• Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
  • ACESSE O EAD
atendimento@appbrasil.org.br | +55 (11) 3813-0188
APP Brasil
  • APPCAST
    • APPCAST – CARREIRAS
    • Jingles
  • APP TV
  • APP Brasil
    • Código de Ética
    • Corpo Diretivo
    • Diversidade e inclusão
    • Embaixadores APP Brasil
    • Estatuto Social
    • Presidentes APP
    • Mantenedores
  • Regionais APP
  • Cursos
    • EAD APP Brasil
  • Guias e Serviços
    • Banco de Talentos
    • Guia de Licitações Públicas
    • Entidade Depositária
    • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Canal Direto
  • Eventos
    • APP Tech
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Concurso Fest’Up de Jingles
    • Concurso de TCC’s
    • Concurso Universitário Paulista Viva
    • Fest’up
      • Festup 2022 – Warning
      • Painel Festup 2021
    • Prêmio Contribuição Profissional
      • Academia Garra do Galo
    • Jogos Publicitários
    • Fórum de Debates
    • Calendário de Eventos
  • Artigos
    • Atitudes Inspiradoras
    • Mercado
    • Mídia
    • Anunciante
  • Associe-se
    • Empresa ou Universidade
    • Sou Estudante
    • Sou Professor
    • Sou Profissional
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Pensando como publicitário em apresentações corporativas

10 de novembro de 2014/em Artigos

Sou publicitário. Acho que sempre fui. Fazia os cartazes da escola, as divulgações das festas, as tatuagens de caneta BIC na perna das meninas e as caricaturas do pessoal da sala no verso da prova de matemática (única coisa que eu conseguia fazer nas provas dessa matéria). Então por isso, segui o caminho para ser um dia, diretor de arte. Caminho longo não só pelo aprendizado técnico, de como melhorar a luz e sombra das criações no Photoshop, por exemplo, mas principalmente pelo global do bom uso da arte na comunicação. Caminho complexo e que sempre revela novos passos a serem trilhados, uma das magias da profissão.
Passei por diversas agências de publicidade trabalhando como diretor de arte. Daí para virar diretor de criação e sócio de uma agência de apresentações, foi um grande passo. Isso porque, com a criação da MonkeyBusiness, o primeiro desafio (e depois percebi que ele seria constante) era traduzir os conceitos e esforços de comunicação tão naturais nas  agências em campanhas e peças publicitárias para as apresentações. Eles funcionariam bem? Faria sentido? Sim, funciona e faz sentido.
Aprendi isso em todos esses anos atuando na MonkeyBusiness. Eu e a equipe da agência aprendemos a transpor os conceitos de atendimento, planejamento e criação das agência de publicidade para uma agência de apresentações. E sempre me perguntei: porque nunca pensamos nisso antes?
Não posso dizer que não se fazia apresentações profissionais antes. Eu mesmo fiz muito em todas as agências que trabalhei. Nunca com o cuidado e com a complexidade que fazemos hoje. Mas fazíamos. E não ficavam ruins, mas eram apenas “slides bonitinhos”. Era só técnica, sem estratégia.
Por isso volto à minha questão: porque nunca pensamos nisso antes? Hoje faz todo sentido a estrutura necessária para uma boa apresentação, para uma apresentação estratégica: planejamento, roteiro, direção de arte, design, etc. Mais do que isso, é impossível chegar em um bom resultado sem definirmos questões básicas como público-alvo, ambiente da apresentação, mensagem, objetivo, apresentador. Assim como uma peça publicitária. Uma peça criativa. Igual ao mais simples briefing, que vemos todos os dias jogado nos cantos das mesas dos criativos.
Sim meus amigos, criar uma apresentação criativa, que faz a diferença, requer tempo. Equipe. Discussão. Assim como uma boa campanha publicitária. Precisa ser planejada, pensada, discutida, rabiscada, etc. Powerpoint, Keynote, Prezi. Nada disso faz diferença se não há um pensamento estratégico e criativo. Tratar uma apresentação como peça publicitária faz a diferença e é o único jeito de se garantir qualidade e resultado.
 
 

Marco Franzolim

Sócio-diretor da MonkeyBusiness, agência especializada
em apresentações profissionais.
Professor da ESPM e curador do TEDxCampos.

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2014/11/img-02.jpg 485 730 Jessica https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/01/Logo-APPBrasil-Horizontal-scaled-1.jpg Jessica2014-11-10 19:56:352014-11-10 19:56:35Pensando como publicitário em apresentações corporativas
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

  • Marketing Conversacional: a tendência do momento22 de novembro de 2022 - 17:29
  • Como uma liderança ruim pode impactar o seu time de marketing22 de novembro de 2022 - 17:25
  • Saiba como evitar perda de tempo e não estourar o orçamento na produção digital14 de outubro de 2022 - 11:54
  • A diversidade é capaz de potencializar bons resultados22 de setembro de 2022 - 09:58
  • Sua agência imaginária30 de agosto de 2022 - 15:04

Associados

Facebook

Instagram

[instagram-feed]

Institucional

APP Brasil

Corpo Diretivo

Estatuto Social

Presidentes da APP

Mantenedores

Regionais APP

Contato

Programas

Associe-se – Empresas ou Universidades

Associe-se – Sou Estudante

Associe-se – Sou Profissional

Câmara Nacional de Arbitragem

Canal Direto

Código de Ética

Entidade Depositária

Eventos

Calendário de Eventos

Fest’up

Fórum de Debates

Jogos Publicitários

Prêmio Contribuição Profissional

Notícias

APPCAST

APP TV

Mercado

Mídia

Anunciante

Artigos

APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda

Rua Hungria, 664 – 11º andar – Edifício Torremolinos – Conj. 111
Jd. Europa – São Paulo, SP – CEP 01455-904
E-mail: atendimento@appbrasil.org.br
Tel.: +55 (11) 3813-0188

2022 ©Copyright - APP Brasil
Desenvolvimento
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
Ação para ampliar a biblioteca Orígenes LessaAPP encerra 29a edição dos Jogos Publicitários com a final do Futsal
Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Política de privacidade