• Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
  • ACESSE O EAD
atendimento@appbrasil.org.br | +55 (11) 97777-3131
APP Brasil
  • APPCAST
    • APPCAST – CARREIRAS
    • Jingles
  • APP TV
  • APP Brasil
    • Código de Ética
    • Corpo Diretivo
    • Diversidade e inclusão
    • Embaixadores APP Brasil
    • Estatuto Social
    • Presidentes APP
    • Mantenedores
  • Regionais APP
  • Cursos
    • EAD APP Brasil
  • Guias e Serviços
    • Banco de Talentos
    • Guia de Licitações Públicas
    • Entidade Depositária
    • Câmara Nacional de Arbitragem
    • Canal Direto
  • Eventos
    • APP Tech
    • Banho da diversidade
    • Banho de Gestão 2022
    • Concurso Fest’Up de Jingles
    • Concurso de TCC’s
    • Concurso Universitário Paulista Viva
    • Fest’up
      • Festup 2022 – Warning
      • Painel Festup 2021
    • Prêmio Contribuição Profissional
      • Academia Garra do Galo
    • Jogos Publicitários
    • Fórum de Debates
    • Calendário de Eventos
  • Artigos
    • Atitudes Inspiradoras
    • Mercado
    • Mídia
    • Anunciante
  • Associe-se
    • Empresa ou Universidade
    • Sou Estudante
    • Sou Professor
    • Sou Profissional
  • Contato
  • Pesquisa
  • Menu Menu

Sem Logo

24 de junho de 2020/em Artigos

Por Adão Casares, publicitário, pai do Bruno e Nathália

Estes dias de aconchego compulsório, não posso negar, são bons, somos quatro humanos mais três cachorros, criamos os sete uma rotina familiar que tem sido muito amorosa, por este aspecto o bicho vírus tem sido agradável.

Gente, como tem coisa digital que facilita a vida, tudo melhorou, as reuniões, começam e acabam no horário, hh virtual e aprendendo a cozinhar, a patroa manda muito bem nos ensinamentos. Claro que, como todo mundo, espero que acabe logo esta situação, mas não dá para negar que estamos em um momento de arrumação, fundamental para que haja uma reflexão, um rearranjo da sociedade, da economia, e de nós mesmos.

Hum, e a comilança, isso é um perigo, é aplicativo disto, aplicativo daquilo, não somente de comida, do supermercado, do petshop, da farmácia, flores, infinito.

Na revista Exame de fevereiro desse ano (parece tão longe) li que o crescimento de compras em supermercados pela internet e por aplicativos atrai startups e gigantes do varejo que brigam por um mercado que só cresce. A parada ferve, o Grupo Pão de Açúcar montou uma operação própria, estimava para 2020 um crescimento de 50%. Este potencial já criou faísca lá fora, a Amazon, já vende alimentos em seu site no Brasil.

Tomei contato também com as dark kitchens, conhecidas como restaurantes fantasmas, ou ghost restaurant, um estabelecimento de serviço de alimentação que oferece apenas comida para viagem. Só existem no mundo digital, sem loja, fachada ou mesas para que clientes frequentem, sinistro.

Funciona assim: a partir da sua base de dados, os serviços de entrega de comida detectam onde existe uma grande demanda por determinado tipo de produto. O aplicativo indica o melhor local para montar a “cozinha virtual”. O mesmo espaço, inclusive, pode reunir várias cozinhas diferentes (massa, pizza, sushi, hambúrguer etc.), uma espécie de coworking das cozinhas, atendendo a um só aplicativo.

Tem um aplicativo que faz acordos com restaurantes que vendem comida por quilo. O cardápio do dia é definido previamente e, na véspera, o aplicativo encomenda ao restaurante a quantidade que será entregue, com base na demanda já agendada. Na prática, o aplicativo compra o aumento da capacidade do restaurante, a quem paga antecipado.

Bem a operação digital ajuda a conhecer melhor o cliente e fazer ofertas personalizadas, ou seja, os supermercados totalmente corretos, vão indicar promoções, pacotes que mais me interessam, enfim, não me deixam escolher mais.                                               

Nas dark kitchens os aplicativos vão dar ordens na cozinha, pois tem o controle sobre todo o processo e negociar melhor as margens de cada etapa. A partir de então, o consumidor passou a ser do serviço de entrega, não importa quem faça a comida.

Caminhando para o fim, como fica a marca nesta história, o trabalho de branding, tudo aquilo que aprendi com meu mestre Jayme Troiano, não acrescenta mais? Nós compramos de fato o que queremos ou o que escolhem para nós? Até que ponto somos agentes da compra ou até que ponto muitas vezes nós escolhemos o que escolheram para nós?

