Combate à desinformação é tema do maior encontro de comunicação do Sul do país
O combate à desinformação é o principal tema do 22º Congresso de Ciência da Comunicação da Região Sul (Intercom Sul), que acontece na Universidade do Vale do Itajaí, no campus de Balneário Camboriú, nesta quinta, na sexta e no sábado. O palestrante Leandro Demori, ex-diretor executivo do site The Intercept Brasil, vai participar do evento hoje à noite e contar sobre seus desafios como jornalista investigativo em meio à era de fake news.
O Intercom é o maior evento sobre este tema no Sul do país e conta com a presença de convidados nacionais e internacionais, como Ivana Ebel, professora e pesquisadora da Universidade de Derby, no Reino Unido. Ivana faz parte da mesa de fact checking, checagem de fatos, desta quinta-feira, e vai refletir com os participantes sobre o básico no jornalismo, que é a verificação de informações e o compromisso em falar a verdade. “Torna-se muito importante debater isso, principalmente com alunos do jornalismo, que são essa nova geração e irão tomar essa bandeira de nossas mãos”, pontua a pesquisadora.
Já na sexta-feira, Rodrigo Lopes, jornalista internacional da RBS do Rio Grande do Sul e enviado especial da cobertura da guerra na Ucrânia, fala sobre a prática profissional em meio à guerra.
Participam do Intercom mais de mil professores e alunos das universidades de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Mesas temáticas, apresentações de trabalhos teóricos e práticos fazem parte da programação. Oficinas de redação, elaboração de TCC, comunicação não violenta, como escrever textos de perfil e muitas outras estão presentes para auxiliar os alunos. “As oficinas estão lotadas. O sul corresponde muito bem. Estou na terceira edição como diretora e aqui tem sido maior que o sudeste, que pra mim é uma surpresa, porque as universidades de comunicação estão mais concentradas lá”, conclui Cristiane Finger, diretora regional sul do Intercom.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!