• Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
  • ACESSE O EAD
atendimento@appbrasil.org.br | +55 (11) 3813-0188
APP Brasil
  • APPCAST
    • APPCAST – CARREIRAS
    • Jingles
  • APP TV
  • APP Brasil
    • Código de Ética
    • Corpo Diretivo
    • Diversidade e inclusão
    • Embaixadores APP Brasil
    • Estatuto Social
    • Presidentes APP
    • Mantenedores
  • Regionais APP
  • Cursos
    • EAD APP Brasil
  • Guias e Serviços
    • Banco de Talentos
    • Guia de Licitações Públicas
    • Entidade Depositária
    • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Canal Direto
  • Eventos
    • APP Tech
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Concurso Fest’Up de Jingles
    • Concurso de TCC’s
    • Concurso Universitário Paulista Viva
    • Fest’up
      • Festup 2022 – Warning
      • Painel Festup 2021
    • Prêmio Contribuição Profissional
      • Academia Garra do Galo
    • Jogos Publicitários
    • Fórum de Debates
    • Calendário de Eventos
  • Artigos
    • Atitudes Inspiradoras
    • Mercado
    • Mídia
    • Anunciante
  • Associe-se
    • Empresa ou Universidade
    • Sou Estudante
    • Sou Professor
    • Sou Profissional
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Os novos “produtos” da agência e do veículo

6 de junho de 2016/em Artigos

Nas últimas semanas, temos tido uma verdadeira enxurrada de conteúdo e de opiniões a respeito do futuro das agências. Eu mesmo, aqui nesta coluna, tenho me dedicado ao tema em diversos artigos, suportado pelo estudo de design thinking que coordenei recentemente.
Há previsões sombrias, que vaticinam até o fim das agências, no formato como elas estão estruturadas hoje. Mas, na verdade, assim como em negócios de diversos segmentos da economia, as agências precisam estar prontas para se reinventar continuamente, adequando-se às demandas que, camaleonicamente, se alteram ao sabor das inovações.
Com esse quadro à sua frente, algumas agências tentam desenvolver novas vertentes de atuação, às vezes de forma meio atabalhoada. Basta ver a gama de capacidades que a incensada R/GA apresenta em seu site.
Além de trabalhos convencionais de uma típica agência, veja só o que a R/GA acrescenta: Content Studio, Technology Consulting, Brand Development, Visual Design, Business Consulting, MobiteIoT, Experience Design, CRM, Marketing Sciences, Prototype Studio, Insight & Planning, Data Sciences and Visualization, Presentation, Experiential, Social e Commerce.
Ufa! Não fosse a R/GA, acharíamos que era o portfólio de serviços de algum aventureiro, atirando para qualquer lado para não perder negócios. Será que o futuro é por aí mesmo?
Há alguns pilares que todos concordam que devem continuar sendo sustentáculos das agências. O principal deles é o da criação. Pode ser que, no futuro, algumas agências se limitem a apenas criar. Não é pouco, principalmente quando observamos o crescente número de pontos de contato de marcas com consumidores.
Criar, até pouco tempo atrás, era gerar uma belíssima ideia e adequá-la a meia dúzia de meios (TV, revista, rádio, outdoor, materiais de PDV…).
Hoje, criar significa desenvolver soluções para uma infinidade de meios, com características muito diferentes. Mas o formato de criação pode sofrer uma revisão de conceito ainda mais importante.
A criação da agência pode se transformar em um hub de ideias que extrapolam peças publicitárias e conteúdo. Em recente artigo da Advertising Age (The Ad Agency of the Future Is Coming. Are YouReady?), clientes, como a P&G, acham até que o nome “agência” deverá mudar para algo como “partner”, que pode ser traduzido como “parceiro”, mas também como “sócio”.
Já vemos agências se propondo a criar até novos produtos e serviços para seus clientes. Em paralelo às agências, vemos também veículos de comunicação tentando se reinventar, como forma de sobrevivência. O exemplo mais impactante é o decorrente da entrada de Walter Longo na Abril.
Vemos um processo acelerado de digitalização das plataformas da editora, mas vemos também o nascimento de produtos como o GoBox, um novo braço de negócios da empresa, que se compromete a desenvolver, promover, vender e entregar múltiplos produtos pelo sistema clubes de assinaturas.
O Grupo Abril já transita há algum tempo por outros negócios que não são os típicos de um grupo de mídia. Os eventos proprietários, derivados dos seus principais títulos são um bom exemplo.
Esse movimento gera uma reflexão que pode ajudar as agências e os veículos a procurarem novas formas de atuação que garantam sua sustentabilidade.
Uma coisa é certa: as agências devem parar de simplesmente esperar briefings dos clientes e partir para a proatividade, propondo novas soluções, que podem, sim, ir além do campo da propaganda.
Além de reinventar os próprios produtos e serviços, será que as agências podem ser também parceiras no desenvolvimento de outros, para seus clientes?
*Alexis Thuller Pagliarini é superintendente da Fenapro 

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2015/11/alexis.jpg 480 980 Jessica https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/01/Logo-APPBrasil-Horizontal-scaled-1.jpg Jessica2016-06-06 09:40:052016-06-06 09:40:05Os novos “produtos” da agência e do veículo
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

  • Marketing Conversacional: a tendência do momento22 de novembro de 2022 - 17:29
  • Como uma liderança ruim pode impactar o seu time de marketing22 de novembro de 2022 - 17:25
  • Saiba como evitar perda de tempo e não estourar o orçamento na produção digital14 de outubro de 2022 - 11:54
  • A diversidade é capaz de potencializar bons resultados22 de setembro de 2022 - 09:58
  • Sua agência imaginária30 de agosto de 2022 - 15:04

Associados

Facebook

Instagram

[instagram-feed]

Institucional

APP Brasil

Corpo Diretivo

Estatuto Social

Presidentes da APP

Mantenedores

Regionais APP

Contato

Programas

Associe-se – Empresas ou Universidades

Associe-se – Sou Estudante

Associe-se – Sou Profissional

Câmara Nacional de Arbitragem

Canal Direto

Código de Ética

Entidade Depositária

Eventos

Calendário de Eventos

Fest’up

Fórum de Debates

Jogos Publicitários

Prêmio Contribuição Profissional

Notícias

APPCAST

APP TV

Mercado

Mídia

Anunciante

Artigos

APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda

Rua Hungria, 664 – 11º andar – Edifício Torremolinos – Conj. 111
Jd. Europa – São Paulo, SP – CEP 01455-904
E-mail: atendimento@appbrasil.org.br
Tel.: +55 (11) 3813-0188

2022 ©Copyright - APP Brasil
Desenvolvimento
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
Inscrições abertas para os Jogos Publicitários nas modalidades Futebol Society...1º MICE Fórum de COMPETITIVIDADE
Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Política de privacidade