• Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
  • ACESSE O EAD
atendimento@appbrasil.org.br | +55 (11) 97777-3131
APP Brasil
  • APPCAST
    • APPCAST – CARREIRAS
    • Jingles
  • APP TV
  • APP Brasil
    • Código de Ética
    • Corpo Diretivo
    • Diversidade e inclusão
    • Embaixadores APP Brasil
    • Estatuto Social
    • Presidentes APP
    • Mantenedores
  • Regionais APP
  • Cursos
    • EAD APP Brasil
  • Guias e Serviços
    • Banco de Talentos
    • Guia de Licitações Públicas
    • Entidade Depositária
    • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Canal Direto
  • Eventos
    • APP Tech
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Concurso Fest’Up de Jingles
    • Concurso de TCC’s
    • Concurso Universitário Paulista Viva
    • Fest’up
      • Festup 2022 – Warning
      • Painel Festup 2021
    • Prêmio Contribuição Profissional
      • Academia Garra do Galo
    • Jogos Publicitários
    • Fórum de Debates
    • Calendário de Eventos
  • Artigos
    • Atitudes Inspiradoras
    • Mercado
    • Mídia
    • Anunciante
  • Associe-se
    • Empresa ou Universidade
    • Sou Estudante
    • Sou Professor
    • Sou Profissional
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Aliança para uma publicidade sem estereótipos

28 de março de 2019/em Artigos

Diante das comemorações dos 60 anos da ABA, a parceria com a ONU Mulheres e com a Unilever, apoiada pela WFA (World Federation of Advertisers), da qual somos associadas, é um momento histórico para o ecossistema de marketing e comunicação em meio a essa celebração. Lançada em 2017, durante o Festival de Cannes, a Aliança sem Estereótipo (Unstereotype Alliance) é uma iniciativa que visa unir a indústria com o objetivo de usar o poder da propaganda para contribuir com percepções que representem a sociedade de maneira mais realista e não estereotipada. Para isso, a aliança tem desenvolvido um plano estratégico focado em três prioridades: fomentar uma cultura livre de estereótipos no ambiente de trabalho, com ênfase nas práticas de diversidade & inclusão; desenvolver princípios e diretrizes para as empresas aderirem a fim de criar representações progressistas em seus conteúdos publicitários; e impulsionar a mudança social por meio da publicidade, conscientizando o público sobre os estereótipos.
Esse é mais um degrau que alcançamos em direção ao respeito e à equidade social no universo da publicidade. Digo isso porque evitar estereótipos globalmente, em campanhas de comunicação e na sociedade em geral, compreende um processo árduo, moroso, difícil, mas não impossível. É uma questão que envolve mulheres e homens com diferentes características físicas e intelectuais, como por exemplo os negros, os obesos, os portadores de deficiência. São todos parte de uma mesma sociedade. Tratando-se do universo feminino, podemos comemorar muitas conquistas e sabemos que temos muito espaço a ocupar de forma mais coerente. Precisamos abordar e mudar essas imagens, onde quer que elas apareçam. A publicidade é um motor, particularmente, poderoso para mudar percepções e impactar as normas sociais.
Sabemos que, em pleno século 21, as mulheres ainda precisam lutar para terem os mesmos direitos dos homens. Direitos que, pelo menos no Brasil, são garantidos em uma Constituição. Mas nem sempre é assim que funciona. Para muitos, ainda é tabu mulheres ocuparem altos cargos em grandes empresas, por exemplo. O empoderamento feminino, que defende o poder de participação da mulher em todos os campos sociais, políticos e econômicos, busca a concretização do direito de todas poderem fazer parte das decisões que afetam assuntos públicos e impactam o futuro da sociedade na qual cada uma está inserida. Antenada a esta realidade, a ABA já tem colocado temas relacionados à mulher e pelo fim dos estereótipos em sua agenda estratégica. No ano passado, por exemplo, lançamos o Guia para Representação Responsável de Gênero na Publicidade, que tem o objetivo de inspirar profissionais de marketing a trabalharem com menos estereótipos em suas campanhas e lançado, há alguns dias, o Manual ABA de Boas Práticas pelo Fim do Assédio em Eventos, um guia produzido em parceria com a Think Eva, núcleo de inteligência ligado à ONG Think Olga com apoio da Ampro e da Heineken.
Portanto, o piloto da Aliança Unstereotype só reforça nosso posicionamento de mobilizar o marketing para transformar os negócios e a sociedade. E, para tratar do assunto do estereótipo na publicidade, queremos buscar novos parceiros para participar dessa discussão tão importante. Os consumidores estão ávidos por marcas com propósito, que possam ser coadjuvantes na construção de um Brasil melhor. Será uma importante iniciativa na criação de campanhas que valorizem homens e mulheres como um motor para a mudança positiva que buscamos em nossa sociedade. Muito obrigada à WFA, à ONU Mulheres e à Unilever por esta oportunidade.
Sandra Martinelli é presidente-executiva da ABA (martinelli.sandra@aba.com.br)
Artigo publicado no Propmark:
http://propmark.com.br/mercado/alianca-para-uma-publicidade-sem-estereotipos

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2019/03/sandra-martinelli-1068x1600-1.jpg 1600 1068 Jessica https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/01/Logo-APPBrasil-Horizontal-scaled-1.jpg Jessica2019-03-28 13:54:402020-08-07 15:08:39Aliança para uma publicidade sem estereótipos
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

  • Por que sua agência precisa de uma produtora de tecnologia16 de março de 2023 - 15:20
  • Qual seu papel na era dos 3Cs: Covid, Conflict & Climate Change?3 de fevereiro de 2023 - 15:29
  • Marketing Conversacional: a tendência do momento22 de novembro de 2022 - 17:29
  • Como uma liderança ruim pode impactar o seu time de marketing22 de novembro de 2022 - 17:25
  • Saiba como evitar perda de tempo e não estourar o orçamento na produção digital14 de outubro de 2022 - 11:54

Associados

Facebook

Instagram

[instagram-feed]

Institucional

APP Brasil

Corpo Diretivo

Estatuto Social

Presidentes da APP

Mantenedores

Regionais APP

Contato

Programas

Associe-se – Empresas ou Universidades

Associe-se – Sou Estudante

Associe-se – Sou Profissional

Câmara Nacional de Arbitragem

Canal Direto

Código de Ética

Entidade Depositária

Eventos

Calendário de Eventos

Fest’up

Fórum de Debates

Jogos Publicitários

Prêmio Contribuição Profissional

Notícias

APPCAST

APP TV

Mercado

Mídia

Anunciante

Artigos

APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda

Rua Hungria, 664 – 11º andar – Edifício Torremolinos – Conj. 111
Jd. Europa – São Paulo, SP – CEP 01455-904
E-mail: atendimento@appbrasil.org.br
Tel.: +55 (11) 97777-3131

2022 ©Copyright - APP Brasil
Desenvolvimento
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
Projeto Encontra ProjetosFestVídeo premia criatividade de profissionais de todo país em Ribeirão ...
Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Política de privacidade