• Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
  • ACESSE O EAD
atendimento@appbrasil.org.br | +55 (11) 93454-0671
APP Brasil
  • APPCAST
    • APPCAST – CARREIRAS
    • Jingles
  • APP TV
  • APP Brasil
    • Código de Ética
    • Corpo Diretivo
    • Diversidade e inclusão
    • Embaixadores APP Brasil
    • Estatuto Social
    • Presidentes APP
    • Mantenedores
  • Regionais APP
  • Cursos
    • EAD APP Brasil
  • Guias e Serviços
    • Banco de Talentos
    • Guia de Licitações Públicas
    • Depósito de Ideias
    • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Canal Direto
  • Eventos
    • APP Tech
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Concurso Fest’Up de Jingles
    • Concurso de TCC’s
    • Concurso Universitário Paulista Viva
    • Fest’up
      • Fest’Up 2022
      • Painel Festup 2021
    • Prêmio Contribuição Profissional
      • Academia Garra do Galo
    • Jogos Publicitários
    • Fórum de Debates
    • Calendário de Eventos
  • Artigos
    • Atitudes Inspiradoras
    • Mercado
    • Mídia
    • Anunciante
  • Associe-se
    • Empresa ou Universidade
    • Sou Estudante
    • Sou Professor
    • Sou Profissional
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

PUBLICIDADE LIVRE, INDEPENDENTE E DE QUALIDADE

3 de abril de 2019/em Artigos

O momento era de reconquista da democracia. Com a promulgação da Constituição de 88, o Brasil começava a resgatar as garantias de liberdade de expressão e de opinião, consolidando suas instituições.
Dez anos depois, nasce o Conselho Executivo das Normas-Padrão, CENP, formado por oito entidades nacionais dos segmentos de anunciantes, agências de publicidade e veículos de comunicação, entre as quais a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, ABERT, numa mobilização por um pacto de qualificação técnica e de excelência da atividade publicitária – instituição fundamental, já que o Brasil se colocou na Carta Maior como uma economia de mercado.
Em 20 anos, o CENP formulou e tem buscado a observância das recomendações e princípios éticos que regem o relacionamento entre os agentes de publicidade no país, fomentando as melhores práticas comerciais, estimulando a livre concorrência e promovendo o modelo brasileiro de publicidade e propaganda.
Referência internacional, a publicidade brasileira – um dos setores mais dinâmicos e inovadores da economia – desfruta de um ambiente saudável, competitivo e vigoroso. Ao levar a mensagem para o consumidor, a propaganda oferece variadas opções na hora de comprar bens e serviços, importante instrumento em uma economia robusta e em um estado democrático, onde a livre escolha pressupõe informações sobre o produto.
A publicidade é ainda responsável pela sustentabilidade econômica dos milhares de veículos de comunicação, que contam com milhares de anunciantes públicos e privados, e que têm como compromisso social a construção e manutenção da identidade nacional, bem como de promoção da cultura brasileira.  Emissoras de rádio e de televisão, jornais, revistas, assim como as plataformas digitais dessas mídias têm também um papel fundamental no livre exercício do jornalismo, na missão de levar informação de qualidade aos cidadãos, para que tomem suas decisões e tenham sua visão de mundo. Ou seja, a própria liberdade de imprensa está intimamente relacionada à publicidade, que viabiliza a saúde financeira das empresas de comunicação.
Responsável também pela movimentação e até mesmo pelo aquecimento da economia em vários setores, a publicidade leva a todos os segmentos da sociedade o conhecimento necessário sobre produtos e serviços.
Com a chegada da tecnologia, o número e os tipos de veículos aumentaram. Nunca foi tão importante que as relações que envolvem a publicidade sejam éticas e baseadas nos ditames de autorregulação estabelecidos pelo CENP.
O sistema publicitário brasileiro concebeu uma equação virtuosa, tendo no Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária, CONAR, com a participação da sociedade civil – os parâmetros de qualidade no conteúdo da propaganda e, no CENP, as boas práticas de mercado entre os participantes da cadeia econômica de valor.
Uma democracia é constituída por uma sociedade civil participativa, governos transparentes e uma imprensa livre, em condições de fiscalizar as ações dos poderes públicos e de oferecer um serviço de qualidade à sociedade. Muito se tem avançado neste sentido e a presença da propaganda na base de veículos nacionais, independentes e com credibilidade, é fundamental para a saúde da democracia.

Paulo Tonet Camargo, presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão, ABERT

Artigo publicado na Folha de S.Paulo, dia 03/04/2019
Link da publicação: https://www1.folha.uol.com.br/opiniao/2019/04/publicidade-deve-ser-livre-de-qualidade-e-independente.shtml

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2019/04/foto-tonet-1-scaled.jpg 2463 2560 Jessica https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2023/06/logo_ap_brasil-removebg-preview.png Jessica2019-04-03 14:33:112020-08-07 15:06:35PUBLICIDADE LIVRE, INDEPENDENTE E DE QUALIDADE
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

  • Softskills e hardskills: as habilidades que o mercado digital procura nos profissionais26 de abril de 2023 - 12:02
  • Por que sua agência precisa de uma produtora de tecnologia16 de março de 2023 - 15:20
  • Qual seu papel na era dos 3Cs: Covid, Conflict & Climate Change?3 de fevereiro de 2023 - 15:29
  • Marketing Conversacional: a tendência do momento22 de novembro de 2022 - 17:29
  • Como uma liderança ruim pode impactar o seu time de marketing22 de novembro de 2022 - 17:25

Associados

Facebook

Instagram

[instagram-feed]

Institucional

APP Brasil

Corpo Diretivo

Estatuto Social

Presidentes da APP

Mantenedores

Regionais APP

Contato

Programas

Associe-se – Empresas ou Universidades

Associe-se – Sou Estudante

Associe-se – Sou Profissional

Câmara Nacional de Arbitragem

Canal Direto

Código de Ética

Entidade Depositária

Eventos

Calendário de Eventos

Fest’up

Fórum de Debates

Jogos Publicitários

Prêmio Contribuição Profissional

Notícias

APPCAST

APP TV

Mercado

Mídia

Anunciante

Artigos

APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda

Rua Capitão Antônio Rosa 409 – 4° andar
Vila Madalena – São Paulo – SP, CEP 01443-010
E-mail: atendimento@appbrasil.org.br
Tel.: +55 (11) 93454-0671

2023 ©Copyright - APP Brasil
Desenvolvimento
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
Diretor executivo da APP é o novo diretor de negócios da BLISÊnio Vergeiro, presidente da APP Brasil, entrega o Prêmio “APP Ribeirão...
Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Política de privacidade