• Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
  • ACESSE O EAD
atendimento@appbrasil.org.br | +55 (11) 3813-0188
APP Brasil
  • APPCAST
    • APPCAST – CARREIRAS
    • Jingles
  • APP TV
  • APP Brasil
    • Código de Ética
    • Corpo Diretivo
    • Diversidade e inclusão
    • Embaixadores APP Brasil
    • Estatuto Social
    • Presidentes APP
    • Mantenedores
  • Regionais APP
  • Cursos
    • EAD APP Brasil
  • Guias e Serviços
    • Banco de Talentos
    • Guia de Licitações Públicas
    • Entidade Depositária
    • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Canal Direto
  • Eventos
    • APP Tech
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Concurso Fest’Up de Jingles
    • Concurso de TCC’s
    • Concurso Universitário Paulista Viva
    • Fest’up
      • Festup 2022 – Warning
      • Painel Festup 2021
    • Prêmio Contribuição Profissional
      • Academia Garra do Galo
    • Jogos Publicitários
    • Fórum de Debates
    • Calendário de Eventos
  • Artigos
    • Atitudes Inspiradoras
    • Mercado
    • Mídia
    • Anunciante
  • Associe-se
    • Empresa ou Universidade
    • Sou Estudante
    • Sou Professor
    • Sou Profissional
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Agência é algo bacana

15 de fevereiro de 2021/em Artigos

fonte: propmark

Tenho investido bastante tempo em falar com profissionais com ótima experiência, multipremiados e com foco em business que estão querendo fazer diferente. Fazer a diferença com novas empresas, grupos, coletivos, duplas, agências para se lançar no mercado no vácuo que a indústria de publicidade está gerando como efeito colateral de seu modelo atual. Tanto no Brasil quanto lá fora. Trago aqui um resumo desse aprendizado.

Não queira fazer todas as disciplinas em sua nova agência. Escolha o que sabe fazer de melhor e foque. É preferível não ganhar algum dinheiro em coisas que você não é craque. Plugue parceiros de áreas complementares que possam te ajudar. Assim eles podem plugar você quando eles precisarem. Ciclo. Querer ganhar muito e tudo sempre são receitas que vimos que não dão certo a longo prazo nos dias de hoje. Ótima remuneração naquilo que você é craque é a melhor reputação que pode ter.

Não se envergonhe em ter uma agência. Chame sua agência de agência, caso crie uma agência. Não entre no tanãnãtanãnã dos que dizem que agência acabou, que todo mundo tem ideia, etc. e tal. Quem cresce na lama que espalha, acaba afundando. Agência é algo bacana se a sua agência for bacana. Agência é importante para o mercado se a sua agência for importante para o mercado. Não fique preocupado demais com os dados. Eles estão aí à vontade. Muitas ferramentas, com ótimos preços, vão lhe dar o que você quer saber.

O que quase ninguém tem é sensibilidade para entendê-las e usá-las. É notório que alguns grupos de comunicação tentam passar a ideia que agora são empresas de tecnologia e dados. Relaxe. Os clientes que eles atendem, todos os clientes, possuem hoje, dentro de casa, muito mais dados dos que as agências conseguem ter pelo simples fato de que possuem as ferramentas e têm acesso a níveis de privacidade que um fornecedor/parceiro não terá.

A sua nova empresa não vai conseguir competir com o cliente. Que tal trabalhar junto com ele? Por que não se junta a eles em dados que eles não têm? Ganhe a confiança, faça parte do board, assine um bom NDA e agregue criatividade e estratégia ao que eles já sabem.

Não se reprima por começar uma agência com poucos e bons. Às vezes vocês serão a parte que falta em toda uma indústria gigantesca de marketing que você vai atender. Todos os gatos são pardos na tela do zoom. Acima de cinco pessoas numa reunião você passa a ser apenas um ouvinte. Seu valor na comunicação atual é inestimável. Pode acreditar. Ninguém consegue se apaixonar por um negócio alheio ao seu como um publicitário. É intrínseco.

Não acredite em tudo o que ouve sobre a qualidade atual do mercado. Você já ouviu falar que o marketing está juniorizado. Tenho visto que não é verdade absoluta isso. Gente muito nova, capaz e craque está fazendo a diferença. Você já ouviu dizer também que hoje não se tem mais acesso a quem manda. Na verdade, o acesso é o mesmo. Basta empatia e competência para criar pontes. De ambas as partes.

O tempo e os problemas é que são outros. Existe também tudo isso? Existe, claro, como sempre existiu e vai existir, mas não é regra. Não espere para ser generoso quando se aposentar. É um papo conhecido o arrependimento de quem não cria líderes enquanto está com a mão na massa. Que não prepara sucessores enquanto está no auge da carreira. E depois faz TED sobre isso quando olha pra trás e vê que nada cresceu sob sua sombra.

Ninguém ganha do tempo. Sem os novos talentos, sua nova agência acaba logo. Vira um Sprint e não um Pace de maratona. E pra fechar, resumindo os toques, algo que ficou marcado. Uma nova empresa é mais sobre o que você não vai fazer e os caminhos que não vai seguir sob hipótese alguma, do que sobre qualquer outra coisa.

E, quando isso acontece, ela pode ser pequena, média ou grande, mas será a representação de seus sonhos.

Flavio Waiteman é CCO – fundador da Tech&Soul (flavio.waiteman@techandsoul.com.br)

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2021/02/15ULTIMAPAGINA.jpg 512 768 Christianne https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/01/Logo-APPBrasil-Horizontal-scaled-1.jpg Christianne2021-02-15 18:19:172021-02-15 18:19:17Agência é algo bacana
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

  • Marketing Conversacional: a tendência do momento22 de novembro de 2022 - 17:29
  • Como uma liderança ruim pode impactar o seu time de marketing22 de novembro de 2022 - 17:25
  • Saiba como evitar perda de tempo e não estourar o orçamento na produção digital14 de outubro de 2022 - 11:54
  • A diversidade é capaz de potencializar bons resultados22 de setembro de 2022 - 09:58
  • Sua agência imaginária30 de agosto de 2022 - 15:04

Associados

Facebook

Instagram

[instagram-feed]

Institucional

APP Brasil

Corpo Diretivo

Estatuto Social

Presidentes da APP

Mantenedores

Regionais APP

Contato

Programas

Associe-se – Empresas ou Universidades

Associe-se – Sou Estudante

Associe-se – Sou Profissional

Câmara Nacional de Arbitragem

Canal Direto

Código de Ética

Entidade Depositária

Eventos

Calendário de Eventos

Fest’up

Fórum de Debates

Jogos Publicitários

Prêmio Contribuição Profissional

Notícias

APPCAST

APP TV

Mercado

Mídia

Anunciante

Artigos

APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda

Rua Hungria, 664 – 11º andar – Edifício Torremolinos – Conj. 111
Jd. Europa – São Paulo, SP – CEP 01455-904
E-mail: atendimento@appbrasil.org.br
Tel.: +55 (11) 3813-0188

2022 ©Copyright - APP Brasil
Desenvolvimento
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
#36 – “comunicação é feita de pessoas pra pessoas” “a...APP Brasil - Associação dos Profissionais de PropagandaSamsung reforça #TeamGalaxy com Manu Gavassi
Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Política de privacidade