• Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
  • ACESSE O EAD
atendimento@appbrasil.org.br | +55 (11) 93454-0671
APP Brasil
  • APPCAST
    • APPCAST – CARREIRAS
    • Jingles
  • APP TV
  • APP Brasil
    • Código de Ética
    • Corpo Diretivo
    • Diversidade e inclusão
    • Embaixadores APP Brasil
    • Estatuto Social
    • Presidentes APP
    • Mantenedores
  • Regionais APP
  • Cursos
    • EAD APP Brasil
  • Guias e Serviços
    • Banco de Talentos
    • Guia de Licitações Públicas
    • Depósito de Ideias
    • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Canal Direto
  • Eventos
    • APP Tech
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Concurso Fest’Up de Jingles
    • Concurso de TCC’s
    • Concurso Universitário Paulista Viva
    • Fest’up
      • Fest’Up 2022
      • Painel Festup 2021
    • Prêmio Contribuição Profissional
      • Academia Garra do Galo
    • Jogos Publicitários
    • Fórum de Debates
    • Calendário de Eventos
  • Artigos
    • Atitudes Inspiradoras
    • Mercado
    • Mídia
    • Anunciante
  • Associe-se
    • Empresa ou Universidade
    • Sou Estudante
    • Sou Professor
    • Sou Profissional
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Oferta Regional é evidenciada no 27º Fórum de Debates

4 de setembro de 2013/em Artigos

A APP colocou em pauta a importância dos anunciantes receptivos e agências coligadas, que unidas, trabalhem em prol do mercado regional. A questão abordada no 27º Fórum de Debates, na última terça-feira (03/09), contou com a mediação de Renato Pereira, Diretor Executivo de Relações com o Mercado da Rede Globo; João Ciaco, Presidente da ABA – Associação Brasileira de Anunciantes; Orlando Marques, Presidente da ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade; e Ênio Vergeiro, Presidente da APP.

O evento foi realizado no auditório “Profª Aylza Munhoz” da ESPM, onde 140 profissionais de várias regiões pais estiveram na plateia. Rede Globo, Editora Abril, Jornal Metro e Estadão patrocinaram o encontro.
Os convidados afirmaram que a especialização e atualização dos profissionais sobre o mercado regional é de extrema importância para diversos setores, como varejo, automobilístico e alimentação. Para eles, monitorar um estudo de mídia que realize balanços e acompanhe a concorrência é outro fator essencial para os anúncios locais terem relevância e maior alcance. Estes pontos dominaram a mesa de debates.
Outro ponto debatido foi sobre a capacitação e diferença de investimento e salários das agências das capitais em comparação com as regionais, o que tem feito com que alguns profissionais migrem do interior para a metrópole. Ênio Vergeiro, Sócio-Diretor da Mundo Mídia, focada em comercialização de mídia, aconselhou a procura e exploração estratégica das ofertas em regiões localizadas.
Já o Presidente e CEO da agência Publicis Brasil, Orlando Marques, citou que sempre terão funcionários com ambições em conhecer a rotina de produção das cidades grandes. Mas ele alerta os atuantes do interior, para não deixarem de lado a qualidade, desde os métodos simples e de baixo custo de divulgação de uma peça publicitária, como a panfletagem, até os mais complexos, como filmes para TV, internet, anúncio impresso, spot para rádio e PDV (Ponto-de-venda).
“Regionalização não é uma obrigação, é uma grande oportunidade”, ressaltou Ciaco, diretor de publicidade e marketing de relacionamento da Fiat Automóveis para o Brasil e América Latina. Ele observou que para alcançar o consumidor de um país extenso, no caso o Brasil, é necessário analisar a linguagem e a cultura local e, assim, resultar em campanhas que integrem a população, valorize a autonomia regional e que a divulgue em âmbito nacional.
Um exemplo de pesquisa sobre identidades regionais foi o case “Gaúcho conte comigo” (2007), apresentado por Marques. A campanha da GM se aproximou deste público com filme divulgando cenas representativas do costume da população, com o conceito “quem é esse povo que exporta tantos talentos?”. Para consolidar a peça publicitária, a marca se integrou aos centros e grupos culturais do Rio Grande do Sul.
Segundo análise recente do IBOPE Media, o investimento publicitário no Brasil chegou a mais de US$ 48,4 bilhões em 2012, com maior volume veiculado na TV, com 54%, seguido do jornal, com 18%, e a TV por assinatura, com 8%.
Transmissão simultânea – As APPs de Bauru, Campinas, Ribeirão Preto, Mogi das Cruzes e a Universidade Metodista de São Paulo acompanharam evento ao vivo. A videoconferência pela internet ocorreu através da parceria com a GTEC Videocomunicação, que utiliza a tecnologia streaming. A medida facilita conexão e foi adotada há três anos para manter canal de comunicação permanente com os capítulos regionais da APP, alcançando, desde então, 12 mil participantes que podem interagir via Twitter.

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2015/03/forum-boletim-300x1921-1.jpg 192 300 Jessica https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2023/06/logo_ap_brasil-removebg-preview.png Jessica2013-09-04 15:23:402013-09-04 15:23:40Oferta Regional é evidenciada no 27º Fórum de Debates
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

  • Softskills e hardskills: as habilidades que o mercado digital procura nos profissionais26 de abril de 2023 - 12:02
  • Por que sua agência precisa de uma produtora de tecnologia16 de março de 2023 - 15:20
  • Qual seu papel na era dos 3Cs: Covid, Conflict & Climate Change?3 de fevereiro de 2023 - 15:29
  • Marketing Conversacional: a tendência do momento22 de novembro de 2022 - 17:29
  • Como uma liderança ruim pode impactar o seu time de marketing22 de novembro de 2022 - 17:25

Associados

Facebook

Instagram

[instagram-feed]

Institucional

APP Brasil

Corpo Diretivo

Estatuto Social

Presidentes da APP

Mantenedores

Regionais APP

Contato

Programas

Associe-se – Empresas ou Universidades

Associe-se – Sou Estudante

Associe-se – Sou Profissional

Câmara Nacional de Arbitragem

Canal Direto

Código de Ética

Entidade Depositária

Eventos

Calendário de Eventos

Fest’up

Fórum de Debates

Jogos Publicitários

Prêmio Contribuição Profissional

Notícias

APPCAST

APP TV

Mercado

Mídia

Anunciante

Artigos

APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 4° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
E-mail: atendimento@appbrasil.org.br
Tel.: +55 (11) 93454-0671

2023 ©Copyright - APP Brasil
Desenvolvimento
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
APP realiza primeira rodada de Futsal nos Jogos PublicitáriosAPP revela vencedores do 17º Contribuição Profissional
Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Política de privacidade