• Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
  • ACESSE O EAD
atendimento@appbrasil.org.br | +55 (11) 3813-0188
APP Brasil
  • APPCAST
    • APPCAST – CARREIRAS
    • Jingles
  • APP TV
  • APP Brasil
    • Código de Ética
    • Corpo Diretivo
    • Diversidade e inclusão
    • Embaixadores APP Brasil
    • Estatuto Social
    • Presidentes APP
    • Mantenedores
  • Regionais APP
  • Cursos
    • EAD APP Brasil
  • Guias e Serviços
    • Banco de Talentos
    • Guia de Licitações Públicas
    • Entidade Depositária
    • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Canal Direto
  • Eventos
    • APP Tech
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Concurso Fest’Up de Jingles
    • Concurso de TCC’s
    • Concurso Universitário Paulista Viva
    • Fest’up
      • Festup 2022 – Warning
      • Painel Festup 2021
    • Prêmio Contribuição Profissional
      • Academia Garra do Galo
    • Jogos Publicitários
    • Fórum de Debates
    • Calendário de Eventos
  • Artigos
    • Atitudes Inspiradoras
    • Mercado
    • Mídia
    • Anunciante
  • Associe-se
    • Empresa ou Universidade
    • Sou Estudante
    • Sou Professor
    • Sou Profissional
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Homenagem a Altino João de Barros

19 de fevereiro de 2018/em Mercado
A Associação dos Profissionais de Propagada deixa sua homenagem a um dos homens mais importantes na construção da mídia brasileira, o publicitário Altino João de Barros. Altino faleceu na manhã deste último domingo, dia 18, e certamente deixará pra sempre seu marco na comunicação brasileira.

Altino nasceu no Rio de Janeiro, em 1926, e se formou no curso técnico de comércio e propaganda ministrado pela Associação Comercial. Começou sua carreira na McCann Erickson como office-boy do departamento de produção gráfica, em 1944. Um ano depois já estava na área de mídia, na qual atuou por mais de 70 anos, sempre na mesma agência, os primeiros 30 no Rio e, a partir de 1974, em São Paulo, chegando a vice-presidente executivo. Neste período, se transformou em um dos mais importantes profissionais de mídia da história do Brasil.

Foi ele quem criou o Top de 5 segundos, usado até hoje pela Rede Globo antes de começar uma transmissão. O insight veio quando Altino visitou na Globo a sala de controle, cheia de televisores, onde se coordenava junto às outras praças quantos segundos faltavam para a próxima atração nacional, para que todas as emissoras entrassem em rede ao mesmo tempo. Naquele momento, ele estava inconformado com o fato da General Motors – cliente da McCann – ter ficado de fora do time de patrocinadores de um dos pacotes esportivos da Globo. “Naquele dia na Globo, eu olhei para aqueles monitores com os círculos cinzentos e pensei: porque não gerar esse grande momento de expectativa para os profissionais das emissoras também para o telespectador? Mas com uma imagem bonita, uma mensagem do patrocinador. E por que não da GM?”, contou ele em sua biografia, “A mídia no Brasil do reclame à era digital”, lançada em 2013.

A trajetória do profissional se confunde com a própria história do mercado publicitário brasileiro. No livro, narrado em primeira pessoa e escrito com a colaboração da jornalista Nara Damante, Altino conta a sua participação em momentos históricos como a criação do Instituto Verificador de Circulação (IVC), do Grupo de Mídia de São Paulo, do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar) e do Conselho Executivo de Normas Padrão (Cenp).

Em uma das passagens do livro, ele relata com detalhes como funcionavam os departamentos de pesquisas dentro das agências, responsáveis pelos famosos pré-testes, ainda hoje usados nas campanhas, aplaudidos por anunciantes e abominados por muitos criativos. “Nos anos 50, a McCann trouxe ao Brasil um programa chamado Program Analyser, que analisava o interesse do ouvinte de determinado programa de rádio. Reuníamos os entrevistados em uma sala e pedíamos que eles manejassem dois botões: um na mão direita e outro na esquerda. Colocávamos um programa para ser escutado e se tivesse agradando, a pessoa apertava o botão da direita, se desagradasse, usava o da esquerda”.

Na década de 1960, ao lado de Caio Domingues (J. Walter Thompson), Paulo Pinheiro de Andrade (Grupo Audi-Market) e Eugenia Nussinkis (Gillette), entre outros, Altino liderou o movimento que viabilizou a instalação do instituto Audi-TV, financiado por agências e anunciantes e precursor do Ibope na medição de audiência no Brasil.

Também foi de Altino a ideia de fazer tabelas de medição de audiência e circulação para planejar a compra de mídia para os clientes. Ele introduziu no Brasil a técnica do GRP (Gross Rating Points) ou Pontos de Audiência Bruta, fundamento utilizado até hoje. O GRP estabelece o nível de esforço que o anunciante deve fazer para atingir determinada cobertura de frequência junto ao target que deseja atingir.

Após se formar em ciências econômicas, em 1964, pela então Universidade do Estado da Guanabara, Altino tornou-se professor da Fundação Getúlio Vargas, no Rio de Janeiro, e da Escola Superior de Propaganda e Marketing, em São Paulo. Em 1983, recebeu o Prêmio Caboré de Profissional de Mídia do Ano.

Altino João de Barros deixa a esposa Yedda, com quem foi cassado por 67 anos, e quatro filhos: Fernando, Vera Maria, Octavio e Eduardo.

Fonte: http://www.meioemensagem.com.br/home/comunicacao/2018/02/18/morre-altino-de-barros-precursor-das-tecnicas-de-midia-na-publicidade.html
Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2018/02/altino-joao-de-barros-575x300-1.jpg 300 575 Jessica https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/01/Logo-APPBrasil-Horizontal-scaled-1.jpg Jessica2018-02-19 10:23:192021-04-28 18:24:31Homenagem a Altino João de Barros
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

  • Marketing Conversacional: a tendência do momento22 de novembro de 2022 - 17:29
  • Como uma liderança ruim pode impactar o seu time de marketing22 de novembro de 2022 - 17:25
  • Saiba como evitar perda de tempo e não estourar o orçamento na produção digital14 de outubro de 2022 - 11:54
  • A diversidade é capaz de potencializar bons resultados22 de setembro de 2022 - 09:58
  • Sua agência imaginária30 de agosto de 2022 - 15:04

Associados

Facebook

Instagram

[instagram-feed]

Institucional

APP Brasil

Corpo Diretivo

Estatuto Social

Presidentes da APP

Mantenedores

Regionais APP

Contato

Programas

Associe-se – Empresas ou Universidades

Associe-se – Sou Estudante

Associe-se – Sou Profissional

Câmara Nacional de Arbitragem

Canal Direto

Código de Ética

Entidade Depositária

Eventos

Calendário de Eventos

Fest’up

Fórum de Debates

Jogos Publicitários

Prêmio Contribuição Profissional

Notícias

APPCAST

APP TV

Mercado

Mídia

Anunciante

Artigos

APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda

Rua Hungria, 664 – 11º andar – Edifício Torremolinos – Conj. 111
Jd. Europa – São Paulo, SP – CEP 01455-904
E-mail: atendimento@appbrasil.org.br
Tel.: +55 (11) 3813-0188

2022 ©Copyright - APP Brasil
Desenvolvimento
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
Master Seminars Digitalks 2018 | BrasíliaDireitos e Cuidados que Envolvem os anúncios com o Tema Copa do Mundo.
Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Política de privacidade