• Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
  • ACESSE O EAD
atendimento@appbrasil.org.br | +55 (11) 97777-3131
APP Brasil
  • APPCAST
    • APPCAST – CARREIRAS
    • Jingles
  • APP TV
  • APP Brasil
    • Código de Ética
    • Corpo Diretivo
    • Diversidade e inclusão
    • Embaixadores APP Brasil
    • Estatuto Social
    • Presidentes APP
    • Mantenedores
  • Regionais APP
  • Cursos
    • EAD APP Brasil
  • Guias e Serviços
    • Banco de Talentos
    • Guia de Licitações Públicas
    • Entidade Depositária
    • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Canal Direto
  • Eventos
    • APP Tech
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Concurso Fest’Up de Jingles
    • Concurso de TCC’s
    • Concurso Universitário Paulista Viva
    • Fest’up
      • Festup 2022 – Warning
      • Painel Festup 2021
    • Prêmio Contribuição Profissional
      • Academia Garra do Galo
    • Jogos Publicitários
    • Fórum de Debates
    • Calendário de Eventos
  • Artigos
    • Atitudes Inspiradoras
    • Mercado
    • Mídia
    • Anunciante
  • Associe-se
    • Empresa ou Universidade
    • Sou Estudante
    • Sou Professor
    • Sou Profissional
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Financeiros, para que?

22 de dezembro de 2014/em Artigos

Outro dia li um artigo sobre a mudança no papel do gestor financeiro. Aquele velho “guardião da chave do cofre”, exímio cumpridor do MNP (manual de normas e procedimentos) implementado pelos auditores contábeis, e fiel defensor dos direitos dos acionistas, com unhas e dentes; em alguns casos, mais dentes.
O artigo, embora muito bem escrito pelo jornalista, não apresente nenhuma coisa nova, chamou-me a atenção.
O profissional de finanças sempre foi  “low profile”, dentro e fora das organizações, e as mudanças em seu papel pelo qual passou e vem passando continuamente não são descritas nos manuais de sucesso profissional espalhados pelas editoras.
O profissional de finanças sempre foi avesso ao banho de luz que estas mudanças podem ocasionar.
O fato é que precisamos, como financistas, aproveitar melhor estes momentos de fama.
As mudanças neste papel não são novidades. São fórmulas de sobrevivência.
Cabe aos financeiros solidificar as questões estratégicas nas organizações.
É responsabilidade deles, em sua maior parte indiretamente, de implementar as idéias, as inovações, as ações de guerrilha, seja de crescimento, seja de retração, que as unidades de negócio vislumbram.
Os financeiros sempre são chamados para ouvir. Mas nunca para opinar. Embora no final de cada reunião haja sempre alguém que cobre uma manifestação.
Suas decisões nunca são tomadas no calor das discussões, talvez isto gere nele a imagem de lento, de divagar muito sobre certos assuntos. Não há margem para erros. Porque, em seu caso, fatalmente, eles serão o mesmo que jogar dinheiro pelo ralo.
Olhemos por exemplo para o nosso mercado, o publicitário. Poucos são os financeiros que aparecem ganhando prêmios. E quando acontece, demoramos em descobrir que sua origem foi ou é a área financeira.
Sou da época em que os financeiros ficavam no prédio anexo à sede principal das agências, às vezes, e quando possível, do outro lado rua.
“Somos over head”, definiria um amigo, que também atua nesta área.
Mas a realidade é outra, cada vez mais os financeiros são chamados, nos momentos oportunos, a contribuírem com sua experiência, acumulada, seja na própria organização ou nas outras organizações, de segmentos diferentes, por onde construíram sua carreira.
Não há ninguém na organização que assista tudo da coxia como os financeiros. É por isso que quando chamados para opinar sempre surpreenda com o tamanho do seu conhecimento sobre o negócio.
E esta sim talvez tenha sido a maior mudança em seu papel. O conhecimento 360ª graus da organização.
Muitas vezes está sob sua responsabilidade não só a gestão dos recursos financeiros, principalmente os limitados; a gestão dos recursos humanos, questões burocráticas, de negociação de contratos, de administração de sonhos e pesadelos, também passam pelo seu gabinete.
Ainda há gestão dos recursos técnicos, ferramentas “up to date”, que funcionem e que permitam que a organização cumpra seu papel, sem traumas, sem perda de tempo, sem lentidão na internet.
Não há mais espaço para aqueles que se fecham na sua sala, e tratam todos os assuntos como “top secret”, sem compartilhar decisões, inclusive as financeiras.  Não conhecem seus clientes, não aparecem nas reuniões de planejamento, principalmente aquelas que não são convidados.
Às vezes são os financeiros os primeiros a perceberem que algo está errado na relação com seus clientes. Entretanto, são os últimos a serem ouvidos na organização com relação a isto.
Muitas organizações demoram em perceber o talento criativo de seus profissionais financeiros. Criativos no sentido de fazer o mais com o menos, de tornarem a organização lucrativa aos olhos dos acionistas, de cumprirem os acordos com seus fornecedores e parceiros, e principalmente, de entenderem, melhor que ninguém, a satisfação de seus clientes quando percebem o valor da prestação de serviço.
 
*Silvio Soledade (Diretor Financeiro e Cultural da APP  e Diretor Associado da PlanoGestão Consultoria)
 

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2014/12/foto-silvio-soledade.jpg 1008 1047 Jessica https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/01/Logo-APPBrasil-Horizontal-scaled-1.jpg Jessica2014-12-22 09:30:462014-12-22 09:30:46Financeiros, para que?
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

  • Por que sua agência precisa de uma produtora de tecnologia16 de março de 2023 - 15:20
  • Qual seu papel na era dos 3Cs: Covid, Conflict & Climate Change?3 de fevereiro de 2023 - 15:29
  • Marketing Conversacional: a tendência do momento22 de novembro de 2022 - 17:29
  • Como uma liderança ruim pode impactar o seu time de marketing22 de novembro de 2022 - 17:25
  • Saiba como evitar perda de tempo e não estourar o orçamento na produção digital14 de outubro de 2022 - 11:54

Associados

Facebook

Instagram

[instagram-feed]

Institucional

APP Brasil

Corpo Diretivo

Estatuto Social

Presidentes da APP

Mantenedores

Regionais APP

Contato

Programas

Associe-se – Empresas ou Universidades

Associe-se – Sou Estudante

Associe-se – Sou Profissional

Câmara Nacional de Arbitragem

Canal Direto

Código de Ética

Entidade Depositária

Eventos

Calendário de Eventos

Fest’up

Fórum de Debates

Jogos Publicitários

Prêmio Contribuição Profissional

Notícias

APPCAST

APP TV

Mercado

Mídia

Anunciante

Artigos

APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda

Rua Hungria, 664 – 11º andar – Edifício Torremolinos – Conj. 111
Jd. Europa – São Paulo, SP – CEP 01455-904
E-mail: atendimento@appbrasil.org.br
Tel.: +55 (11) 97777-3131

2022 ©Copyright - APP Brasil
Desenvolvimento
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
A APP deseja um excelente 2015 a todos os APPAIXONADOS POR PROPAGANDAItaú, Bunny’s Levis, Ron Merino, Guaraná Antarctica e Chevrolet Opala
Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Política de privacidade