Certa vez, participei de um retiro e ouvi da instrutora de ioga um comentário muito sincero para um participante que relatou dificuldades de relaxar e se conectar com ele mesmo para permanecer nas posturas e meditar. Ele disse que enfrentava alguns dilemas financeiros nos negócios e isso o atrapalhava, ao que ela respondeu: “Totalmente compreensível. É muito complicado viver o presente e entrar em estado de flow com a conta bancária no vermelho”.
É exatamente isso que vejo no meu dia a dia. Gestores extremamente capazes, qualificados e talentosos são capazes de atingir o melhor do seu potencial quando estão com as finanças em dia e liberam tempo para se dedicar ao que melhor sabem fazer. Via de regra, é nesse momento que a mágica acontece e a empresa experimenta crescimento exponencial, conquista definitivamente o mercado em que atua, atrai naturalmente talentos do setor e vislumbra novas oportunidades prósperas e lucrativas.
Como uma entusiasta inveterada de CNPJs, à frente de um negócio que se propõe a ser o departamento financeiro terceirizado das empresas e com muitos negócios da economia criativa no portfólio, eu entendo que um gestor só alcança a melhor performance quando consegue delegar e ter apoio para as atividades secundárias, mas vitais para o funcionamento do negócio, e foca nos aspectos criativos e estratégicos. É mais ou menos como a situação do colega do retiro: livres de sobrecarga e tarefas burocráticas, os líderes conseguem entrar no flow e levam toda a equipe junto.
Com o caixa em dia, sem dívidas, provisões para emergências e possibilidade de planejar e organizar a estrutura e a equipe para o próximo nível, o empreendedor ganha tempo e uma mente tranquila, consegue dar asas à imaginação, se inspirar e inspirar o time, transpirar criatividade e atrair os melhores clientes e mantê-los por perto.
Não que seja um mar permanente de rosas porque sabemos que isso é para os contos de fadas e não para o mundo dos negócios, mas é um oceano de águas mais tranquilas para navegar. Aí dá até para desfrutar a jornada em vez de desperdiçar energia com turbulência atrás de turbulência.
Namastê!
Deniane Bezerra é administradora de empresas, contadora e, há mais de uma década, lidera a equipe da Vibratto, um BPO financeiro. Nada a fascina mais do que ver um CNPJ nascer, crescer e prosperar.