• Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
  • ACESSE O EAD
atendimento@appbrasil.org.br | +55 (11) 97777-3131
APP Brasil
  • APPCAST
    • APPCAST – CARREIRAS
    • Jingles
  • APP TV
  • APP Brasil
    • Código de Ética
    • Corpo Diretivo
    • Diversidade e inclusão
    • Embaixadores APP Brasil
    • Estatuto Social
    • Presidentes APP
    • Mantenedores
  • Regionais APP
  • Cursos
    • EAD APP Brasil
  • Guias e Serviços
    • Banco de Talentos
    • Guia de Licitações Públicas
    • Entidade Depositária
    • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Canal Direto
  • Eventos
    • APP Tech
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Concurso Fest’Up de Jingles
    • Concurso de TCC’s
    • Concurso Universitário Paulista Viva
    • Fest’up
      • Festup 2022 – Warning
      • Painel Festup 2021
    • Prêmio Contribuição Profissional
      • Academia Garra do Galo
    • Jogos Publicitários
    • Fórum de Debates
    • Calendário de Eventos
  • Artigos
    • Atitudes Inspiradoras
    • Mercado
    • Mídia
    • Anunciante
  • Associe-se
    • Empresa ou Universidade
    • Sou Estudante
    • Sou Professor
    • Sou Profissional
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

ADVOCACIA TIK TOK

1 de setembro de 2020/em Artigos

Por ANDRÉ PORTO ALEGRE, publicitário, CEO da Law Consulting, empresa especializada em comunicação de escritórios de advocacia. É diretor da APP, membro do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, CONAR e autor do livro A Trajetória de um Publicitário Comum.

 

O advogado Anthony Barbuto, sócio do escritório Barbuto Law (barbutolaw.com) e do Barbuto & Johansson (barjolaw.com), ambos com sede em Wellington, na Flórida, possuí 1,2 milhão de seguidores em sua conta no aplicativo TikTok e seus vídeos receberam 35 milhões de curtidas na plataforma, que é a sensação do momento entre os jovens do mundo inteiro, com, aproximadamente, 800 milhões de usuários.

Conhecido na rede como @thelawyer, Barbuto é considerado pelo TikTok um Criador Popular, o que lhe confere a possibilidade de promover parcerias com outros astros e, dessa forma, potencializar os conteúdos publicados.

O sucesso do advogado americano é resultado do contraste de ver um advogado dançando e dublando raps em seu escritório de advocacia. Segundo Barbuto a advocacia é uma das profissões mais criticadas e para combater isso, através de seus vídeos, Anthony demonstra que os advogados podem de fato ser saudáveis, apaixonados e de coração leve, mesmo no local de trabalho.

Anthony Barbuto desafia os estereótipos tradicionais dos advogados injetando seus vídeos com humor, verve e diversão. “Recebo inúmeras mensagens dos fãs diariamente compartilhando seus objetivos de carreira jurídica ou expressando como eu os ajudei através de meus vídeos de uma forma ou de outra. Veremos cada vez mais advogados e profissionais aproveitarem os muitos benefícios que o Tik Tok tem a oferecer”, afirma.

NÃO É BEM ASSIM

Os 1.247 advogados do Ropes & Gray, com sede em Boston, fundado em 1865, 13° maior escritório dos Estados Unidos, com receita bruta na ordem de 1,9 bilhão de dólares em 2019, foram proibidos de usar o TikTok em dispositivos que recebem e-mails de trabalho após alertas de clientes sobre a segurança das informações.

A segurança cibernética tornou-se um desafio para os escritórios de advocacia, à medida que os advogados e colaboradores continuam a trabalhar em casa por causa da pandemia. Pesquisa recente mostrou que quase dois terços (63%) de funcionários legais domésticos estão armazenando arquivos em seus próprios dispositivos, causando preocupações sobre a segurança dos dados, enquanto 3% admitiram que o computador usado para trabalho remoto não é protegido por senha.

Mesmo que na esfera das preocupações com a segurança dos dados dos clientes, não convém desvincular a medida do centenário escritório americano do aspecto político, principalmente diante dos indícios que, desde o dia 30 de junho, os seguintes aplicativos teriam acessado os dados existentes na área de transferência dos celulares: Fox News, New York Times, Reuters, Vice News, Huffington Post, The Wall Street Journal, Fruit Ninja, Plants v. Ninja Heroes, Bed Bath & Beyond, Overstock, Accuweather, Zoosk entre outros. Porém não há sinal de que o Ropes & Gray esteja disposto a proibir o uso desses aplicativos por seus advogados e colaboradores.

