• Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
  • ACESSO O EAD
E-mail: atendimento@appbrasil.org.br | Tel.: +55 (11) 3813-0188
APP Brasil
  • APPCAST
    • APPCAST – CARREIRAS
  • APP TV
  • APP Brasil
    • Código de Ética
    • Corpo Diretivo
    • Diversidade e inclusão
    • Estatuto Social
    • Presidentes APP
    • Mantenedores
  • Regionais APP
  • Cursos
  • Guias e Serviços
    • Banco de Talentos
    • Guia de Licitações Públicas
    • Entidade Depositária
    • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Canal Direto
  • Eventos
    • APP Tech
    • Banho da diversidade
    • Concurso Fest’Up de Jingles
    • Concurso de TCC’s
    • Concurso Universitário Paulista Viva
    • Fest’up
      • Festup 2022 – Warning
      • Painel Festup 2021
    • Prêmio Contribuição Profissional
      • Academia Garra do Galo
    • Jogos Publicitários
    • Fórum de Debates
    • Calendário de Eventos
  • Artigos
    • Atitudes Inspiradoras
    • Mercado
    • Mídia
    • Anunciante
    • Jingles
  • Associe-se
    • Empresa ou Universidade
    • Sou Estudante
    • Sou Professor
    • Sou Profissional
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Atendendo e Empreendendo

15 de setembro de 2012/0 Comentários/em Artigos /por Jessica

Já se falou e escreveu muito sobre nossa profissão de atendimento.Já mataram o atendimento inúmeras vezes e ressuscitaram também.
Não vou discutir isso aqui. Mas, pretendo sim trazer um novo ângulo. E esse ângulo é do atendimento empreendedor.
Se existe algo em que não paira dúvidas é que no alto da escala hierárquica de uma agência mora o envolvimento muito maior com o business do seu cliente, não importa o departamento que você trabalha. Entender do negócio do seu cliente e do seu próprio negócio (comunicação) é crucial. E não entender é mortal. Esse é o momento que é imprescindível deixar de ser tático e passar a ser estratégico. É isso que esperam de você.
Note que até os criativos nesta posição necessitam ter o business correndo junto nas veias com a criatividade. Ainda mais nos dias de hoje de competição insana.
O mesmo se vê na mídia, planejamento e no mundo digital. Sentar na frente do dono, do presidente de uma empresa e do diretor de marketing exige um nível forte de conhecimento e envolvimento com seu mundo e sua atividade.
E ai que vem o aspecto curioso e interessante do atendimento.:
Desde o início de sua carreira um atendimento pode enxergar seu grupo de contas como uma mini agência. Seu cliente ou seus clientes trazem a receita com suas verbas de comunicação. E, para completar, é totalmente possível o atendimento empreendedor calcular todas as despesas de seu grupo: salários, despesas com combustível, overhead (luz, computador, aluguel e etc).
Dentro deste cálculo é fundamental acrescentar as despesas de “terceirização”. O atendimento não vive sem os outros departamentos, precisa ouvir e integrar. Do ponto de vista empresarial é como se contratasse cada departamento para desenvolver junto com ele, o trabalho ao seu cliente. As horas utilizadas pelos outros departamentos somadas aos custos de escritório e etc somam-se ao total de despesas.
Pronto, agora o atendimento pode sozinho calcular o lucro que seu grupo traz para toda a agência. Mais do que isso, pode pensar e executar maneiras diferentes de trazer mais lucro, mais receita. Ou seja, empreender tá na sua mão.
Isso já ajuda inclusive o atendimento empreendedor a pensar em sua retirada de um salário variável, um bônus. Se ele contribui para o todo, então o todo pode contribuir para seu bolso também. E olha que ele não precisa negociar com nenhum departamento de procurement ou compras….
E o cliente ganha algo com isso?
Muito. Porque seu atendimento será naturalmente envolvido e proativo. Será estratégico e crítico.
Quer melhorar ainda mais ?
Acrescente parte da remuneração vinda deste cliente como um bônus atrelado aos resultados anuais. Cliente ganha. Agência e atendimento empreendedor ganham mais.
Então. Agora vamos voltar àquela questão hierárquica do começo deste texto. O atendimento possui uma vantagem competitiva clara nessa corrida ao topo da montanha. Basta querer, se dedicar, usar seus dois ouvidos e a unica boca para ouvir mais do que falar, estudar muito e ter vontade de aproveitar essa senhora oportunidade que você tem de “brincar de dono” de agência desde o começo de seus passos na carreira.
Agora repare que o ano é 2011, as oportunidades neste pais vão bombar! Os anunciantes precisam e precisarão de empreendedores.
Ser atendimento, portanto, pode ser bem mais bacana e desafiador do que você imagina. E pode trazer grandes alegrias e vôos mais altos.
Olhe para os lados e para cima, meu amigo. Quantos atendimentos você ve comandando agências, As maiores agências do país. Agências de design, internet, BTL. Todo mundo ali começou um dia com seu grupo de contas. E um empreendedor.
Por: Marcio Oliveira
VP Operações – Lew’Lara\TBWA
Twitter: @oliveiramarcio

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2013/01/b-pid_kviaa_3mc.png 768 1024 Jessica https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/01/Logo-APPBrasil-Horizontal-scaled-1.jpg Jessica2012-09-15 16:09:002012-09-15 16:09:00Atendendo e Empreendendo
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

  • Marcas precisam ser – e ter – cada vez mais energia13 de maio de 2022 - 08:22
  • Home Office, Office ou Híbrido?10 de maio de 2022 - 11:10
  • Ao alcance de todas as marcas: um podcast para chamar de seu2 de maio de 2022 - 12:45
  • “A propaganda morreu há muito tempo”29 de abril de 2022 - 11:07
  • Os clientes estão mudando!8 de abril de 2022 - 17:00

Apoiadores

Adstream

Associados

Facebook

Instagram

Seguir no Instagram

Parceiros

 
Agência Webgui
TLV

Institucional

APP Brasil

Corpo Diretivo

Estatuto Social

Presidentes da APP

Mantenedores

Regionais APP

Contato

Programas

Associe-se – Empresas ou Universidades

Associe-se – Sou Estudante

Associe-se – Sou Profissional

Câmara Nacional de Arbitragem

Canal Direto

Código de Ética

Entidade Depositária

Eventos

Calendário de Eventos

Fest’up

Fórum de Debates

Jogos Publicitários

Prêmio Contribuição Profissional

Notícias

APPCAST

APP TV

Mercado

Mídia

Anunciante

Artigos

Jingles

APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda

Rua Hungria, 664 – 11º andar – Edifício Torremolinos – Conj. 111
Jd. Europa – São Paulo, SP – CEP 01455-904
E-mail: atendimento@appbrasil.org.br
Tel.: +55 (11) 3813-0188

2022 ©Copyright - APP Brasil
Desenvolvimento
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
APP repudia artigo que relaciona crimes do Mensalão com "publicitári... Atual estágio do mundo digital e os novos desafios do negócios.
Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refuseing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Política de privacidade