• Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
  • ACESSE O EAD
atendimento@appbrasil.org.br | +55 (11) 3813-0188
APP Brasil
  • APPCAST
    • APPCAST – CARREIRAS
    • Jingles
  • APP TV
  • APP Brasil
    • Código de Ética
    • Corpo Diretivo
    • Diversidade e inclusão
    • Embaixadores APP Brasil
    • Estatuto Social
    • Presidentes APP
    • Mantenedores
  • Regionais APP
  • Cursos
    • EAD APP Brasil
  • Guias e Serviços
    • Banco de Talentos
    • Guia de Licitações Públicas
    • Entidade Depositária
    • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Canal Direto
  • Eventos
    • APP Tech
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Concurso Fest’Up de Jingles
    • Concurso de TCC’s
    • Concurso Universitário Paulista Viva
    • Fest’up
      • Festup 2022 – Warning
      • Painel Festup 2021
    • Prêmio Contribuição Profissional
      • Academia Garra do Galo
    • Jogos Publicitários
    • Fórum de Debates
    • Calendário de Eventos
  • Artigos
    • Atitudes Inspiradoras
    • Mercado
    • Mídia
    • Anunciante
  • Associe-se
    • Empresa ou Universidade
    • Sou Estudante
    • Sou Professor
    • Sou Profissional
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Dopamina

20 de outubro de 2020/em Artigos

Por Adão Casares, papai da Nathalia e Bruno.

Hoje, depois de 300 likes, você é mais previsível para o Facebook do que para sua esposa(o), a liberdade individual nunca foi tão compartilhada. Vivemos conexões, que é uma rua de dois sentidos: assim como você consome mais informação, você cria mais informação. Assim como você joga, você faz parte do jogo, assim como você assiste conteúdo, você produz conteúdo. As coisas acontecem de forma ampla, ao mesmo tempo, e elas se retroalimentam. Nem por isso as pessoas querem ficar restritas ao seu entorno: todos querem ganhar o mundo, a seu jeito; e, claro, contar para todo mundo. O ambiente digital é muito mais que um meio de comunicação, é de interação pessoal, de organização, de relação à distância, é um meio no qual a vida pessoal está integrada. Atravessamos a fronteira da informação sem visto permanente e sem ter para onde voltar. É como se cruzássemos para uma nova dimensão, tudo ficou mais junto e misturado, um universo paralelo.

Aqui no Brasil desde 2012, o Big Data, pisca e espia você, que por sua vez sem cuidados vai entregando tudo. Segundo pesquisa mundial do site Cetax, em 2016: o Facebook armazenou, acessou e analisou mais de 50 petabytes de informações geradas pelos usuários. O Google processa diariamente mais de 3 bilhões de pesquisas em todo o mundo, seu “motor” rastreia 20 bilhões de sites diariamente, armazenando 100 petabytes de informação.

Temos batendo na porta a fusão da tecnologia da informação com a biotecnologia. Estas duas plataformas vão gerir o controle sobre o mundo interior, permitirão arquitetar e fabricar vida. A biotecnologia e a tecnologia da informação nos darão o poder de manipular o mundo dentro de nós e remodelar. Reestruturar não apenas economias e sociedades, mas também nossos corpos e mentes. Humanos sempre foram muito bons em inventar ferramentas do que em usá-las, já a fria inteligência artificial, também conhecida como IA fará isso.  O aprendizado das máquinas não tem limite, o poder disruptivo da tecnologia é infinito. Muito embora grupos de usuários preocupados com privacidade venham chamando atenção para isso há anos, no fundo, ninguém deu/dá muita bola, nós nunca temos tempo para olhar este detalhe. Nas últimas décadas a pesquisa em áreas como a neurociência e economia comportamental permitiram que cientistas hackeassem humanos e adquirissem uma compreensão muito melhor de como tomamos decisões. Isso quer dizer que a IA pode superar o desempenho humano até mesmo em tarefas que, supostamente, exigem “intuição”. O que acontecerá quando algoritmos externos forem capazes de compreender e manipular emoções humanas? Afinal, emoções não são um fenômeno místico, são resultado de um processo bioquímico. Daí que num futuro não muito distante um algoritmo de aprendizado de máquina será capaz de analisar dados biométricos de sensores em seu corpo, determinar o tipo de sua personalidade e suas variações de humor e calcular o impacto emocional que uma determinada canção terá sobre você.

