• Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
  • ACESSE O EAD
atendimento@appbrasil.org.br | +55 (11) 3813-0188
APP Brasil
  • APPCAST
    • APPCAST – CARREIRAS
    • Jingles
  • APP TV
  • APP Brasil
    • Código de Ética
    • Corpo Diretivo
    • Diversidade e inclusão
    • Embaixadores APP Brasil
    • Estatuto Social
    • Presidentes APP
    • Mantenedores
  • Regionais APP
  • Cursos
    • EAD APP Brasil
  • Guias e Serviços
    • Banco de Talentos
    • Guia de Licitações Públicas
    • Entidade Depositária
    • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Canal Direto
  • Eventos
    • APP Tech
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Concurso Fest’Up de Jingles
    • Concurso de TCC’s
    • Concurso Universitário Paulista Viva
    • Fest’up
      • Festup 2022 – Warning
      • Painel Festup 2021
    • Prêmio Contribuição Profissional
      • Academia Garra do Galo
    • Jogos Publicitários
    • Fórum de Debates
    • Calendário de Eventos
  • Artigos
    • Atitudes Inspiradoras
    • Mercado
    • Mídia
    • Anunciante
  • Associe-se
    • Empresa ou Universidade
    • Sou Estudante
    • Sou Professor
    • Sou Profissional
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Compliance não é ação de marketing ou de propaganda

21 de março de 2017/em Artigos

O mercado publicitário brasileiro sempre se apropriou de termos originários de outros idiomas como break, briefing, layout e top of mind, para citar alguns.
Fruto de uma frequente integração cultural entre o que se faz aqui e o que se faz lá fora, em outros países, fazendo com que, cada vez mais, o enfoque global contribuísse efetivamente para a profissionalização da nossa atividade.
Agora estamos diante de mais uma palavra em outro idioma, que precisamos incorporá-la de vez neste mercado, e que se tornou essencial na maioria dos negócios ao redor do mundo: compliance, a atividade que busca a interação da regulação sobre negócios e as especialidades de cada empresa e setor.
O compliance tem como foco a necessidade de se estabelecer regras e procedimentos que conduzam as empresas, seus negócios e suas transações, assim como a atuação de seus profissionais, a estarem em conformidade com as normas e com a ética empresarial.
Temas como sustentabilidade, responsabilidade social, meio-ambiente, direitos humanos e, principalmente, corrupção, tornam-se, através dos programas de compliance, ações concretas e efetivas no mundo dos negócios e no mercado que se atua.
Quem acredita que os programas de compliance são parte de um mundo idealizado apenas no cenário empresarial global está muito enganado.
Entretanto, quem não estiver ciente das regras e normativas exigidas pelos padrões mundiais de compliance terá de pagar muito caro pelos efeitos desse desconhecimento.
Há normativas mundiais que regulam os procedimentos nos negócios.
Apenas para citarmos um tema amplamente discutido em tempos atuais: a corrupção, há vários acordos e convenções internacionais que impõem regras efetivas às empresas. A Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção é uma das mais conhecidas. No Brasil, representada pela Lei Anticorrupção (LAC – no12.846/2013).
As empresas que não atentarem às cláusulas estabelecidas nesta lei poderão ter de responder por atos de corrupção, mesmo se os seus diretores sócios e acionistas não tiverem responsabilidade objetiva, ou seja, não se faz necessário que se prove o dolo ou a culpa, na linguagem do Direito, para que exista responsabilização.
A LAC não é a única que diz respeito ao compliance empresarial. Há outras normas sobre lavagem de dinheiro, evasão de divisas, manutenção irregular de recursos e bens no exterior, etc.

As multas podem atingir até 20% do faturamento bruto das empresas!

O pior é que muitas empresas acreditam que possam crescer e prosperar sem observar criteriosamente as normas de compliance.
A implementação de programas de compliance será, cada vez mais, exigida por seus clientes e fornecedores, além dos agentes reguladores.
As empresas que estão acostumados a lidar com clientes internacionais sabem que não são poucos os procedimentos que tem de ser observados nas transações comerciais e financeiras. Empresas como a Siemens ou Alstom por exemplo já sofreram o forte impacto do FCPA (Foreign Corrupt Practices Act) que corresponde no mercado americano à LAC brasileira.
É verdade que a implementação de programas de compliance tem aumentado os custos das empresas, principalmente em função dos escândalos financeiros e empresariais que tornam os riscos mais elevados e a regulação mais exigente. Porém, com o passar do tempo, os riscos de conduta que conspiram contra os negócios empresarias são bem maiores que a adoção de programas de compliance.
As empresas que com determinação implementam programas de compliance e os tornam parte integrante de seus negócios fazem com que o ambiente de negócios seja mais saudável e como consequência atraiam clientes que antes não poderiam manter ou atrair por força dos requisitos das normas de compliance estabelecidas globalmente.
Está na hora de pensar seriamente em incorporar esta palavra inglesa, na forma de ação concreta na atividade publicitária. Caso contrário, os riscos serão cada vez maiores e a percepção quanto à imagem empresarial e nossa atuação cada vez mais negativa.
Compliance não é ação de marketing ou propaganda, mas um posicionamento que precisa ser adotado, por uma simples questão de sobrevivência.
Http://www.planogestao.com.br
Silvio Soledade é diretor financeiro da APP Brasil. 

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2017/03/foto-fernando-gardinali-2966-1.jpg 666 683 Jessica https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/01/Logo-APPBrasil-Horizontal-scaled-1.jpg Jessica2017-03-21 14:20:472020-08-07 16:33:18Compliance não é ação de marketing ou de propaganda
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

  • Marketing Conversacional: a tendência do momento22 de novembro de 2022 - 17:29
  • Como uma liderança ruim pode impactar o seu time de marketing22 de novembro de 2022 - 17:25
  • Saiba como evitar perda de tempo e não estourar o orçamento na produção digital14 de outubro de 2022 - 11:54
  • A diversidade é capaz de potencializar bons resultados22 de setembro de 2022 - 09:58
  • Sua agência imaginária30 de agosto de 2022 - 15:04

Associados

Facebook

Instagram

[instagram-feed]

Institucional

APP Brasil

Corpo Diretivo

Estatuto Social

Presidentes da APP

Mantenedores

Regionais APP

Contato

Programas

Associe-se – Empresas ou Universidades

Associe-se – Sou Estudante

Associe-se – Sou Profissional

Câmara Nacional de Arbitragem

Canal Direto

Código de Ética

Entidade Depositária

Eventos

Calendário de Eventos

Fest’up

Fórum de Debates

Jogos Publicitários

Prêmio Contribuição Profissional

Notícias

APPCAST

APP TV

Mercado

Mídia

Anunciante

Artigos

APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda

Rua Hungria, 664 – 11º andar – Edifício Torremolinos – Conj. 111
Jd. Europa – São Paulo, SP – CEP 01455-904
E-mail: atendimento@appbrasil.org.br
Tel.: +55 (11) 3813-0188

2022 ©Copyright - APP Brasil
Desenvolvimento
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
Papo com o mercado – APP UberlândiaAPP realizou 6ª edição do Workshop Banho de Gestão
Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Política de privacidade