Durante a preparação desse artigo, foi divulgado o interesse da americana Microsoft pela chinesa TikTok, que tem 45 dias para responder uma oferta estimada em 50 bilhões de dólares.

A REALIDADE EM PINDORAMA

Há dois aspectos que assumem relevância quando o debate migra para a advocacia exercida abaixo da linha do equador: o binômio, consagrado por Marshall McLuhan, o meio é a mensagem.

Segundo o filósofo canadense, o meio influencia a mensagem recebida, o que faz com que a mesma mensagem seja percebida de forma diferente a depender do meio, ou seja, de como ela é apresentada.

A maioria da advocacia nacional, opta por dispender meses na preparação de um artigo, recheá-lo de leis, revisá-lo diversas vezes, mendigar que o editor do jornal Valor Econômico ou do portal Jota leia o e-mail, promover novenas para que esse mesmo editor goste do artigo e fazer promessas para que o bendito editor publique o texto.

Passado esse calvário, a audiência do artigo será restrita aos exemplares físicos do jornal Valor Econômico, em média 60 mil por dia, pelo fato da plataforma digital do jornal e o portal Jota permitirem a leitura do seu conteúdo exclusivamente a um punhado de assinantes.

A MÍDIA PROPRIETÁRIA

Nesse cenário, cresce de relevância a adoção das mídias proprietárias pelos escritórios de advocacia, o que abrange o universo do YouTube, Linkedin, Facebook, Instagram, Twitter, TikTok, além de sites do escritório, entidades ou instituições.

A audiência das redes sociais no Brasil cresceu 26,2% em março de 2020, em comparação ao mesmo período de 2019, totalizando 43,3 bilhões de visitas, no período entre os dias 16 a 22 do mês. Um estrondoso consumo, capaz de sensibilizar e atrair o mais tradicional escritório de advocacia a investir em conteúdo para as redes.

Os advogados brasileiros não precisam se transformar em Anthony Barbuto e promover danças e raps de gosto duvidoso, mas não podem desprezar as plataformas digitais, pelo fato de não exercitarem pensar em um outro tipo de conteúdo, que não seja o artigo para publicação em jornal.

Cabe aos gestores legais, a administração do marketing dos escritórios e essa tarefa possuí dois desafios extras no Brasil: superar a autorreferência e a mesmice da comunicação.

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2020/09/Andre-Porto-Alegre_Alta-1.jpg 709 850 Christianne https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/01/Logo-APPBrasil-Horizontal-scaled-1.jpg Christianne2020-09-01 14:31:592020-09-01 14:31:59ADVOCACIA TIK TOK
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

  • Por que sua agência precisa de uma produtora de tecnologia16 de março de 2023 - 15:20
  • Qual seu papel na era dos 3Cs: Covid, Conflict & Climate Change?3 de fevereiro de 2023 - 15:29
  • Marketing Conversacional: a tendência do momento22 de novembro de 2022 - 17:29
  • Como uma liderança ruim pode impactar o seu time de marketing22 de novembro de 2022 - 17:25
  • Saiba como evitar perda de tempo e não estourar o orçamento na produção digital14 de outubro de 2022 - 11:54

Associados

Facebook

Instagram

[instagram-feed]

Institucional

APP Brasil

Corpo Diretivo

Estatuto Social

Presidentes da APP

Mantenedores

Regionais APP

Contato

Programas

Associe-se – Empresas ou Universidades

Associe-se – Sou Estudante

Associe-se – Sou Profissional

Câmara Nacional de Arbitragem

Canal Direto

Código de Ética

Entidade Depositária

Eventos

Calendário de Eventos

Fest’up

Fórum de Debates

Jogos Publicitários

Prêmio Contribuição Profissional

Notícias

APPCAST

APP TV

Mercado

Mídia

Anunciante

Artigos

APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda

Rua Hungria, 664 – 11º andar – Edifício Torremolinos – Conj. 111
Jd. Europa – São Paulo, SP – CEP 01455-904
E-mail: atendimento@appbrasil.org.br
Tel.: +55 (11) 97777-3131

2022 ©Copyright - APP Brasil
Desenvolvimento
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
Networking: a importância de um bom relacionamento diante da pandemiaEvento reúne profissionais para debater boas práticas de Gestão no mercado...
Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Política de privacidade