• Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
  • ACESSE O EAD
atendimento@appbrasil.org.br | +55 (11) 97777-3131
APP Brasil
  • APPCAST
    • APPCAST – CARREIRAS
    • Jingles
  • APP TV
  • APP Brasil
    • Código de Ética
    • Corpo Diretivo
    • Diversidade e inclusão
    • Embaixadores APP Brasil
    • Estatuto Social
    • Presidentes APP
    • Mantenedores
  • Regionais APP
  • Cursos
    • EAD APP Brasil
  • Guias e Serviços
    • Banco de Talentos
    • Guia de Licitações Públicas
    • Entidade Depositária
    • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Canal Direto
  • Eventos
    • APP Tech
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Concurso Fest’Up de Jingles
    • Concurso de TCC’s
    • Concurso Universitário Paulista Viva
    • Fest’up
      • Festup 2022 – Warning
      • Painel Festup 2021
    • Prêmio Contribuição Profissional
      • Academia Garra do Galo
    • Jogos Publicitários
    • Fórum de Debates
    • Calendário de Eventos
  • Artigos
    • Atitudes Inspiradoras
    • Mercado
    • Mídia
    • Anunciante
  • Associe-se
    • Empresa ou Universidade
    • Sou Estudante
    • Sou Professor
    • Sou Profissional
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Qual seu papel na era dos 3Cs: Covid, Conflict & Climate Change?

3 de fevereiro de 2023/em Artigos

Por Carol Zaine – Chief Executive Officer at Vert Inteligência Digital

Olás!

No fim do ano passado, dissemos que teríamos algumas novidades ao longo de 2023. Essa news é uma delas. 

A partir deste ano, trago algumas reflexões sobre temas que têm sido pauta no nosso mercado e que eu adoraria, não só compartilhar, mas debater com vocês. Por isso, fiquem à vontade em me responder.

Janeiro é um mês ótimo para quem acompanha os relatórios de tendência. Muitos deles saem nesse período, sempre recheados de insights. Alguns vingam, outros não, mas é sempre interessante dar aquele check no que está por vir. 

Mas antes, vamos voltar um pouco no tempo…

Novembro passado estive no Web Summit, em Lisboa, junto de um grupo de brasileiros em uma missão. Paralelo ao evento, tivemos uma série de agendas com presidentes, gestores de empresas e conhecemos algumas iniciativas para a tecnologia local. No primeiro dia de atividade, ainda morta pelas 12 horas de voo e derrubada pelo fuso, nos encontramos com Marcelo Rebelo, Presidente da República português. 

Dentre todos os tópicos abordados na ocasião, o que mais me chamou a atenção foi sobre economia. Assumo que não sou uma expert em economia portuguesa, e mesmo com o cansaço pesando, fiquei atenta. Hoje, 67% do PIB do país vem do setor de serviços – que é, basicamente, mantido pelo turismo. Com o início da pandemia, sofreram com o fechamento das fronteiras e a falta de insumos – que impactou o mundo todo. Em seguida, com o país voltando a caminhar, vacinas sendo aplicadas, turismo reaquecendo, tem início a guerra Rússia X Ucrânia que, como sabemos, também teve um impacto gigantesco nos países que dependem do gás ucraniano. E no meio de tudo isso, nossa velha conhecida – a inflação – chegou com força em solo português.

Corta para 2023. Abro em meu e-mail o relatório de tendências da Kantar e no primeiro parágrafo do prefácio leio que “A pandemia remodelou dramaticamente nossas vidas. Em seu rastro, vem a instabilidade geopolítica, os aumentos de preços globais e as condições meteorológicas cada vez mais extremas”. 

Abro o relatório da Wunderman Thompson, também com predições para o ano, e a primeira frase: “Todos os sinais devem apontar para um ano sombrio e caótico, com a persistência de uma economia difícil, instabilidade política e deterioração ambiental.”

Claro que, ouvindo e lendo tudo isso, não consigo parar de traçar um paralelo com o Brasil. Aqui também sofremos com a inflação, desemprego, perda de renda e poder de consumo, fora todos os outros tantos pontos que tivemos que enfrentar ao longo dos últimos anos e  que foram problemas exclusivos do nosso país.

Depois desse Janeiro intenso e infinito você deve estar pensando “Credo, Carol. Que ~bad vibes~ tudo isso”. Pois bem, é mesmo, não vou negar. 