Na minha visão, o branding tem que prevalecer. Não sei como, só sei o porquê. O branding é um relacionamento a longo prazo, cheio de idas e vindas, como uma grande história de amor, com reviravoltas, momentos maravilhosos e outros nem tanto, mas que combinados garantem naquele local premium tão buscado pelas marcas na mente do consumidor. O consumidor não é alguma coisa, mas está passando por alguma coisa e a marca tem a obrigação de acompanhá-lo nessa jornada. Uma jornada que vai muito além de margens de dados e segmentação.

Obrigado.

Share this entry
  • Share on Facebook
  • Share on Twitter
  • Share on WhatsApp
  • Share on LinkedIn
  • Share by Mail
https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2020/07/whatsapp-image-2020-06-23-at-16-14-03-e1600366066313.jpeg 400 960 Jessica https://appbrasil.org.br/wp-content/uploads/2022/01/Logo-APPBrasil-Horizontal-scaled-1.jpg Jessica2020-06-24 11:14:342020-08-14 16:39:33Sem Logo
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias

  • Por que sua agência precisa de uma produtora de tecnologia16 de março de 2023 - 15:20
  • Qual seu papel na era dos 3Cs: Covid, Conflict & Climate Change?3 de fevereiro de 2023 - 15:29
  • Marketing Conversacional: a tendência do momento22 de novembro de 2022 - 17:29
  • Como uma liderança ruim pode impactar o seu time de marketing22 de novembro de 2022 - 17:25
  • Saiba como evitar perda de tempo e não estourar o orçamento na produção digital14 de outubro de 2022 - 11:54

Associados

Facebook

Instagram

[instagram-feed]

Institucional

APP Brasil

Corpo Diretivo

Estatuto Social

Presidentes da APP

Mantenedores

Regionais APP

Contato

Programas

Associe-se – Empresas ou Universidades

Associe-se – Sou Estudante

Associe-se – Sou Profissional

Câmara Nacional de Arbitragem

Canal Direto

Código de Ética

Entidade Depositária

Eventos

Calendário de Eventos

Fest’up

Fórum de Debates

Jogos Publicitários

Prêmio Contribuição Profissional

Notícias

APPCAST

APP TV

Mercado

Mídia

Anunciante

Artigos

APP Brasil – Associação dos Profissionais de Propaganda

Rua Hungria, 664 – 11º andar – Edifício Torremolinos – Conj. 111
Jd. Europa – São Paulo, SP – CEP 01455-904
E-mail: atendimento@appbrasil.org.br
Tel.: +55 (11) 97777-3131

2022 ©Copyright - APP Brasil
Desenvolvimento
  • Facebook
  • Twitter
  • Youtube
  • Flickr
  • LinkedIn
  • Instagram
  • Soundcloud
Fundação Toyota do Brasil inicia Campanha do Agasalho 2020Fundação Toyota do Brasil inicia Campanha do Agasalho 2020APP Brasil – Associação dos Profissionais de PropagandaMãe e filha fazem arrecadação de alimentos para famílias carentes.
Scroll to top

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

OK

Cookie and Privacy Settings



How we use cookies

We may request cookies to be set on your device. We use cookies to let us know when you visit our websites, how you interact with us, to enrich your user experience, and to customize your relationship with our website.

Click on the different category headings to find out more. You can also change some of your preferences. Note that blocking some types of cookies may impact your experience on our websites and the services we are able to offer.

Essential Website Cookies

These cookies are strictly necessary to provide you with services available through our website and to use some of its features.

Because these cookies are strictly necessary to deliver the website, refusing them will have impact how our site functions. You always can block or delete cookies by changing your browser settings and force blocking all cookies on this website. But this will always prompt you to accept/refuse cookies when revisiting our site.

We fully respect if you want to refuse cookies but to avoid asking you again and again kindly allow us to store a cookie for that. You are free to opt out any time or opt in for other cookies to get a better experience. If you refuse cookies we will remove all set cookies in our domain.

We provide you with a list of stored cookies on your computer in our domain so you can check what we stored. Due to security reasons we are not able to show or modify cookies from other domains. You can check these in your browser security settings.

Google Analytics Cookies

These cookies collect information that is used either in aggregate form to help us understand how our website is being used or how effective our marketing campaigns are, or to help us customize our website and application for you in order to enhance your experience.

If you do not want that we track your visit to our site you can disable tracking in your browser here:

Other external services

We also use different external services like Google Webfonts, Google Maps, and external Video providers. Since these providers may collect personal data like your IP address we allow you to block them here. Please be aware that this might heavily reduce the functionality and appearance of our site. Changes will take effect once you reload the page.

Google Webfont Settings:

Google Map Settings:

Google reCaptcha Settings:

Vimeo and Youtube video embeds:

Other cookies

The following cookies are also needed - You can choose if you want to allow them:

Privacy Policy

You can read about our cookies and privacy settings in detail on our Privacy Policy Page.

Política de privacidade