos ou a restrições de tempo, espaço, recursos e, inclusive, talento. Mas os jornais e o jornalismo não estão no ramo do erro – o seu modelo de negócios pressupõe a precisão, a veracidade e a pluralidade como elementos fundamentais para se estabelecer a confiança – seja do público que consome a informação profissional ou das marcas que nela anunciam seus produtos e que, por extensão, se associam na corrente de credibilidade.
Reforçar a cadeia de confiabilidade entre público e veículos é uma tarefa permanente, construída hora a hora, dia a dia, ano a ano. Jornais, de uma forma geral, em particular aqueles com muitas décadas de história, podem ostentar que sua maior vantagem competitiva para o futuro é exatamente seu passado. Quanto mais tempo provado e aprovado, maior será a relação de credibilidade que passa de geração em geração. E, neste mundo caótico da informação e desinformação, não há e não haverá nunca princípio mais relevante do que a confiança sedimentada por muitas décadas de jornalismo profissional.
Marcelo Rech
Presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ), vice-presidente do Fórum Mundial de Editores e vice-presidente Editorial do Grupo RBS
      

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2019/04/marcelo-rech1-scaled.jpg 2521 2560 Jessica https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/01/Logo-APPBrasil-Horizontal-scaled-1.jpg Jessica2019-04-11 09:58:372020-08-07 15:04:28A confiança é o futuro
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

  • Marketing Conversacional: a tendência do momento22 de novembro de 2022 - 17:29
  • Como uma liderança ruim pode impactar o seu time de marketing22 de novembro de 2022 - 17:25
  • Saiba como evitar perda de tempo e não estourar o orçamento na produção digital14 de outubro de 2022 - 11:54
  • A diversidade é capaz de potencializar bons resultados22 de setembro de 2022 - 09:58
  • Sua agência imaginária30 de agosto de 2022 - 15:04

Associados

Facebook

Instagram

[instagram-feed]

Institucional

APP Brasil

Corpo Diretivo

Estatuto Social

Presidentes da APP

Mantenedores

Regionais APP

Contato

Programas

Associe-se – Empresas ou Universidades

Associe-se – Sou Estudante

Associe-se – Sou Profissional

Câmara Nacional de Arbitragem

Canal Direto

Código de Ética

Entidade Depositária

Eventos

Calendário de Eventos

Fest’up

Fórum de Debates

Jogos Publicitários

Prêmio Contribuição Profissional

Notícias

APPCAST

APP TV

Mercado

Mídia

Anunciante

Artigos

APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda

Rua Hungria, 664 – 11º andar – Edifício Torremolinos – Conj. 111
Jd. Europa – São Paulo, SP – CEP 01455-904
E-mail: atendimento@appbrasil.org.br
Tel.: +55 (11) 3813-0188

2022 ©Copyright - APP Brasil
Desenvolvimento
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
BRANDING@ABA 2019Lançamento do programa São Paulo para Todos
Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Política de privacidade