Ainda em Janeiro, aconteceu o NRF Retail´s Big Show que, como o próprio nome demonstra, é o maior evento de varejo do mundo, sediado em NY. O

Meio & Mensagem entrevistou Kate Ancketill, fundadora e CEO da consultoria britânica GDR. O título que encabeça a conversa com ela é “O fim da era da abundância e a economia da dopamina”.

De tudo o que vi e li sobre esses tempos sombrios, foi o que realmente me fez enxergar caminhos bem menos nebulosos. 

Kate começa dizendo que “estamos vivendo sob a influência dos 3Cs, a era da covid, do conflito e da mudança climática”. Diz ainda: “Pessoas precisam ser animadas em tempos difíceis economicamente. Isso costuma ser chamado de ‘the lipstick effect’, quando as pessoas se permitem pequenos luxos para se alegrarem durante uma recessão. Agora, provavelmente teremos uma versão mais imersiva, o que pode incluir tecnologia 4D, realidade aumentada, mesclas de mundos físicos e digitais. Pessoas estão sempre procurando maneiras de investir em si mesmas. Como aprender, como melhorar, como ter diversão. Todos esses elementos podem ser providos por marcas e varejistas.”

E quando perguntada sobre como a publicidade deve agir nesse contexto, ela diz que “o papel da publicidade é vender mais e a minha mensagem é ‘precisamos comprar menos’, Precisamos ser mais regenerativos, ser mais circulares, abraçar a economia de produtos de segunda mão. A publicidade precisa estar alinhada com o zeitgeist”.

Uau, que aula, não?

Agora, vamos aterrissar para nossa realidade. Qual o nosso papel dentro disso?

Sabemos que no fluxo do dia a dia, as empresas perdem muito dinheiro tomando decisões no achismo. Se estamos falando de uma era em que a abundância não é mais uma realidade, trabalhar sem um eficaz suporte de inteligência só traz danos e que, muitas vezes, se materializam em forma de demissões, alimentando ainda mais esse ciclo vicioso da perda de renda/poder de consumo, crise…

Dados é um tópico que está na ponta da língua de praticamente todos os gestores do mercado, mas quando vamos para a prática, ainda vemos decisões que foram tomadas “porque tive um insight no banho”.

Mais do que nunca, gestores precisam tomar decisões sábias, calculadas e que, no fim, contribuam para amenizar esse cenário atual. 

E, para encerrar, adoraria saber: qual sua visão dentro desse cenário e qual tem sido seu papel na era dos 3C’s?

Nos vemos no mês que vem!

Até lá!

Carol Zaine

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2023/02/1675445900227-1.jpeg 374 752 Christianne https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/01/Logo-APPBrasil-Horizontal-scaled-1.jpg Christianne2023-02-03 15:29:072023-02-03 15:29:18Qual seu papel na era dos 3Cs: Covid, Conflict & Climate Change?
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

  • Por que sua agência precisa de uma produtora de tecnologia16 de março de 2023 - 15:20
  • Qual seu papel na era dos 3Cs: Covid, Conflict & Climate Change?3 de fevereiro de 2023 - 15:29
  • Marketing Conversacional: a tendência do momento22 de novembro de 2022 - 17:29
  • Como uma liderança ruim pode impactar o seu time de marketing22 de novembro de 2022 - 17:25
  • Saiba como evitar perda de tempo e não estourar o orçamento na produção digital14 de outubro de 2022 - 11:54

Associados

Facebook

Instagram

[instagram-feed]

Institucional

APP Brasil

Corpo Diretivo

Estatuto Social

Presidentes da APP

Mantenedores

Regionais APP

Contato

Programas

Associe-se – Empresas ou Universidades

Associe-se – Sou Estudante

Associe-se – Sou Profissional

Câmara Nacional de Arbitragem

Canal Direto

Código de Ética

Entidade Depositária

Eventos

Calendário de Eventos

Fest’up

Fórum de Debates

Jogos Publicitários

Prêmio Contribuição Profissional

Notícias

APPCAST

APP TV

Mercado

Mídia

Anunciante

Artigos

APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda

Rua Hungria, 664 – 11º andar – Edifício Torremolinos – Conj. 111
Jd. Europa – São Paulo, SP – CEP 01455-904
E-mail: atendimento@appbrasil.org.br
Tel.: +55 (11) 97777-3131

2022 ©Copyright - APP Brasil
Desenvolvimento
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
AGÊNCIA CUCA, DA PUC – SP, É VENCEDORA DO CONCURSO DE TCC DA APP BRASIL...#106 – Ao vivo do Fest’Up 2022 – Papo e Galo na Cuca 08/1...
Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Política de privacidade