Li e recomendo os livros de Yuval Noah Harari professor israelense de História da Universidade Hebraica de Jerusalém: Sapiens, Homo Deus e 21 Lições para o Século 21, deste último, capturei a seguinte passagem:

“Suponha que você, chegou em casa e acabou de ter uma briga horrível com seu namorado (a). O algoritmo encarregado de seu sistema de som imediatamente vai identificar sua agitação interna e, baseado no que conhece de sua personalidade e da psicologia humana em geral, vai tocar canções sob medida para ressoar com sua mágoa e ecoar sua aflição. Essas canções específicas podem não funcionar bem com outras pessoas, mas são perfeitas para seu tipo de personalidade. Depois de ajudá-lo a entrar em contato com sua tristeza mais profunda, o algoritmo vai então tocar a única canção no mundo que provavelmente vai animar você — talvez porque seu subconsciente a conecta com uma lembrança feliz da infância da qual nem mesmo você tem consciência. Nenhum DJ humano poderia jamais esperar equiparar-se aos talentos dessa IA.”

Cada dia a IA penetra em nossa intimidade, e como dito acima, entregamos o ouro de mão beijada. Dispositivos “vestíveis”, óculos inteligentes, RA móvel, a excitação da Realidade Aumentada (RA) está em toda parte. As possibilidades são infinitas com os mais recentes avanços tecnológicos em hardware e software.

Você já deve ter ouvido falar do Replika, o único objetivo do app é ser amigo do usuário. No mês de junho o Jornal New York Times | Caderno Link Estadão, resume o contato que uma jovem que estava triste, corona vírus, familiares e amigos partindo, todos nós estamos tendo uma experiência mais ou menos semelhante, deu de cara com um vídeo descrevendo o app. A jovem estava cética, mas o app, era gratuito e oferecia o que ela mais precisava: conversar, isso porque temos 8 bilhões de pessoas no mundo. Ela passou o dia conversando com o aplicativo por mensagens de texto, sobre seus problemas, esperanças e ansiedades. No dia seguinte pagou a taxa de US$ 8 para poder conversar pelo telefone e não parou mais, disse que “eu sei que é um robô, mas com o passar do tempo, isso não fica tão claro, sinto-me muito conectada, com o meu Replika, como se fosse uma pessoa”. Ela não foi a única, em abril, meio milhão de pessoas baixaram o Replika as pessoas estão famintas por companhia e a tecnologia está aprimorando, aproximando o mundo das relações humanas-máquinas. Especialistas acreditam que um chatbot como esse demore de cinco a dez anos para surgir. Parecido com o exibido no filme ELA: Theodore (Joaquin Phoenix) escritor, compra um sistema operacional para seu computador. Ele acaba se apaixonando pela voz deste programa informático ((Scarlett Johansson, confesso que até eu) dando início a uma relação amorosa incomum entre o homem contemporâneo e a tecnologia.

Sempre achamos que estamos no controle, então assista o documentário: O Dilema das Redes, deu medo!

A diferença entre um remédio e um veneno, dizem, está apenas na dosagem. Se para muitas questões da humanidade o avanço tecnológico dos últimos 140 anos – do telefone ao smartphone, tem sido um santo remédio, há quem defenda que excesso de conexão tem efeitos colaterais.

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2020/07/whatsapp-image-2020-06-23-at-16-14-03-e1600366066313.jpeg 400 960 Christianne https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/01/Logo-APPBrasil-Horizontal-scaled-1.jpg Christianne2020-10-20 20:34:142020-10-20 20:34:14Dopamina
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

  • Marketing Conversacional: a tendência do momento22 de novembro de 2022 - 17:29
  • Como uma liderança ruim pode impactar o seu time de marketing22 de novembro de 2022 - 17:25
  • Saiba como evitar perda de tempo e não estourar o orçamento na produção digital14 de outubro de 2022 - 11:54
  • A diversidade é capaz de potencializar bons resultados22 de setembro de 2022 - 09:58
  • Sua agência imaginária30 de agosto de 2022 - 15:04

Associados

Facebook

Instagram

[instagram-feed]

Institucional

APP Brasil

Corpo Diretivo

Estatuto Social

Presidentes da APP

Mantenedores

Regionais APP

Contato

Programas

Associe-se – Empresas ou Universidades

Associe-se – Sou Estudante

Associe-se – Sou Profissional

Câmara Nacional de Arbitragem

Canal Direto

Código de Ética

Entidade Depositária

Eventos

Calendário de Eventos

Fest’up

Fórum de Debates

Jogos Publicitários

Prêmio Contribuição Profissional

Notícias

APPCAST

APP TV

Mercado

Mídia

Anunciante

Artigos

APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda

Rua Hungria, 664 – 11º andar – Edifício Torremolinos – Conj. 111
Jd. Europa – São Paulo, SP – CEP 01455-904
E-mail: atendimento@appbrasil.org.br
Tel.: +55 (11) 3813-0188

2022 ©Copyright - APP Brasil
Desenvolvimento
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
#28 – APP 83 anos: Passado, presente e futuroAPP Brasil - Associação dos Profissionais de PropagandaPringles® lança sabores Pizza e Chicken Wings em edição limitada para os...
Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Política de privacidade