• Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
  • ACESSE O EAD
atendimento@appbrasil.org.br | +55 (11) 3813-0188
APP Brasil
  • APPCAST
    • APPCAST – CARREIRAS
    • Jingles
  • APP TV
  • APP Brasil
    • Código de Ética
    • Corpo Diretivo
    • Diversidade e inclusão
    • Embaixadores APP Brasil
    • Estatuto Social
    • Presidentes APP
    • Mantenedores
  • Regionais APP
  • Cursos
    • EAD APP Brasil
  • Guias e Serviços
    • Banco de Talentos
    • Guia de Licitações Públicas
    • Entidade Depositária
    • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Canal Direto
  • Eventos
    • APP Tech
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Concurso Fest’Up de Jingles
    • Concurso de TCC’s
    • Concurso Universitário Paulista Viva
    • Fest’up
      • Festup 2022 – Warning
      • Painel Festup 2021
    • Prêmio Contribuição Profissional
      • Academia Garra do Galo
    • Jogos Publicitários
    • Fórum de Debates
    • Calendário de Eventos
  • Artigos
    • Atitudes Inspiradoras
    • Mercado
    • Mídia
    • Anunciante
  • Associe-se
    • Empresa ou Universidade
    • Sou Estudante
    • Sou Professor
    • Sou Profissional
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Ao alcance de todas as marcas: um podcast para chamar de seu

2 de maio de 2022/0 Comentários/em Artigos /por Christianne

Samuel Leite – presidente da APP Campinas

“Podcasts são, essencialmente, a Netflix do áudio”. A frase é de um advogado norte-americano de Wall Street que se tornou podcaster e hoje comanda um dos podcasts mais ouvidos dos Estados Unidos: The Jordan Harbinger Show.  Harbinger se referia à grande popularidade que os áudios sob demanda – assim como os filmes – ganharam hoje. Tudo por serem extremamente convenientes, diversos e acessíveis. No Brasil, segundo estimativas da Associação Brasileira dos Podcasters – Abpod, é um tipo de conteúdo que atinge mais de 30 milhões de ouvintes – potenciais clientes! Se a sua empresa está pensando em aproveitar essa oportunidade, ao contrário do popular meme, você está preparado sim para essa conversa.

Sem dúvida que podcasts de cultura e entretenimento acabam entrando com mais frequência nos holofotes dos rankings dos mais ouvidos por gênero, estamos todos mais que precisados de temas leves e diversão. Mas muitas marcas já descobriram que esse pode ser também um recurso diferenciado e eficiente para conversar com seus stakeholders. E não somente os externos, como os consumidores, mas com o público interno também.

A conversa direta que flui por meio do podcast corporativo leva um pouco dos valores institucionais, do posicionamento, visão e propósitos empresariais. É uma maneira original de assumir essa persona corporativa, colocar metaforicamente o tom de voz para acontecer. Em complemento, é um canal acessível, democrático, altamente personalizável, compartilhável, próximo, de alcance sem fronteiras. Toda marca está preparada para ter um podcast. Basta seguir algumas dicas e cuidados que aumentam as chances de sucesso e evitam que seu podcast entre para o arquivo indesejado das boas ideias mal executadas.

A primeira recomendação é pensar estrategicamente o seu podcast corporativo, definindo o público-alvo, uma linha editorial e um nome de impacto. Nesse processo, algumas reflexões são importantes: qual é o objetivo principal do podcast? Quais são os temas que serão abordados e que assuntos devem ser evitados? Quem seria um bom host, ou seja, a pessoa responsável por conduzir o programa e realizar as entrevistas de forma eficiente, segurando a atenção do ouvinte? Quem serão os convidados?

Quando lembramos que atualmente existem mais de dois milhões de podcasts ativos, outro ponto fundamental é a qualidade técnica. Realizar as gravações com equipamentos profissionais certamente confere melhores resultados. Tenho certeza de que você mesmo já comprovou: não há nada mais chato que tentar ouvir um conteúdo até interessante, mas ter que lidar com variações de volume ao longo da reprodução, chiados, ecos e outros ruídos inconvenientes. A chance do público abandonar o podcast, nesse caso, é grande.

