• Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
  • ACESSE O EAD
atendimento@appbrasil.org.br | +55 (11) 3813-0188
APP Brasil
  • APPCAST
    • APPCAST – CARREIRAS
    • Jingles
  • APP TV
  • APP Brasil
    • Código de Ética
    • Corpo Diretivo
    • Diversidade e inclusão
    • Embaixadores APP Brasil
    • Estatuto Social
    • Presidentes APP
    • Mantenedores
  • Regionais APP
  • Cursos
    • EAD APP Brasil
  • Guias e Serviços
    • Banco de Talentos
    • Guia de Licitações Públicas
    • Entidade Depositária
    • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Canal Direto
  • Eventos
    • APP Tech
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Concurso Fest’Up de Jingles
    • Concurso de TCC’s
    • Concurso Universitário Paulista Viva
    • Fest’up
      • Festup 2022 – Warning
      • Painel Festup 2021
    • Prêmio Contribuição Profissional
      • Academia Garra do Galo
    • Jogos Publicitários
    • Fórum de Debates
    • Calendário de Eventos
  • Artigos
    • Atitudes Inspiradoras
    • Mercado
    • Mídia
    • Anunciante
  • Associe-se
    • Empresa ou Universidade
    • Sou Estudante
    • Sou Professor
    • Sou Profissional
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

A imprensa especializada

15 de dezembro de 2014/em Artigos

A propaganda brasileira tem muitos pilares que a fortalecem, fora do estreito círculo anunciante/agência/mídia/consumidor.
Um deles é a imprensa especializada, que entre nós desde há muito deixou o amadorismo, transformando-se em altamente profissional, para logo depois constituir-se empresarial, ficando-se em bases sólidas que lhes dão vida longa e a vantagem (na verdade obrigação) da independência.
Mas, nem sempre foi assim e se hoje o cenário lhe é amplamente favorável, deve-se a poucos pioneiros ainda em ação e que apostaram suas fichas em um segmento difícil, onde o leitor – principal objetivo de qualquer meio impresso – ou o internauta, para ser mais consentâneo, é também o seu anunciante e amigo, além de outras coincidências, como por exemplo, ser igualmente o personagem das suas matérias.
Isso poderia criar, como já criou no passado, um conflito nem sempre solúvel, e exacerbado por eventuais críticas ao conteúdo das peças publicitárias ou, ainda mais caliente, pelas revelações de negócios que pela própria natureza dos mesmos, deveriam ficar sob sigilo até a conclusão, com final feliz para as partes envolvidas.
Nem sempre é assim, porém, devido a um dado corriqueiro: enquanto a estas compete preservar o segredo a todo custo, aos jornalistas compete o oposto: revelar o que sabem, especular sobre o que desconfiam, trazer, enfim, os fatos ao conhecimento da opinião pública.
Quando os jornais eram os mais disputados meios de informação, dizia-se que eram feitos para divulgar e não para esconder notícias.
Essa briga de gato e rato provoca amiúde situações delicadas, mas há sempre que saber separar o joio do trigo. É possível guardar segredo de algo grandioso que está ocorrendo nos bastidores?
Para os envolvidos, sim. Porém, quando as fontes não se cercam desse cuidado, não podem depois culpar quem apenas cumpriu a sua missão.
Mas, este é apenas um aspecto dessa atividade tão intensa, que também ajuda, e muito, a divulgar a boa comunicação publicitária, as boas agências e produtoras, a qualidades dos meios e dos fornecedores do mercado e, sobretudo, dos empresários e profissionais que fazem da publicidade brasileira uma das melhores do mundo. Cabe aqui um registro especial aos nossos anunciantes, que muito depressa entenderam aqui no Brasil a importância da construção e valorização das suas marcas.
A imprensa publicitária está aí para contar essa história.
 
* Armando Ferrentini é Jornalista e diretor-presidente da Editora Referência Ltda.

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2014/12/armando-ferrentini.jpg 679 1022 Jessica https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/01/Logo-APPBrasil-Horizontal-scaled-1.jpg Jessica2014-12-15 05:00:512014-12-15 05:00:51A imprensa especializada
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

  • Marketing Conversacional: a tendência do momento22 de novembro de 2022 - 17:29
  • Como uma liderança ruim pode impactar o seu time de marketing22 de novembro de 2022 - 17:25
  • Saiba como evitar perda de tempo e não estourar o orçamento na produção digital14 de outubro de 2022 - 11:54
  • A diversidade é capaz de potencializar bons resultados22 de setembro de 2022 - 09:58
  • Sua agência imaginária30 de agosto de 2022 - 15:04

Associados

Facebook

Instagram

[instagram-feed]

Institucional

APP Brasil

Corpo Diretivo

Estatuto Social

Presidentes da APP

Mantenedores

Regionais APP

Contato

Programas

Associe-se – Empresas ou Universidades

Associe-se – Sou Estudante

Associe-se – Sou Profissional

Câmara Nacional de Arbitragem

Canal Direto

Código de Ética

Entidade Depositária

Eventos

Calendário de Eventos

Fest’up

Fórum de Debates

Jogos Publicitários

Prêmio Contribuição Profissional

Notícias

APPCAST

APP TV

Mercado

Mídia

Anunciante

Artigos

APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda

Rua Hungria, 664 – 11º andar – Edifício Torremolinos – Conj. 111
Jd. Europa – São Paulo, SP – CEP 01455-904
E-mail: atendimento@appbrasil.org.br
Tel.: +55 (11) 3813-0188

2022 ©Copyright - APP Brasil
Desenvolvimento
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
Luiz Carlos CorrêaBelas Artes garante o primeiro lugar na 35ª edição do Concurso Universitário...
Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Política de privacidade