Outros pontos importantes são a duração do podcast e sua recorrência. Estudos mostram que a maioria dos podcasts mais ouvidos duram entre 20 e 40 minutos, com postagens semanais ou quinzenais. É primordial não falhar nessa periodicidade, sob pena de perder a audiência que você arduamente conquistou e que aguarda o próximo episódio. Antes do lançamento, é interessante ter de 5 a 10 episódios já produzidos e prontos. É uma quantidade que permite ter ao mesmo tempo certa tranquilidade para produzir os próximos podcasts, mas não inviabiliza eventuais mudanças de rotas necessárias para garantir maior audiência.

Os podcasts corporativos são um projeto de longo prazo, então não esqueça de programar uma verba recorrente que apoie essa iniciativa e que contemple também o investimento na divulgação dos seus programas, especialmente nas redes sociais. Para assegurar que o seu podcast tenha uma distribuição ampla e esteja listado nos diretórios mais populares, como o Apple Podcasts, Spotify, Deezer, Google Podcasts, entre outros, opte por um agregador de podcasts, ou seja, uma plataforma que se encarrega de hospedar os episódios e criar um feed RSS para que os ouvintes baixem seu conteúdo. Também garante espaço e banda larga suficiente para que, na hora que seus programas estiverem bombando, downloads simultâneos não comprometam seu servidor, além de oferecerem outras funcionalidades. De acordo com a pesquisa da Abpod, no Brasil os agregadores mais usados são o Anchor, Blubrry, Spreaker e Podcloud, mas existem diversas opções com planos gratuitos ou pagos.

Parece muito trabalho para abraçar internamente? Uma boa saída é buscar parceiros profissionais especializados para a produção do seu podcast corporativo. Não se trata de terceirizar seu conteúdo ou sua ação, e sim fazer uma construção a quatro – ou mais – mãos, para que seu podcast tenha um resultado final profissional e otimize os investimentos. Além de ajudar na elaboração em si dos programas, eliminando a preocupação com as questões técnicas, esses parceiros auxiliam com sua expertise no desenvolvimento da estratégia, das iniciativas de divulgação e do acompanhamento e avaliação das métricas de sucesso, indispensáveis para você defender a eficácia do seu projeto junto a quem decide – e provar que podcast é também para a sua marca.

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2021/11/WhatsApp-Image-2021-11-10-at-09.53.01.jpeg 1116 1182 Christianne https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/01/Logo-APPBrasil-Horizontal-scaled-1.jpg Christianne2022-05-02 12:45:102022-05-02 12:45:10Ao alcance de todas as marcas: um podcast para chamar de seu
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

  • Marketing Conversacional: a tendência do momento22 de novembro de 2022 - 17:29
  • Como uma liderança ruim pode impactar o seu time de marketing22 de novembro de 2022 - 17:25
  • Saiba como evitar perda de tempo e não estourar o orçamento na produção digital14 de outubro de 2022 - 11:54
  • A diversidade é capaz de potencializar bons resultados22 de setembro de 2022 - 09:58
  • Sua agência imaginária30 de agosto de 2022 - 15:04

Associados

Facebook

Instagram

[instagram-feed]

Institucional

APP Brasil

Corpo Diretivo

Estatuto Social

Presidentes da APP

Mantenedores

Regionais APP

Contato

Programas

Associe-se – Empresas ou Universidades

Associe-se – Sou Estudante

Associe-se – Sou Profissional

Câmara Nacional de Arbitragem

Canal Direto

Código de Ética

Entidade Depositária

Eventos

Calendário de Eventos

Fest’up

Fórum de Debates

Jogos Publicitários

Prêmio Contribuição Profissional

Notícias

APPCAST

APP TV

Mercado

Mídia

Anunciante

Artigos

APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda

Rua Hungria, 664 – 11º andar – Edifício Torremolinos – Conj. 111
Jd. Europa – São Paulo, SP – CEP 01455-904
E-mail: atendimento@appbrasil.org.br
Tel.: +55 (11) 3813-0188

2022 ©Copyright - APP Brasil
Desenvolvimento
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
#87 – Meritocracia APP Brasil - Associação dos Profissionais de Propaganda APP Brasil - Associação dos Profissionais de Propaganda #88 – A Atividade Publicitária no Brasil: Aspectos Jurídicos
Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refuseing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Política de privacidade